Conceitos Fundamentais de O Capital
Manual de Economia Política

I. Lapidus e K. V. Ostrovitianov


Livro sétimo: A renda territorial
Capítulo XVII - A renda territorial na economia soviética
92. A renda absoluta nas pequenas explorações agrícolas na URSS


capa

Conhecida a diferença entre a economia agrária dos países capitalistas e da URSS., não é difícil responder à pergunta seguinte: aplicam-se à agricul­tura da URSS. as categorias de renda territorial?

Comecemos pela renda absoluta. Esta é, repitamo-lo, um excedente da mais-valia criada pelos operários agrícolas em consequência da baixa industrial, exce­dente este de mais-valia que a propriedade privada do solo impede a repartição entre os capitalistas e que re­serva para os proprietários territoriais. A renda abso­luta supõe, portanto, três condições prévias:

  1. uma composição orgânica de capital agrário inferior à do capital industrial;
  2. relações capitalistas de produção na agricultura;
  3. a propriedade privada do solo.

Existem estas condições na economia agrária da URSS.? A primeira — composição orgânica de capital inferior à do capital industrial(1), continua ainda por algum tempo. A segunda — relações capitalistas de produção — continua igualmente, mas em medida bem limitada, não sendo as do capitalismo as relações de produção que prevalecem na agricultura da URSS, mas as da simples economia mercantil. A terceira — propriedade privada do solo — igualmente não existe. Vimos que, mesmo no regime capitalista, a nacionalização do solo teria como efeito o desaparecimento da renda absoluta, não obstante a persistência das duas primeiras condições, enquanto a segunda quase que não existe na agricultura da URSS. Ainda que admi­tíssemos uma hipótese tão pouco verosímil como a do restabelecimento da propriedade privada do solo na URSS não se poderia ainda falar de renda absoluta senão a propósito de um número bastante restrito de ex­plorações concedidas e de explorações de camponeses ricos dirigidas conforme os princípios capitalistas.

A nacionalização do solo não permite, portanto, que se fale, na agricultura da URSS, de uma renda absoluta.

continua>>>

Notas de rodapé:

(1) Não voltaremos a falar na significação convencional que atribuimos à palavra “capital”, em se tratando da economia soviética. (retornar ao texto)

Inclusão 06/06/2019