Reunião do CEC de Toda a Rússia

V. I. Lénine

1 (14) Dezembro de 1917

Link Avante

Escrito: Nóvaia Jizn, nº 192, 3 (19) de Dezembro de 1917
Fonte: Obras Escolhidas em três tomos, Edições "Avante!", 1977, t2, pp 428.
Tradução: Edições "Avante!" com base nas Obras Completas de V. I. Lénine, 5.ª ed. em russo, t.35, pp. 134.
Transcrição e HTML: Manuel Gouveia
Direitos de Reprodução: © Direitos de tradução em língua portuguesa reservados por Edições "Avante!" - Edições Progresso Lisboa - Moscovo.

capa

INTERVENÇÃO SOBRE A QUESTÃO DA CRIAÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR DA ECONOMIA NACIONAL(N237)

RELATO JORNALÍSTICO

Em defesa do projecto soviético intervém Lénine, que assinala que o Conselho Superior da Economia Nacional não pode reduzir-se a um parlamento, mas deve ser um órgão de combate para a luta contra os capitalistas e latifundiários na economia, tal como o Conselho de Comissários do Povo é na política.


Notas de rodapé:

(N237) A questão da criação do Conselho Superior da Economia Nacional (CSEN) foi colocada imediatamente após a vitória da Revolução de Outubro. Lénine, ao intervir na reunião alargada ao Conselho dos Sindicatos de Petrogrado realizada em 9 (22) de Novembro, chamava a atenção para a necessidade de criar um aparelho estatal encarregado de dirigir toda a economia do país dos Sovietes. O projecto de organização deste órgão económico foi elaborado por uma comissão especial criada pelo Conselho de Comissários do Povo. A fracção bolchevique no CECR, ao discutir o problema da criação do CSEN, sublinhou a necessidade de o transformar num órgão activo da ditadura proletária, atribuindo-lhe poderes legislativos. No dia 1 (14) de Dezembro a questão da criação do CSEN foi discutida na reunião do CECR. O Decreto sobre o Conselho Superior da Economia Nacional foi aprovado e publicado em 5 (18) de Dezembro. Lénine prestava muita atenção à organização do trabalho do CSEN, orientava a sua actividade, intervinha nos congressos dos conselhos da economia nacional. O CSEN, uma vez terminada a nacionalização da grande indústria, transformou-se num órgão dirigente da indústria estatal. (retornar ao texto)

banner
Inclusão 12/12/2018