Conceitos Fundamentais de O Capital
Manual de Economia Política

I. Lapidus e K. V. Ostrovitianov


Livro oitavo: A acumulação do capital e a reprodução das relações capitalistas
Capítulo XVIII - Noção geral da reprodução
99. A reprodução


capa

Como se desenvolve a economia capitalista em conjunto e quais são as tendências de seu desenvolvimento? Devemos, antes de estudar esta importante questão, formular algumas observações prévias sobre o desenvolvimento da sociedade em geral.

São frutos do trabalho todos os produtos com os quais a sociedade satisfaz as suas diversas necessidades.

Não podendo tais produtos satisfazer nossas necessidades senão num tempo relativamente curto, e devendo ser substituídos depois do seu consumo e utilização, a reprodução regular (ou a repetição) do processo de produção do conjunto destes produtos é a condição necessária para satisfação regular das necessidades da sociedade.

O processo de produção, porém, cumpre-se com a ajuda de instrumentos de trabalho especialmente criados para este fim. O renovamento regular do processo de produção exige não somente que se ocupe de produzir artigos destinados ao consumo imediato da sociedade, mas ainda que se consagre parte do trabalho social à produção regular de instrumentos de trabalho.

O renovamento e a repetição do processo da produção, tanto no domínio da fabricação de objetos de consumo como no domínio dos meios de produção, chama-se em economia a reprodução.

Todo processo de produção social, considerado em relação constante com o seu renovamento ininterrupto, é simultaneamente um processo de reprodução. (Marx)

A reprodução pode ser: 1.° simples; 2.° ampliada; 3.º restrita.

reprodução simples quando o processo de produção se repete cada ano nas mesmas proporções. A reprodução simples observa-se, as mais das vezes e durante mais tempo, nas economias providas de técnica pouco desenvolvida. Podem-se classificar neste quadro as comunidades agrícolas primitivas e o pequeno artesanato, que se mantêm até os nossos dias em numerosos países.

A estagnação da técnica, o conservantismo dos modos de produção, a resistência às novidades, o respeito às tradições ancestrais, tais são os característicos dessas formas de economia. A reprodução simples exclui, por consequência, todo desenvolvimento e todo progresso.

reprodução ampliada quando o processo de produção se repete sob uma forma mais vasta. A reprodução ampliada caracteriza as formas econômicas cujas forças produtivas se desenvolvem com rapidez; existe em todo lugar em que se observa um desenvolvimento, uma evolução.

Enfim, há reprodução restrita quando o processo da produção se repete sob a forma diminuída. Se este processo dura muito tempo, isto significa a decomposição, a ruína da sociedade. Assim pereceram a Grécia e Roma.

A reprodução restrita pode ser um fenômeno temporário, em certos períodos, em qualquer modo de produção. Nós tivemos um exemplo frizante na Rússia dos Soviets, na época da guerra civil.

Chegamos, assim, a concluir que a reprodução ampliada é a base do desenvolvimento das forças produtivas de toda sociedade, independentemente das formas de relações de produção, quer se trate de uma comunidade primitiva de índios, de uma aldeia de servos, de uma oficina de artesão ou de uma fábrica capitalista. Mas, no curso do processo de produção, enquanto se cria uma certa soma de instrumentos de trabalho, de matérias primas, de artigos de consumo, etc., estabelecem-se relações de produção entre os homens. Também se pode dizer que as relações entre os homens, nascidas no processo de produção, reproduzem-se ao mesmo tempo que as coisas.

Assim, a economia feudal não se limita a produzir cada ano uma certa quantidade de trigo, de madeira e de instrumentos de trabalho: ela os reproduz de tal maneira, que o camponês produtor recebe apenas a quantidade de produtos de seu trabalho suficientes para sua existência; o senhor recebe, pelo contrário, parte bastante grande dos produtos do trabalho, que lhe permite viver luxuosamente, manter suas tropas e assegurar seu poder sobre os camponeses trabalhadores.

As relações entre os homens, no processo de produção, determinam uma repartição dos produtos que assegure à classe dominante a manutenção de sua situação privilegiada, consagrando parte destes produtos à própria subordinação da classe oprimida.

Esta reprodução das relações de produção continua até o momento em que a sociedade perece e é substituída pela sociedade nova. Então começam a reproduzir-se novas relações de produção.

continua>>>
Inclusão 06/06/2019