Conceitos Fundamentais de O Capital
Manual de Economia Política

I. Lapidus e K. V. Ostrovitianov


Livro nono: O imperialismo e a queda do capitalismo
Capítulo XXVI - Contradições entre as forças produtivas e as relações de produção na época imperialista - Decomposição interior e queda do capitalismo
136. Degenerescência da classe capitalista


capa

Paralelamente à agravação da luta de classes, ao movimento nacional revolucionário e à pauperização das massas populares, efetua-se um processo de “degenerescência” da classe capitalista.

Já mostramos, ao tratar das sociedades por ações, que a classe capitalista, cada vez mais afastada do processo da produção, deixa de preencher úteis funções na vida econômica e torna-se uma classe parasitária, capaz unicamente de “receber os dividendos e satisfazer suas necessidades refinadas”.

Manifesta-se fortemente esta degenerescência da burguesia pelo fato do crescimento contínuo do número de pessoas que “vivem de rendimentos”.

O imperialismo ocasiona uma enorme acumulação de capital dinheiro em cerlos países... Daí o inevitável crescimento de uma classe ou, mais exatamente, de uma camada social de rendeiros, isto é, de pessoas que vivem dos seus cupões de renda, completamente estranhos a toda empresa, de pessoas cuja profissão é a ociosidade. A exportação de capitais, que é uma das bases econômicas do imperialismo, aumenta ainda este afastamento completo do rendeiro em relação à produção, marcando de parasitismo o país que vive da exploração do trabalho dos países transoceânicos e das colônias.(1)

A classe capitalista torna-se incapaz de formar os estadistas capazes de lhe assegurar a supremacia politica. Os mercenários do capitalismo, vindos de outras classes sociais, assumem, cada vez mais, essa tarefa. A maior parte dos grandes políticos e homens de Estado, em destaque atualmente na sociedade burguesa, são trânsfugas da classe operária ou antigos socialistas formados na escola da classe operária.

O sr. Viviani, que foi presidente do Conselho, em França, no princípio da guerra, era um antigo socialista. Lloyd George, que foi presidente do conselho em Inglaterra, durante a guerra, vinha do Partido Laborista. Ebert, na Alemanha, Millerand e Briand, na França. Mussolini, na Itália, Pilsudski, na Polônia, enfim, todas as figuras de primeiro plano na política atual saíram do movimento socialista.


Nota de rodapé:

(1) V. LENINE: O imperialismo. (retornar ao texto)

 

Inclusão 10/06/2023