Conceitos Fundamentais de O Capital
Manual de Economia Política

I. Lapidus e K. V. Ostrovitianov


Livro sexto: O capital emprestado e o crédito. Moeda e crédito e papel moeda
Capítulo XIII - Moeda de Crédito e Papel-Moeda
67. Em que medida o papel-moeda pode substituir o ouro?


capa

Os títulos bancários constituem a principal forma de moeda de crédito susceptível de substituir a moeda de valor integral.

É fácil deduzir, do que precede, que não estão em condições de preencher todas as funções desta moeda (ouro), que só preenchem apenas algumas. Quais?

Recordemos o que já dissemos do dinheiro ao tratarmos do valor. Indicamos as quatro funções seguintes:

  1. medida do valor;
  2. meio de circulação de mercadorias;
  3. meio de pagamento;
  4. meio de entesouramento.

A moeda de crédito pode, evidentemente, substituir a moeda de valor integral como meio de pagamento e como meio de circulação de mercadorias.

O capitalista que vende suas mercadorias a um outro pode aceitar, em lugar de espécies, títulos bancários que ele tem a certeza de poder trocar por ouro. O beneficiário de um título comercial, descontando-o ou reclamando o pagamento, aceitará os títulos bancários dos quais se servirá da mesma forma que do ouro, para a compra de outras mercadorias ou para saldar suas contas com seus credores.

Os títulos bancários, substituindo as espécies como meio de circulação e como meio de pagamento, preenchem as funções do capital ouro, e substituem, em outras palavras, o dinheiro, elo necessário no processo da produção da mais-valia.

Mas poderá o título bancário servir de medida de ouro, mercadorias ou títulos comerciais. (Isto é, mais uma vez, ouro ou mercadorias); a quantia que representa não é, evidentemente, determinada pelo tempo de trabalho levado a imprimi-lo, ou o que muito bem queiram os emissores. O título bancário não é mais que o substituto momentâneo de valores reais. Não pode, pois, por si mesmo, modificar o valor das outras mercadorias, é, ao contrário, o valor das mercadorias que representa, que determina seu próprio valor. Os títulos bancários não podem substituir o ouro como medida de valor, e, sendo o valor de todas as mercadorias medido pelo do ouro, seu poder aquisitivo é também relativo, pois representam momentaneamente mercadorias e ouro, ao valor do ouro.

Não podem ainda substituir o ouro como tesouro. O cliente de um banco aceita títulos bancários porque pode utilizá-los imediatamente para seus pagamentos ou na compra de mercadorias, porque necessita deles no momento como um meio de circulação ou de pagamento. Mas, se quer dinheiro para guardar, a título de tesouro, dará preferência, evidentemente, a espécies e não a recibos dando direito a espécies.

continua>>>


Inclusão 03/10/2018