Carta a Rosa Luxemburgo

Vladimir Ilitch Lenin

18 de maio de 1909


Primeira Edição: Enviada de Paris para Berlim em 18 de maio de 1909. Publicada em 1925.

Fonte: LavraPalavra - https://lavrapalavra.com/2021/04/03/carta-de-lenin-a-rosa-luxemburgo/

Tradução: Gabriel Landi Fazzio da versão disponível em https://www.marxists.org/archive/lenin/works/1909/may/18rl.htm

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


18 de maio, 1909
Werte Genossin,(1)

Eu lhe enviei ontem, por meio de correspondência registrada, uma cópia do meu livro sobre filosofia – em memória à nossa conversa sobre Mach quando nos vimos por último.(2)

Se possível, gostaria de pedir que você escrevesse uma nota sobre esse livro para a Neue Zeit para a Verzeichnis der in der Redaktion eingelaufenen Druck-Schriften.(3) Se isso requer qualquer formalidade, tal qual enviar o livro diretamente para os editores (que não falam russo), me avise, e eu tentarei enviar uma cópia especial para os editores da Neue Zeit.

Você, é claro, ouviu através do camarada Tíshka(4) sobre nossa luta interna entre os bolcheviques. Seu artigo(5) contra os otzovistas e ultimatistas agradou bastante a todos; é uma pena que você escreva tão raramente em russo; você prefere o rico Partido Social-Democrata dos alemães ao pobre Partido Social-Democrata dos russos.

Tudo de bom! Saudações a Tíshka. Com cumprimentos, N. Lênin.

P.S. A nota dos editores da Die Neue Zeit ao (excelente) artigo de Rothstein no nº 33 me leva a pensar que o próprio Kautsky não está muito satisfeito agora com sua defesa do Partido Trabalhista Independente em Bruxelas…(6) estou certo?


Notas de rodapé:

(1) N.E. Em alemão no original: “Cara camarada”. (retornar ao texto)

(2) N.E. Lênin e Krúpskaia haviam visitado Rosa no começo de janeiro de 1908, quando pararam em Berlim em seu caminho entre Genebra e Estocolmo. (retornar ao texto)

(3) N.E. Lênin se refere à seção “Lista de materiais impressos recebidos na redação”, da revista Die Neue Zeit (“O novo tempo”), a revista teórica da social-democracia alemã. Uma nota informativa sobre o livro de Lênin, Materialismo e empirocriticismo, foi publicada na edição de 8 de outubro de 1909. (retornar ao texto)

(4) N.E. Codinome do social-democrata Leo Jogiches, nascido na Lituânia e atuante também na Polônia (dirigindo o SDKPiL) e na Alemanha. (retornar ao texto)

(5) N.E. Referência ao artigo Ressaca revolucionária, de Rosa Luxemburgo, presente em A outra Rosa. https://lavrapalavra.com/produto/a-outra-rosa-pre-venda-promocional-entregas-a-partir-de-5-4/ (retornar ao texto)

(6) N.E. Lênin se refere à polêmica em torno da adesão deste partido à Segunda Internacional, a respeito da qual manifestou-se no artigo Encontro do Bureau Socialista Internacional (inédito em português). (retornar ao texto)

capa
Inclusão: 04/04/2021