Cadetes sobre a questão da Ucrânia

Vladimir Ilitch Lênin

16 de julho de 1913


Primeira edição: Rabochaya Pravda, nº. 3, em 16 de julho de 1913.

Fonte: LavraPalavra - https://lavrapalavra.com/2022/04/12/cadetes-sobre-a-questao-da-ucrania

Tradução: Victor Hugo Arona.

HTML: Lucas C. Friederich.


Há um bom tempo se fala na imprensa e na tribuna da Duma (no pronunciamento do social-democrata Petrovsky(1), por exemplo) sobre a absoluta indecência, o caráter reacionário e a insolência das declarações feitas por certos Cadetes(2) influentes (liderados por sr. Struve(3)), no que se refere à questão ucraniana. Há poucos dias atrás, nos deparamos com um artigo no Rech, o órgão oficial do Partido Democrata-Constitucionalista, escrito por um dos seus colaboradores habituais, sr. Mikhail Mogilyansky, artigo este que não deve ser ignorado.

Esse artigo é uma verdadeira importunação chauvinista dos ucranianos por “separatismo”. “Aventureirismo irresponsável”, “delírio político”, “uma aventura política” – são algumas das expressões que preenchem o artigo do sr. Mikhail Mogilyansky, um discípulo do Novoye Vremya(4) da mais pura água que se esconde sob o manto da “democracia”! Porém, o Partido “Democrata”-Constitucionalista descaradamente fornece cobertura para esse artigo, publica-o com simpatia e, a partir de seu silêncio, aprova tal chauvinismo descarado.

O próprio sr. Mikhail Mogilyansky aponta que no Congresso de Estudantes de Toda a Ucrânia, em Lviv, alguns social-democratas ucranianos, emigrantes da Rússia, também se colocaram contra o slogan da independência política da Ucrânia; falaram contra o social-democrata Dontsov(5), que propôs a resolução de “uma Ucrânia independente”, que foi adotada pelo congresso pela maioria dos presentes contra dois. Segue-se, portanto, que não há dúvida de que todos os sociais-democratas concordam com Dontsov. Mas os sociais-democratas disputaram o tema com Dontsov, apresentaram seus próprios argumentos, discutiram o assunto na mesma plataforma e tentaram convencer o mesmo público.

Mikhail Mogilyansky perdeu todo o senso de elementar decência política quando lançou sua injúria grosseira extraída do léxico das Centenas Negras contra Dontsov e contra todo o congresso de estudantes ucranianos, sabendo muito bem que era impossível para seus oponentes refutar as opiniões do Rech, que era impossível para eles falar ao público russo a partir da mesma plataforma e com a mesma determinação, abertura e liberdade.

São democratas lamentáveis, nossos Cadetes! E aqueles que toleram, sem um protesto violento, tais ofensivas dos cadetes também são democratas lamentáveis. Os marxistas nunca permitirão ser atraídos por slogans nacionalistas, sejam eles grã-russos, poloneses, judeus, ucranianos ou qualquer outro. Tampouco os marxistas esquecem o dever fundamental de qualquer democrata de lutar contra qualquer perseguição de qualquer nação pelo “separatismo”, o dever de lutar pelo reconhecimento da igualdade plena e incondicional das nações e seu direito à autodeterminação.

Visões podem diferir sobre qual deve ser essa autodeterminação, do ponto de vista do proletariado, em cada caso individual. Pode-se e deve-se disputar com social-nacionalistas como Dontsov, mas a perseguição ordinária por “separatismo”, a perseguição de pessoas que são incapazes de se defender, é o próprio limite da falta de vergonha por parte de nossos cadetes.


Notas de rodapé:

(1) O deputado bolchevique Grigori Petrovsky falou na sessão da Duma Estatal em 20 de maio (2 de junho) de 1913, durante o debate sobre os orçamentos do Ministério do Interior. O discurso foi elaborado por Lenin. Em uma carta datada de 18 de abril (1º de maio), enviada por Nadejda Krupskaya de Cracóvia a São Petersburgo por instruções de Lenin, ela disse que todo esforço deve ser feito para entregar o discurso na íntegra devido à sua importância excepcional. O manuscrito do rascunho não foi encontrado. (Nota do texto) (retornar ao texto)

(2) Os Cadetes, também chamados de Partido Democrata-Constitucionalista, foi um partido formado em 1905, que tinha como principal objetivo a transformação do regime czarista em uma monarquia constitucional. Foi o principal partido da burguesia monárquica liberal e em seguida, da burguesia imperialista russa. Durante a I Guerra, apoiou as políticas expansionistas russas e, durante a Revolução de Fevereiro, esteve ao lado dos mencheviques. (Nota do tradutor) (retornar ao texto)

(3) Peter Struve foi o representante principal do chamado “marxismo legal”, se aproveitando da obra de Marx para apresentar ideias conciliadoras e oportunistas. Rompe com os marxistas e se alia aos liberais, sendo chefe da revista Osvobojdénie e dirigente dos Cadetes. Lutou ativamente contra os bolcheviques, sendo duramente criticado por Lenin. (Nota do tradutor) (retornar ao texto)

(4) Jornal diário que inicialmente possuía tendências liberais, mas tornou-se representante da nobreza e da burocracia reacionária. A partir de 1905, transforma-se em um órgão do grupo paramilitar de orientação czarista – marcado pelo ultranacionalismo, antissemitismo e xenofobia – Centenas Negras. (Nota do tradutor) (retornar ao texto)

(5) Dmitro Dontsov (1883-1973) foi um escritor nacionalista ucraniano que foi, por um tempo, filiado ao Partido Social-Democrata dos Trabalhadores Ucranianos (PSDTU). (Nota do tradutor) (retornar ao texto)

capa
Inclusão: 24/08/2022