Discursos gravados em discos de gramofone

Vladimir Ilitch Lênin

29 de março de 1919


Primeira edição: Discursos pronunciados em fins de março de 1919. V. I. Lênin, Obras, 4.ª ed. em russo, t. 29, págs. 220/223

Fonte: A aliança operário-camponesa, Editorial Vitória, Rio de Janeiro, Edição anterior a 1966 - págs.

Tradução: Renato Guimarães, Fausto Cupertino Regina Maria Mello e Helga Hoffman de "La Alianza de la Clase Obrera y el Campesinado", publicado por Ediciones en Lenguas Extranjeiras, Moscou, 1957, que por sua vez foi traduzido da edição soviética em russo, preparada pelo Instituto de Marxismo-Leninismo adjunto ao CC do PCUS, Editorial Política do Estado, 1954. Capa e apresentação gráfica de Mauro Vinhas de Queiroz

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


Discurso ao Exército Vermelho

capa

Camaradas soldados vermelhos:

Os capitalistas da Inglaterra, da América do Norte e da França fazem guerra contra a Rússia. Vingam-se da República soviética operária e camponesa por ter ela derrubado o poder dos latifundiários e capitalistas, dando com isso um exemplo a todos os povos do mundo. Os capitalistas da Inglaterra, França e América do Norte ajudam com armas e dinheiro os latifundiários russos, que lançam suas tropas contra o Poder Soviético a partir da Sibéria, do Don e do Cáucaso setentrional, com o desejo de restaurar o poder do tsar, o poder dos latifundiários, o poder dos capitalistas. Não, isso não acontecerá. O Exército Vermelho cerrou fileiras, pôs-se de pé, expulsou do Volga as tropas dos latifundiários e oficiais brancos, recuperou Riga, recuperou quase toda a Ucrânia e se aproxima de Odessa e Rostov. Um pequeno esforço mais, uns poucos meses mais de luta contra o inimigo e a vitória será nossa. O Exército Vermelho é forte porque vai consciente e unânime ao combate pela terra dos camponeses, pelo poder dos operários e camponeses, pelo Poder Soviético.

Exército Vermelho é invencível, pois uniu milhões de camponeses trabalhadores aos operários, que agora aprenderam a lutar, assimilaram a disciplina baseada no espírito de camaradagem, não desanimam, temperam-se depois de pequenos reveses e atacam cada dia com mais audácia o inimigo, cuja derrota total eles sabem que está iminente.

Camaradas soldados vermelhos: A aliança entre os operários e camponeses do Exército Vermelho é sólida, estreita, indissolúvel. Os culaques e os camponeses ricos pretendem tramar sublevações contra o Poder Soviético, mas constituem uma minoria insignificante. São raros os casos em que conseguem enganar os camponeses, e isso por pouco tempo. Os camponeses sabem que só em aliança com os operários vencerão os latifundiários. Às vezes, nas aldeias, chamam a si mesmos de comunistas os piores inimigos dos operários, elementos que se aproximam do poder perseguindo fins egoístas, que recorrem à violência e ao embuste e se permitem cometer injustiças e causar ofensas aos camponeses médios. O governo operário e camponês decidiu firmemente lutar contra essa gente e expulsá-la do campo. O camponês médio não é um inimigo, mas um amigo do operário, um amigo do Poder Soviético. Os operários conscientes e os verdadeiros cidadãos soviéticos tratam os camponeses médios como camaradas. O camponês médio não rouba o fruto do trabalho alheio, não lucra à custa dos demais como os culaques; o camponês médio trabalha ele próprio e vive do seu trabalho. O Poder Soviético controlará os culaques, limpará o campo de todos quantos mantenham uma atitude injusta em relação aos camponeses médios, tornará realidade a todo transe a aliança dos operários com todos os camponeses trabalhadores, os pobres e os médios.

Esta aliança cresce no mundo inteiro. A revolução aproxima-se, avança em todos os lugares. Há alguns dias venceu na Hungria. Na Hungria foi instaurado o Poder Soviético, um governo operário. A isto chegarão inevitavelmente todos os povos.

Camaradas soldados vermelhos: Mantenham-se firmes, inquebrantáveis, unidos! Avante com audácia contra o inimigo! A vitória será nossa. O poder dos latifundiários e capitalistas, destruído na Rússia, será derrotado em todo o mundo!

29/III

Sobre os camponeses médios

A questão principal que hoje se coloca para o Partido Comunista e que mais chamou atenção no último Congresso do Partido, é a questão dos camponeses médios.

Naturalmente, a primeira pergunta que normalmente se faz é sobre o que representa o camponês médio.

Os camaradas do Partido contaram mais de uma vez, como é lógico, que no campo lhes perguntaram quem são os camponeses médios. A isto respondemos: o camponês médio é um camponês que não explora trabalho alheio, que não vive do trabalho alheio, que não se aproveita em absoluto dos frutos do trabalho alheio, e, sim, trabalha com suas mãos e vive do seu próprio esforço.

Sob o capitalismo, o número destes camponeses era menor do que agora, porque a maioria era formada de camponeses totalmente necessitados. Então, do mesmo modo que agora, os culaques, os exploradores, os camponeses ricos não constituíam senão uma minoria insignificante.

O número de camponeses médios aumenta depois de haver sido abolida a propriedade privada da terra. É o Poder Soviético decidiu firmemente estabelecer com eles, a todo transe, relações de paz e concórdia completas. Compreende-se que os camponeses médios não possam colocar-se de imediato do lado do socialismo, porque se aferram a seus velhos hábitos, são cautelosos no que se refere às inovações de qualquer espécie, comprovam primeiro com os fatos, na prática, a conveniência do caminho que se lhes propõe seguir e não se resolvem a mudar de vida enquanto não se convencem de que é necessário fazê-lo.

Precisamente por isso devemos saber e lembrar, e traduzir em fatos, que os operários comunistas que se dirigirem ao campo estão obrigados a buscar o modo de estabelecer relações fraternais com os camponeses médios, estão obrigados a estabelecer relações fraternais com eles, a ter presente que os trabalhadores que não exploram trabalho alheio são camaradas dos operários e com eles se pode e se deve firmar uma aliança voluntária, de plena sinceridade e plena confiança. Toda medida proposta pelo poder comunista deve ser considerada como um conselho, como uma indicação feita aos camponeses médios, como uma proposta de passar a uma nova ordem de coisas.

A aliança entre os operários e camponeses só será assegurada com um trabalho conjunto, que teste na prática estas medidas, que comprove seus erros, que evite possíveis faltas e consiga um acordo com os camponeses médios. Nesta aliança reside a principal força e o ponto de apoio do Poder Soviético, nesta aliança se estriba a garantia de que a causa da transformação socialista, a causa da vitória sobre o capital, a causa da supressão de toda exploração será levada por nós até o final vitorioso.


Inclusão: 11/02/2022