Conceitos Fundamentais de O Capital
Manual de Economia Política

I. Lapidus e K. V. Ostrovitianov


Livro quarto: A teoria do lucro e o preço de produção
Capítulo VII - O lucro e o preço de produção na economia capitalista
33. As relações entre a taxa de exploração e a taxa de lucro


capa

Considerámos até agora o papel da composição orgânica do capital e a influência do tempo de rotação sobre a taxa de lucro. Supusemos, em vários exemplos, que a taxa de exploração era invariável, e por esta razão a mais-valia pareceu estar em segundo plano.

Mas devemos ter presente que a mais-valia, a sua dimensão, e por conseguinte a taxa de exploração, desempenham um papel importantíssimo na formação da taxa de lucro. O próprio lucro não é mais que a mais-valia realizada pelo capitalista.

Já não precisamos de o provar. Quanto maior for a mais-valia retirada do trabalho do operário, maior é a exploração, e tanto maior é a taxa de lucro.

No entanto, é evidente que a taxa de lucro não cresce, em percentagem, na mesma proporção que a taxa de exploração.

Voltemos ao nosso exemplo da fábrica de tecidos. O capital total alcança os 600.000$ e a mais-valia os 60.000$; a taxa de exploração é de 100 % e a taxa de lucro 10%.

Se a taxa de exploração aumenta em mais 100 %, a mais-valia aumentará de novo e alcançará 120.000$; a taxa de lucro será igual a (120.000$ / 600.000$) x 100% = 20%, e portanto a taxa de lucro só terá aumentado 10%.

Mas se, em vez de considerarmos em percentagem o aumento das taxas de exploração e de lucro, nos perguntarmos quantas vezes cresceram, verificamos que ambas duplicaram.

No regime capitalista a exploração da classe operária cresce com o progresso técnico, e este crescimento da exploração tem de aumentar a taxa de lucro. É possível que não nos dêmos conta deste facto, pois ainda que o crescimento da exploração aumente a taxa de lucro, o crescimento simultâneo da composição orgânica do capital e a diminuição da sua rotação podem diminuir, e diminuem, esta taxa com uma força ainda maior.

A relação entre a taxa de lucro, a composição orgânica do capital e a taxa de exploração pode expressar-se numa fórmula. Já conhecemos duas fórmulas que expressam a taxa de lucro e a taxa de exploração:

1ª equação

l' (taxa lucro) = m (mais-valia) / c + v (capital global, ou seja, capital constante + capital variável)

2ª equação

m' (taxa de mais-valia) = m (mais valia) / v (capital variável)

Com o fim de reunir estas duas fórmulas numa só, achemos na segunda o valor de m e vamos substitui-lo na primeira equação.

A segunda equação dá-nos: m = m'v; introduzindo este valor na primeira: l' = m / (c + v) = m’v / (c+v), ou seja l’ = m'v / (c+v)

Esta fórmula faz ressaltar que a taxa de lucro é proporcional à taxa de exploração. Olhando-a mais de perto, também pode notar-se que expressa a interdependência entre a taxa de lucro e a composição orgânica do capital.


Inclusão 26/06/2018
Última alteração 16/08/2018