Sessão do Soviete de Deputados Operários e Soldados de Petrogrado
25 de outubro (7 de novembro) de 1917

Vladimir Ilitch Lênin

26 de outubro de 1917


Primeira edição: Izvestia do CEC, nº 207, 26 de outubro de 1917. V. I. Lênin, Obras, 4.ª ed. em russo, t. 26, págs. 208/210

Fonte: A aliança operário-camponesa, Editorial Vitória, Rio de Janeiro, Edição anterior a 1966 - págs. 355-357

Tradução: Renato Guimarães, Fausto Cupertino Regina Maria Mello e Helga Hoffman de "La Alianza de la Clase Obrera y el Campesinado", publicado por Ediciones en Lenguas Extranjeiras, Moscou, 1957, que por sua vez foi traduzido da edição soviética em russo, preparada pelo Instituto de Marxismo-Leninismo adjunto ao CC do PCUS, Editorial Política do Estado, 1954. Capa e apresentação gráfica de Mauro Vinhas de Queiroz

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


1. Informe sobre as tarefas do poder dos sovietes
Breve informação jornalística

capa

Camaradas:

A revolução operária e camponesa, de cuja necessidade sempre falaram os bolcheviques, realizou-se.

Qual é o significado desta revolução operária e camponesa? O significado desta revolução consiste, antes de tudo, em que vamos ter um governo soviético, nosso próprio órgão de poder, sem qualquer participação da burguesia. As próprias massas oprimidas criarão o poder. Será destruído pela raiz o velho aparelho de Estado e criado um novo aparelho de direção: as organizações dos sovietes.

Inicia-se uma nova etapa na história da Rússia, e esta terceira revolução deve conduzir, no final de contas, à vitória do socialismo.

Uma de nossas tarefas imediatas está na necessidade de terminar, sem demora, a guerra. Mas está claro para todos quo se queremos terminar a guerra, estreitamente vinculada ao atual regime capitalista, é preciso vencer o próprio capital.

O movimento operário mundial, que já começa a desenvolver-se na Itália, na Inglaterra e na Alemanha, nos ajudará nesta obra.

A paz justa e imediata por nós proposta à democracia internacional encontrará em todo lugar caloroso eco entre as massas proletárias internacionais. Para reforçar esta confiança do proletariado é preciso publicar imediatamente todos os tratados secretos.

Dentro da Rússia, uma parte imensa do campesinato disse «Basta de brincar com os capitalistas, nós iremos com os operários». Conquistaremos a confiança dos camponeses com um decreto que abolirá a propriedade latifundiária. Os camponeses compreenderão que a salvação do campesinato está unicamente na aliança com os operários. Instituiremos um verdadeiro controle operário sobre a produção.

Agora aprendemos a trabalhar em uníssono. Testemunho disso é a revolução que acaba de ocorrer. Dispomos da força da organização das massas, que tudo vencerá, e conduzirá o proletariado à revolução mundial.

Na Rússia, devemos dedicar-nos agora a edificar o Estado socialista proletário.

Viva a revolução socialista mundial! (Calorosos aplausos).

2. Resolução

O Soviete de Deputados Operários e Soldados de Petrogrado saúda a vitoriosa revolução do proletariado e da guarnição de Petrogrado. O Soviete destaca, em particular, a coesão, a organização, a disciplina e a plena unanimidade de que deram prova as massas nesta insurreição extraordinariamente incruenta e feliz.

O Soviete expressa a firme convicção de que o governo operário e camponês, que será criado pela revolução como governo soviético e que assegura o apoio de toda a massa de camponeses pobres ao proletariado urbano, marchará firmemente em direção ao socialismo, único meio de salvar o país das inauditas calamidades e horrores da guerra.

O novo governo operário e camponês proporá imediatamente uma paz justa e democrática a todos os povos beligerantes.

Abolirá imediatamente a propriedade latifundiária e entregará a terra ao campesinato. Estabelecerá o controle operário sobre a produção e a distribuição dos produtos e o controle de todo o povo sobre os bancos, ao mesmo tempo em que transformará estes em uma empresa do Estado.

O Soviete de Deputados Operários e Soldados de Petrogrado exorta todos os operários e todo o campesinato apoiarem abnegadamente com a maior energia a revolução operária e camponesa. O Soviete expressa a convicção de que os operários urbanos, em aliança com os camponeses pobres, darão prova de inflexível disciplina fraternal e criarão a mais severa ordem revolucionária, indispensável para o triunfo do socialismo.

O Soviete está convencido de que o proletariado dos países da Europa ocidental noa ajudará a levar a causa do socialismo à vitória completa e firme.


Inclusão: 10/02/2022