Projeto de telegrama a todos os deputados dos Sovietes sobre a aliança entre operários e camponeses

Vladimir Ilitch Lênin

16 de agosto de 1918


Primeira edição: Escrito a 16 de agosto de 1918. Publicado, pela primeira vez, em 1931 V. I. Lênin, Obras, 4.ª ed. em russo, t. 28 pág. 41

Fonte: A aliança operário-camponesa, Editorial Vitória, Rio de Janeiro, Edição anterior a 1966 - pág. 391

Tradução: Renato Guimarães, Fausto Cupertino Regina Maria Mello e Helga Hoffman de "La Alianza de la Clase Obrera y el Campesinado", publicado por Ediciones en Lenguas Extranjeiras, Moscou, 1957, que por sua vez foi traduzido da edição soviética em russo, preparada pelo Instituto de Marxismo-Leninismo adjunto ao CC do PCUS, Editorial Política do Estado, 1954. Capa e apresentação gráfica de Mauro Vinhas de Queiroz

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

 

 

Os comitês de camponeses pobres(1) são necessários para lutar contra os culaques, os ricaços e os exploradores, que oprimem os camponeses trabalhadores. Mas, entre os culaques, que constituem uma pequena minoria, e os camponeses pobres, ou semiproletários, existe a camada dos camponeses médios. O Poder Soviético nunca proclamou ou travou a luta contra eles, em aspecto algum. Todo passo ou medida em sentido contrário merecem a condenação mais enérgica e devem ser cortados pela raiz. O governo socialista está obrigado a seguir a política de acordos com o camponês médio. O Poder Soviético demonstrou com fatos, mais de uma vez, sua firme decisão de seguir esta política. Os mais importantes destes fatos são: a aprovação pela maioria dos comunistas (bolcheviques) da lei da socialização da terra, e a rigorosa e leal aplicação desta lei, bem como a triplicação dos preços do trigo (decreto do.... de agosto de 1918). O mesmo sentido tem o decreto sobre as máquinas agrícolas(2) etc. Determina-se a todos observar estritamente a política exposta.

 

 

 


Notas de fim de tomo:

(1) Os comitês de camponeses pobres foram instituídos por um decreto do Comitê Executivo Central de toda a Rússia publicado a 11 de junho de 1918 (Sobre a organização dos camponeses pobres e seu abastecimento de trigo, artigos de primeira necessidade e instrumentos agrícolas). O decreto estabelecia que os comitês de camponeses pobres deviam cuidar da distribuição do trigo, dos artigos de primeira necessidade e dos instrumentos agrícolas; prestar ajuda aos organismos locais de abastecimento no confisco dos excedentes de trigo em poder dos culaques e ricaços. O decreto estabelecia vários privilégios para os camponeses pobres na distribuição do trigo e dos instrumentos agrícolas.
Os comitês de camponeses pobres eram pontos de apoio da ditadura do proletariado no campo. Desempenharam um papel importante na luta contra os culaques, na redistribuição das terras confiscadas e no abastecimento de víveres dos centros operários e do Exército Vermelho. A organização dos camponeses pobres constituiu uma nova etapa no desenvolvimento da revolução socialista no campo. Os comitês de camponeses pobres contribuíram para o fortalecimento do Poder Soviético no campo e tiveram enorme importância política na luta no sentido de ganhar o camponês médio para o Poder Soviético.
Por disposição do VI Congresso Extraordinário dos Sovietes de Toda a Rússia (novembro de 1918), os comitês de camponeses pobres, que já haviam cumprido sua missão, fundiram-se com os sovietes rurais. (retornar ao texto)

(2) Lênin refere-se à disposição do Conselho de Comissários do Povo de 6 de agosto de 1918 triplicando os preços fixos do trigo da colheita de 1918 e ao decreto Sobre o fornecimento de instrumentos de produção e de metais, à agricultura. Este decreto foi assinado por Lênin a 24 de abril de 1918 e publicado no dia 27 do mesmo mês. O projeto deste decreto foi redigido e completado por Lênin (retornar ao texto)

Inclusão: 11/02/2022