Resposta às perguntas dos camponeses

Vladimir Ilitch Lênin

5 de novembro de 1917


Primeira edição: Izvestia do CEC, nº 219, 8 de novembro de 1917 V. I. Lênin, Obras, 4.ª ed. em russo, t. 26, págs. 263/264

Fonte: A aliança operário-camponesa, Editorial Vitória, Rio de Janeiro, Edição anterior a 1966 - págs. 363-364

Tradução: Renato Guimarães, Fausto Cupertino Regina Maria Mello e Helga Hoffman de "La Alianza de la Clase Obrera y el Campesinado", publicado por Ediciones en Lenguas Extranjeiras, Moscou, 1957, que por sua vez foi traduzido da edição soviética em russo, preparada pelo Instituto de Marxismo-Leninismo adjunto ao CC do PCUS, Editorial Política do Estado, 1954. Capa e apresentação gráfica de Mauro Vinhas de Queiroz

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

Em resposta às numerosas perguntas dos camponeses, esclarecemos que todo o poder do Estado passou, desde já, integralmente para as mãos dos sovietes de deputados operários, soldados e camponeses. A revolução operária triunfou em Petrogrado e em Moscou e está triunfando em todos os demais lugares da Rússia. O governo operário e camponês assegura a aliança das massas de camponeses, de camponeses pobres, da maioria dos camponeses, com os operários, contra os latifundiários, contra os capitalistas.

Por isso, os sovietes de deputados camponeses, em primeiro lugar os de distrito e depois os de província, serão desde hoje e sucessivamente até a Assembleia Constituinte órgãos plenipotenciários do poder do Estado nos diferentes lugares. A propriedade latifundiária da terra foi abolida pelo II Congresso dos Sovietes de toda a Rússia. O atual governo provisório operário e camponês já promulgou o decreto sobre a terra. Em virtude deste decreto, todas as terras dos latifundiários passam integral e totalmente para as mãos dos sovietes de deputados camponeses.

Os comitês agrários de comarca devem apoderar-se imediatamente de todas as terras dos latifundiários, efetuando o mais rigoroso inventário, guardando uma perfeita ordem e protegendo do modo mais rigoroso os antigos bens dos latifundiários, que passaram a ser, desde já, patrimônio de todo o povo, e que, em virtude disso, devem ser protegidos Pelo próprio povo.

Todas as resoluções adotadas pelos comitês agrários das comarcas de acordo com os sovietes de deputados camponeses de distrito têm força de lei e devem ser aplicadas incondicional e imediatamente.

O governo operário e camponês designado pelo II Congresso dos Sovietes de toda a Rússia denomina-se Conselho de Comissários do Povo.

O Conselho de Comissários do Povo exorta os camponeses a que tomem por si mesmos o poder em suas próprias mãos nas diferentes localidades. Os operários apoiarão os camponeses plena e totalmente, por todos os meios, organizarão a fabricação de máquinas e instrumentos agrícolas, e pedem aos camponeses que os ajudem, enviando-lhes trigo. O Presidente do Conselho de Comissários do Povo V. Ulianov (Lênin)

Petrogrado
5 de novembro de 1917


Inclusão: