MIA - Secção em Português
Eusínio Gaston Lavigne
foto
1873-1973

 

Cacauicultor, jurista, político, escritor e jornalista. Participou de vários movimentos sociais e políticos democráticos, desde a campanha civilista de Ruy Barbosa, revolução de 1930, movimento de partidários da paz, campanha pelo petróleo é nosso (que originou a Petrobrás), tendo em todos eles posição de destaque. Líder da revolução de 1930 em Ilhéus, foi interventor de 1930 a 1934, sendo eleito Prefeito neste último e governando a cidade até 1937, quando foi cassado e preso em razão de ser adversário da ditadura do Estado Novo.

“Extraordinário líder espiritualista” como o definiu o industrial João Falcão no livro “O Partido Comunista que Eu Conheci”, onde descreve os seus 20 anos de militância, Eusínio, sem nunca ter sido comunista, concorreu ao Senado, para a constituinte de 1946, juntamente com Luís Carlos Prestes, integrando a chapa daquele partido. Isso por que considerava ser o socialismo um regime necessário na evolução espiritual do homem. Durante muitos anos, além de ter presidido a comissão de sua fundação, Eusínio foi o principal financiador do jornal comunista “O Momento – Diário do Povo”.

Fonte: Ilhéus… com amor!

 

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1955 Os Espiritualistas Perante a Paz e o Marxismo ou A Perfectibilidade do Espírito, pelo Socialismo
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Inclusão 15/08/2018