Conceitos Fundamentais de O Capital
Manual de Economia Política

I. Lapidus e K. V. Ostrovitianov


Apresentação


capa

Este texto - obra dos economistas soviéticos Lapidus e Ostrovitianov — foi reeditado em Paris pelos estudantes comunistas da Escola de Direito. A tradução para o castelhano foi feita de colaboração com Anicke Lecorps a partir do texto em francês(1).

Este Manual de Economia Política desenvolve os conceitos principais de O Capital: valor de troca, valor de uso, trabalho abstracto, trabalho concreto, força de trabalho, valor da força de trabalho, mais-valia, lucro, taxa de lucro, preço de produção, etc.

Para maior clareza da exposição transformámos em escudos alguns exemplos que na versão francesa figuram em moeda russa.

Apesar de este Manual não constituir um trabalho de aprofundamento de O Capital, dá-nos, no entanto, de forma pedagógica, os principais elementos para uma formação teórica de base.

O Manual original compreende ainda uma parte dedicada ao estudo da economia soviética da época em que foi escrito. Uma vez que o nosso objectivo principal é expor os conceitos fundamentais de O Capital, julgámos desnecessário publicar a referida parte da obra.

Queremos finalmente sublinhar que este Manual é, hoje, impossível de encontrar. Daí a importância que atribuímos a esta publicação.

 


Notas de rodapé:

(1) Traduzido finalmente para português por A. Silva. Iniciativas Editoriais, Lisboa, Portugal, Fevereiro, 1976. Tenha-se em conta que se trata de uma tradução do castelhano, que foi traduzido do francês, que foi traduzido do russo, pelo que poderá conter formulações um pouco distanciadas do original. Permitiram-se, sobre este texto, algumas liberdades, que não são, de maneira nenhuma, da responsabilidade do seu tradutor. Concretamente, procurou-se harmonizar a terminologia e as citações com a tradução de O Capital, de Karl Marx, publicada pela Editorial «Avante!»-Edições Progresso, Lisboa-Moscovo, com edição dirigida por José BARATA-MOURA e Francisco MELO. Corrigiram-se pequenas gralhas e introduziram-se dois gráficos, que provavelmente faltariam, em conformidade com O Capital. (retornar ao texto)

Inclusão 26/06/2018