Os trabalhadores e o Pravda(1)

Vladimir Ilitch Lênin

29 de agosto de 1912


Primeira publicação: Pravda nº. 103, 29 de agosto, 1912. Assinado: St. Publicado de acordo com o texto do Pravda.

Fonte: LavraPalavra - https://lavrapalavra.com/2021/07/27/notas-de-lenin-sobre-a-imprensa-operaria

Tradução: Carmen Delgado.

HTML: Lucas C. Friederich.


O Pravda já resumiu alguns dos resultados de seu trabalho de seis meses.

Esses resultados mostraram, antes de tudo e acima de tudo, que somente através do esforço dos próprios trabalhadores, somente através do aumento explosivo de seu entusiasmo, determinação e teimosia na luta, e somente após o movimento de abril a maio, foi possível para o jornal dos trabalhadores de São Petersburgo, Pravda, aparecer.

Para começar, o Pravda limitou-se, em seu resumo, aos dados sobre doações coletivas feitas por trabalhadores ao seu jornal diário. Esses dados nos revelaram apenas uma pequena parte do apoio dos trabalhadores; eles não nos falam sobre o apoio direto, muito mais valioso e difícil – o apoio moral, apoio por meio da participação pessoal, apoio à política do jornal, apoio por meio da contribuição de materiais, discutindo e circulando o jornal, etc.

Mas mesmo os dados limitados à disposição do Pravda mostram que um número impressionante de grupos de trabalhadores vincula-se diretamente a ele. Lancemos um olhar geral sobre os resultados.

 Número de contribuições ao Pravda feitas por grupos de trabalhadores 
 Janeiro 1912…   14 
 Fevereiro…   18 
 Março…   76 
 Abril…   227 
 Maio…   135 
 Junho…   34 
 Julho…   26 
 Agosto (até 19) de 1912…   21 
 Total…   551 

No total quinhentos e cinquenta e um grupos de trabalhadores apoiaram o Pravda por suas doações.

Seria interessante reunir os resultados de todo um número de outras coletas e doações feitas por trabalhadores. Temos visto constantemente no Pravda relatórios sobre contribuições em apoio a várias greves. Também vimos relatórios sobre coletas para vítimas da repressão, para as vítimas dos campos de ouro de Lena(2), para editores individuais do Pravda, coletas para a campanha eleitoral, para o socorro aos famintos, e assim por diante.

A natureza variada destas coletas torna muito mais difícil examinar os resultados aqui, e não estamos ainda em posição de dizer se um resumo estatístico poderá dar uma imagem satisfatória da questão. Mas é óbvio, seja qual for o caso, que essas diversas coletas assumem uma parte muito substancial da vida dos trabalhadores.

Ao examinarem os relatórios sobre as coletas dos trabalhadores conectadas com as cartas de trabalhadores de fábricas e escritórios em todas as partes da Rússia, os leitores do Pravda, a maioria dos quais estão dispersos e separados uns dos outros pelas condições externas severas da vida russa, têm alguma ideia de como os proletários de vários sindicatos e várias localidades estão lutando e como eles estão despertando para a defesa da democracia operária.

A crônica da vida dos trabalhadores está apenas começando a se tornar uma característica permanente no Pravda. Não pode haver dúvida que, subsequentemente, além das cartas sobre abusos em fábricas, sobre o despertar de uma nova seção do proletariado, sobre coletas para um ou outro campo da causa dos trabalhadores, campanhas eleitorais, a eleição de delegados dos trabalhadores, o que os trabalhadores leem, as questões de interesse particular a eles, e assim por diante.

O jornal dos trabalhadores é um fórum dos trabalhadores. Perante toda a Rússia os trabalhadores deveriam levantar aqui, uma após a outra, as várias questões da vida dos trabalhadores em geral e da democracia operária em particular. Os trabalhadores de São Petersburgo já começaram. É à sua energia que o proletariado da Rússia deve o primeiro jornal diário dos trabalhadores, após anos sombrios de estagnação social. Levemos, portanto, sua causa adiante, apoiando e desenvolvendo unidos o jornal dos operários na capital, o prenúncio da primavera que está por vir, quando toda a Rússia será coberta por uma rede de organizações operárias com jornais de operários.

Nós, os trabalhadores, ainda temos que construir esta Rússia, e iremos construí-la.


Notas de rodapé:

(1) O Pravda foi um jornal criado por Trotsky e outros militantes do Partido Operário Social Democrata Russo, em Viena, 1910. O Pravda de São Petersburgo é criado pelos bolcheviques quando ainda faziam parte do POSDR. Após o racha dos comunistas, oficializado em janeiro de 1912, o novo partido bolchevique decide transformar o jornal, até então publicado três vezes por semana, em um jornal diário. O jornal foi perseguido e mudou de nome inúmeras vezes, (p.e., Rabôtchaia Pravda, A Verdade Operária). Após a Revolução de Outubro, em 1918 tornou-se um órgão do Comitê Central do PCUS e se manteve ativo por toda a história da URSS. Com a dissolução do bloco socialista, o Pravda foi privatizado e segue em atividade até os dias atuais. (retornar ao texto)

(2) Lênin refere-se às vítimas do Massacre de Lena, um massacre perpetrado pelos soldados do Exército Imperial Russo sobre centenas e centenas de trabalhadores das minas de ouro de Bodajbo, um centro de mineração localizado na bacia do Rio Lena, na Sibéria. O massacre ocorreu em 17 de abril de 1912, após 2.500 trabalhadores marcharem em direção ao escritório central da mineradora, exigindo a soltura imediata do comitê de greve (criado pelos grevistas visando negociar com a empresa aurífera, Lenzoloto, disposta a ceder às reivindicações de melhores condições de trabalho, melhores salários etc). As tropas do Exército Imperial abriram fogo contra os manifestantes, provocando cerca de 270 mortos e outros 250 feridos, de acordo com o jornal local, Zvezda. (retornar ao texto)

capa
Inclusão: 22/08/2022