Conceitos Fundamentais de O Capital
Manual de Economia Política

I. Lapidus e K. V. Ostrovitianov


Livro décimo: A economia no período de transição
Capítulo XXIX - Tendências e perspectivas da edificação socialista na U. R. S. S.
157. A possibilidade da construção do socialismo na U. R. S. S.


capa

É possível a edificação do socialismo na U. R. S. S, tanto do ponto de vista das condições internas quanto do ponto de vista internacional?

Detivemo-nos bastante tempo sobre as condições necessárias à vitória da revolução socialista num país. Concluímos que um país pode realizar todas as condições técnicas de edificação do socialismo sem que esta edificação seja, todavia, possível nele, pois que outras condições podem faltar; por outro lado, a reunião dos demais fatores revolucionários num país atrasado do ponto de vista técnico, em comparação com outros países capitalistas, pode tornar possível a edificação do socialismo nele. O estado atrasado da técnica do socialismo deve, naturalmente, ser compreendido num sentido relativo; o desenvolvimento técnico do país em questão, ainda que inferior ao dos outros países capitalistas, deve ser suficiente para permitir, existindo todas as outras condições, o início da edificação do socialismo.

O caso da U. R. S. S. é precisamente desta ordem.

O antigo Império Russo tinha uma agricultura muito atrasada, compreendendo numerosas sobrevivências feudais; tinha uma estrutura politica eminentemente conservadora, uma burguesia fracamente organizada, uma grande indústria centralizada, um proletariado e massas camponesas poderosamente revolucionárias. Este concurso dos fatores revolucionários conduziu à tomada do poder pelo proletariado. O estabelecimento da ditadura do proletariado deu ao nosso país, retardado em comparação com os países capitalistas ocidentais, a tarefa de reconstituir nosso organismo econômico, remediar seu estado atrasado e assentá-lo sobre a base técnica da grande indústria. Esta transformação socialista da nossa economia tornou-se possível, como vimos, porque o proletariado vitorioso herdou do capitalismo, ao mesmo tempo que formas atrasadas da economia, a grande indústria centralizada, os transportes, os bancos e outras posições dominantes. Dono destes pontos estratégicos, o proletariado adquiriu a possibilidade de transformar pouco a pouco toda a economia soviética e encaminhá-la para o socialismo. Assim, nosso estado atrasado, que originou seguramente, na construção do socialismo, grande número de dificuldades, não a torna impossível. O revolucionarismo do proletariado e dos camponeses facilitou em nosso país a derrocada da burguesia e a tomada do poder. A revolução será mais difícil nos países capitalistas avançados, em que o proletariado e os camponeses são menos revolucionários em presença de uma burguesia mais organizada. Mas, em compensação, é nos mais difícil que aos proletariados da Europa ocidental ou da América construir o socialismo, depois da tomada do poder, em nosso país provido de uma técnica atrasada.

LENINE respondeu afirmativamente à pergunta sobre a possibilidade da edificação do socialismo na U. R. S. S.

Quaisquer que sejam as mentiras e as calúnias dos burgueses de todos os países e de seus auxiliares diretos, os socialistas da 2.º Internacional, uma coisa está fora de dúvida: do ponto de vista do problema econômico fundamental da ditadura do proletariado, nossa vitória, a vitória do comunismo sobre o capitalismo, está assegurada.(1)

Lenine voltou com mais precisão sobre este ponto no artigo já citado sobre a cooperação.

Na verdade, se todos os meios importantes da produção estão em poder do Estado e se o proletariado detêm o poder, a união deste proletariado com milhões de pequenos cultivadores e camponeses pobres, assegurada a direção dos camponeses pelo proletariado, não está aí tudo o que é necessário para fazer da cooperação, da cooperação unicamente, que tratamos outrora de mercadora — e que teríamos agora direito, até certo ponto, de tratá-la assim sob a Nep — o caminho para o socialismo? Não está aí tudo o que nos é necessário para a construção de uma sociedade socialista integral? Não é ainda o edifício da sociedade socialista, mas é tudo o que é necessário e suficiente para a construção deste edifício.(2)

Para Lenine, as condições internas da edificação do socialismo estavam realizadas na U. R. S. S.


Notas de rodapé

(1) V. LENINE: Obras completas, 1.º edição russa, t. XVI. (retornar ao texto)

(2) V. LENINE: Ibid, 1.º edição russa, t. XVII. (retornar ao texto)

 

Inclusão 15/06/2023