Introdução às resoluções da VII Conferência
(Conferência de Abril) do POSDR(b)

Vladimir Ilitch Lênin

16(3) de maio de 1917


Primeira edição: Apêndice ao nº 13 do jornal Soldatskaia Pravda, 16(3) de maio de 1917. V. I. Lênin, Obras, 4.ª ed. em russo, t. 24, págs. 281/283

Fonte: A aliança operário-camponesa, Editorial Vitória, Rio de Janeiro, Edição anterior a 1966 - págs. 329-331

Tradução: Renato Guimarães, Fausto Cupertino Regina Maria Mello e Helga Hoffman de "La Alianza de la Clase Obrera y el Campesinado", publicado por Ediciones en Lenguas Extranjeiras, Moscou, 1957, que por sua vez foi traduzido da edição soviética em russo, preparada pelo Instituto de Marxismo-Leninismo adjunto ao CC do PCUS, Editorial Política do Estado, 1954. Capa e apresentação gráfica de Mauro Vinhas de Queiroz

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

Camaradas operários:

A Conferência de toda a Rússia do Partido Operário Social-Democrata da Rússia, unido pelo Comitê Central e comumente denominado Partido «bolchevique», terminou.

A conferência adotou resoluções muito importantes sobre todas as questões fundamentais da revolução, cujo texto adiante na íntegra reproduzimos.

A revolução está em crise, como se pôde ver nas ruas de Petrogrado e de Moscou, de 19 a 21 de abril. Reconheceu-o o governo provisório. Reconheceu-o o comitê executivo do soviete de deputados operários e soldados de Petrogrado. Confirma-o, uma vez mais, no momento em que escrevemos estas linhas, a demissão de Gutchkov.

A crise de poder, a crise da revolução, não é casual. O governo provisório é um governo de latifundiários e capitalistas, unidos pelo capital russo e anglo-francês e obrigados a continuar a guerra imperialista. Mas os soldados estão extenuados pela guerra, vêem cada vez mais claramente que esta é feita no interesse dos capitalistas, não querem a guerra. E, ao mesmo tempo, ergue-se sobre a Rússia, do mesmo modo como sobre outros países, o fantasma ameaçador de uma terrível bancarrota, da falta de pão e da completa ruína econômica.

O soviete dos deputados operários e soldados de Petrogrado meteu-se a si próprio em um atoleiro ao concluir um acordo com o governo provisório e apoiá-lo, ao apoiar o empréstimo e, por conseguinte, a guerra. O soviete responde pelo governo provisório e, ao ver a situação sem saída, confundiu-se também, em virtude de seu acordo com o governo dos capitalistas.

Neste grande momento histórico, em que se joga em uma cartada todo o futuro da revolução, em que os capitalistas se movem entre o desespero e a ideia de metralhar os operários, nosso Partido dirige-se ao povo e, nas resoluções de sua conferência, lhe diz:

É preciso compreender quais as classes que impulsionam a revolução. É preciso levar em conta, serenamente, suas diferentes aspirações. O capitalista não pode seguir o mesmo caminho que o operário. Os pequenos proprietários não podem confiar plenamente nos capitalistas nem decidir-se, unânime e imediatamente, a uma estreita aliança fraternal com os operários. Só compreendendo a diferença entre estas classes se poderá encontrar um caminho acertado para a revolução.

É as resoluções de nossa conferência sobre todas as questões vitais para o povo diferenciam com exatidão os interesses das diferentes classes, mostram que é absolutamente impossível sair do atoleiro com uma política de confiança no governo dos capitalistas, ou apoiando esse governo.

A situação é singularmente difícil. Só há uma saída: a passagem de todo o poder do Estado aos sovietes de deputados operários, soldados, camponeses, etc., em toda a Rússia, de baixo a cima. Somente se esse poder passar às mãos da classe operária, e se esta for apoiada pela maioria dos camponeses, poder-se-á esperar um rápido restabelecimento da confiança dos operários de outros países, uma poderosa revolução europeia, que rompa o jugo do capital e destrua o círculo de ferro da criminosa matança dos povos. Somente se esse poder passar às mãos da classe operária e se esta for apoiada pela maioria dos camponeses poder-se-á ter a firme esperança de que todas as massas trabalhadoras depositarão a mais plena confiança neste poder, e se levantarão unanimemente, como um só homem, para empreender um abnegado trabalho de reestruturação de toda a vida do povo, no interesse das massas trabalhadoras, e não no interesse dos capitalistas e latifundiários. Sem este trabalho abnegado, sem tuna gigantesca tensão das forças de todos e de cada um, sem a firmeza e a decisão de reorganizar a vida de maneira nova, sem a organização mais rígida e a disciplina fraternal de todos os operários e de todos os camponeses pobres, sem tudo isso não há saída.

A guerra colocou toda a humanidade à beira do desastre. Os capitalistas lançaram-se à guerra e são impotentes para sair dela. Todo o mundo está diante da catástrofe.

Camaradas operários: Aproxima-se o instante em que os acontecimentos exigirão de todos nós um heroísmo novo — um heroísmo de milhões e milhões de seres — maior ainda do que nos dias gloriosos da revolução de fevereiro e de março. Preparem-se.

Preparem-se e recordem que, se junto com os capitalistas foi possível vencer em alguns dias com uma simples explosão da ira popular, para triunfar frente aos capitalistas e sobre eles é preciso algo mais. Para uma vitória desse gênero, para que os operários e os camponeses pobres tomem o poder, para que se mantenham nele e o utilizem com acerto é preciso organização, organização e organização.

Nosso Partido ajuda-os como pode, antes de tudo, fazendo-os compreender a diferente situação das diferentes classes e suas diferentes forças. A isso estão consagradas as resoluções de nossa conferência. Sem esta compreensão clara, a organização nada significa. Sem esta organização é impossível a ação de milhões de seres, é impossível qualquer êxito.

Não acreditem em palavras. Não se deixem levar pelas promessas. Não exagerem suas próprias forças. Organizem-se em cada fábrica, em cada regimento e em cada companhia, em cada bairro. Realizem um trabalho perseverante de organização, cada dia, cada hora; façam pessoalmente este trabalho, já que ele não pode ser confiado a ninguém. Consigam com seu trabalho que as massas depositem gradualmente, com firmeza, indestrutivelmente, sua confiança nos operários de vanguarda. este é o conteúdo fundamental de todas as resoluções de nossa conferência. este é o ensinamento principal de todo o curso da revolução. Nisso consiste a única garantia de êxito.

Camaradas operários: Nós os exortamos a realizar um trabalho difícil, sério e infatigável, que una o proletariado consciente, revolucionário, de todos os países. este caminho, e somente este, conduz à saída, à salvação da humanidade dos horrores da guerra, do jugo do capital.


Inclusão: 10/02/2022