MIA - Seção em Português
Gottfried Wilhelm Leibiniz
foto Gottfried Wilhelm Leibiniz
1646-1716

 

Matemático alemão (co-inventor do cálculo, lógica matemática moderna), físico (lei da conservação da energia) , geólogo, etc, etc. Inicialmente um materialista mecanicista em filosofia, mas em oposição ao empirismo de Locke, mudou-se para uma posição de racionalismo e idealismo objetivo com a sua teoria de mônadas - as substâncias indivisíveis e espirituais de que o universo é composto; as mônadas eram dotados de auto-atividade, mas sem influência física umas sobre as outras; considerou que o critério da verdade é a clareza do conhecimento, testado pela aplicação da Lógica Formal de Aristoteles.

Leibniz é mais conhecido como co-fundador do cálculo com Newton e fundador da lógica matemática e simbólica. Leibniz também fez um trabalho importante em mecânica, geologia, biologia, história, linguística e engenharia. Se destacou nos assuntos públicos de seu tempo, colocando um esquema para a unificação dos estados alemães, que tinha sido o legado da Guerra dos Trinta Anos. Defendeu a reunificação das igrejas protestantes e católicas, fundou a Academia de Ciências sob Frederico I da Prússia, e participou de todas as esferas da ciência, da arte e da vida pública na Europa dos Habsburgos e Louis XIV. Na política, Leibniz manteve-se a meio termo, mas na filosofia criticou vigorosamente criticado as posições de Descartes, Locke, Newton e Spinoza .

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1714 Princípios da Filosofia ou A Monadologia - texto em Português da Galiza
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo 08/12/2013