Conceitos Fundamentais de O Capital
Manual de Economia Política

I. Lapidus e K. V. Ostrovitianov


Livro quinto: O capital comercial e o lucro comercial
Capítulo X - O lucro e o preço de produção na economia capitalista
50. Transformação pelo comércio privado do produto suplementar da indústria estatal em mais-valia e a apropriação, pelo Estado soviético, graças ao comércio estatal, de uma parte da mais-valia do capital privado


capa

Vejamos, agora, que relações mútuas se estabelecem quando a indústria estatal realiza sua produção, não pelos organismos de comércio do Estado, mas com a ajuda do comércio privado. Suponhamos que o Trust Têxtil vende tecidos, não por intermédio do Sindicato Têxtil, mas por uma empresa capitalista, por exemplo, pela firma Dolucro & Cia. O Trust Têxtil, para se livrar das operações comerciais que decorrem da transmissão de mercadorias do produtor ao consumidor, vende por atacado toda sua produção à casa Dolucro & Cia.; naturalmente ele a vende abaixo do seu valor, ao capital comercial. Esta parte do produto suplementar, criada pelos operários da indústria estatal e da qual dando assim uma parte de seu produto suplementar se apropria o capitalista comerciante, transforma-se em mais-valia. A exploração pode, portanto, penetrar parcialmente, pelo canal do comércio privado, na nossa indústria de Estado. Quando a indústria capitalista realiza sua produção pelo comércio estatal, acontece justamente o contrario; uma parte da mais-valia criada pelos operários das empresas capitalistas volta ao Estado proletário, isto é, à classe operária em seu conjunto.

O operário da empresa capitalista trabalha, então, numa certa medida, para toda a classe operária, à qual ele pertence; a parte da mais-valia do capital que vai, pelo comércio estatal, aumentar os fundos do Estado proletário, muda de natureza social e perde o caráter de mais-valia.

 


Inclusão 20/09/2018