Sobre a candidatura de M. I. Kalinin para o cargo de presidente do Comitê Executivo Central de Toda a Rússia
Discurso na XII Sessão do CEC de Toda a Rússia

Vladimir Ilitch Lênin

30 de março de 1919


Primeira edição: A 1.º de abril de 1919 foi incluída uma breve referência no jornal Izvestia do CEC de Toda a Rússia, nº 70. O texto completo foi publicado pela primeira vez em 1932. V. I. Lênin, Obras, 4.ª ed. em russo, t. 29, págs. 209/212

Fonte: A aliança operário-camponesa, Editorial Vitória, Rio de Janeiro, Edição anterior a 1966 - págs. 477-480

Tradução: Renato Guimarães, Fausto Cupertino Regina Maria Mello e Helga Hoffman de "La Alianza de la Clase Obrera y el Campesinado", publicado por Ediciones en Lenguas Extranjeiras, Moscou, 1957, que por sua vez foi traduzido da edição soviética em russo, preparada pelo Instituto de Marxismo-Leninismo adjunto ao CC do PCUS, Editorial Política do Estado, 1954. Capa e apresentação gráfica de Mauro Vinhas de Queiroz

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

Camaradas:

Encontrar um verdadeiro substituto para o camarada Yakov Mikhailovitch Sverdlov é uma tarefa extraordinariamente difícil, pois é quase impossível reunir em uma só pessoa o funcionário responsável do Partido, além disso conhecedor de sua história, e o camarada que conheça com perfeição os homens e saiba escolhê-los para os cargos de responsabilidade nos organismos soviéticos. Seria impossível fazer coincidir em um só camarada todas as funções que desempenhava o camarada Sverdlov; com isso concordaram todos ao ser discutida a candidatura no seio do Partido. Por isso é necessário atribuir as diferentes funções a toda uma série de organismos colegiados, que se reúnam diariamente e dirijam os diversos setores da atividade. No que se refere ao presidente, é preciso colocar a questão de modo a que seja o expoente da linha do Partido em relação aos camponeses.

Todos sabem que nossa atitude em relação aos camponeses médios, como se observou no congresso do Partido, não constitui uma modificação de nossa política geral. É indispensável cumprir as tarefas relativas aos camponeses médios uma vez resolvida a primeira de todas elas: o esmaga- mento da burguesia. A questão da atitude em relação aos camponeses médios coloca-se diante de nós de maneira mais aguda do que diante de nossos camaradas na Europa, e é preciso fazer com que haja à frente do Poder Soviético um camarada capaz de demonstrar que nossa resolução sobre a atitude em relação aos camponeses médios será realmente Posta em prática.

Creio que se pode e se deve encontrar um camarada que se dedique inteiramente à aplicação da linha do partido dirigente no que se refere aos camponeses médios. Sabemos que no momento atual se apresenta com singular urgência a tarefa de informar a nossa política. Sabemos que os escassos meios de transporte com que agora contamos, em plena guerra civil, fazem com que às vezes províncias e regiões inteiras mantenham um débil contato com o centro; sabemos que, nestas condições, a tarefa de informar e dar a conhecer nossa política requer particular atenção.

Sabemos que, se encontramos um camarada que reúna em si a experiência da vida e o conhecimento de como se desenvolvem os camponeses médios, poderemos cumprir esta tarefa, e creio que a candidatura que hoje vimos na imprensa satisfaz a todas estas condições. Refiro-me à candidatura do camarada Kalinin.

É um camarada que tem cerca de vinte anos de trabalho de Partido; é camponês da província de Tver, mantém estreito contato com a economia camponesa e renova e refresca constantemente este contato. Os operários de Petrogrado puderam convencer-se de que ele possui a capacidade de saber dirigir-se às amplas camadas das massas trabalhadoras carentes de preparação política; quando os propagandistas e agitadores não conseguiam abordá-las fraternal e inteligentemente, o camarada Kalinin o fazia com êxito. Na atualidade tudo isto tem enorme importância. Naturalmente, todo o campesinato médio, todos os seus melhores elementos prestam-nos um apoio decidido, e com eles venceremos todas as dificuldades e jogaremos por terra a insurreição dos culaques no campo, que são ajudados por uma pequena minoria de camponeses. Sabemos que, em um país em que predomina a pequena exploração agrícola, nosso principal objetivo consiste em assegurar uma aliança indestrutível dos operários com os camponeses médios. Nossas medidas em relação à terra — plena abolição da propriedade dos latifundiários e ajuda resoluta aos camponeses médios — já deram resultados; graças a elas, em um ano aumentou o número de camponeses médios. Contudo, mais de uma vez foram designados para o trabalho no plano local homens que, como administradores, não estavam à altura de suas tarefas.

Houve abusos, mas nós não temos culpa disso. Sabemos que fizemos todo o possível para atrair os intelectuais, mas entre eles e nós surgiram diferenças políticas. Sabemos que terminou a época do parlamentarismo burguês, que as simpatias dos operários do mundo inteiro estão ao lado do Poder Soviético e que a vitória deste é inevitável, por maior que seja o número de chefes do proletariado assassinados pela burguesia, como acontece na Alemanha. Em última instância, toda a experiência vivida levará inevitavelmente os intelectuais às nossas fileiras, e assim obteremos o material com o qual poderemos governar. Conseguiremos que sejam afastados dos seus postos aqueles que se infiltraram no aparelho do Poder Soviético, por ser esta uma das causas de desagrado que não tememos qualificar de legítima. Devemos prestar nossa máxima atenção à luta contra este mal. No Congresso do Partido decidimos com firmeza determinar para todos os funcionários esta linha de conduta.

Passando à agricultura socialista, devemos dizer que só concebemos a marcha para ela através de uma série de acordos fraternais com os camponeses médios. Devemos relacionar-nos o mais possível com eles.

Sabemos que os camaradas que mais trabalharam no período da revolução, inteiramente entregues a este trabalho, não souberam abordar o camponês médio como era preciso, não souberam fazê-lo sem incorrer em erros, de cada um dos quais se aproveitaram os inimigos; cada um destes erros provocou certas dúvidas, dificultou as relações entre nós e os camponeses médios.

Por isso, é muito importante encontrar um camarada que possua as qualidades a que me referi. É preciso ajudá-lo com nossa experiência em matéria de organização, para que os camponeses médios vejam no mais alto representante de toda a República soviética um homem seu, e para que não fique no papel a decisão de nosso Partido de abordar os camponeses médios com conhecimento de causa e medir, estudar e comparar cada um de nossos passos do ponto-de-vista da experiência que atualmente possuímos.

Sabemos que cresce o número de nossos aliados, sabemos que nos próximos meses há de aumentar muito mais, mas por ora este peso recai exclusivamente sobre nosso país, arruinado e empobrecido ao extremo. Este esforço é demasiado rude para os camponeses médios. É necessário que nos aproximemos deles e façamos todo o possível: é necessário fazê-los compreender e demonstrar-lhes na prática que decidimos firmemente levar a cabo as resoluções do Congresso de nosso Partido.

Estas são as razões pelas quais todos nós devemos estar de acordo com a candidatura de um homem como o camarada Kalinin. Esta candidatura nos ajudará a organizar de maneira prática toda uma série de relações diretas do representante supremo do Poder Soviético com os camponeses médios, nos ajudará a nos aproximarmos destes últimos.

Esta tarefa não pode atacada de um só golpe, mas não duvidamos de que é justa a decisão que devemos adotar; ao mesmo tempo sabemos que, neste sentido, temos pouca experiência prática. Que o mais alto representante da República Soviética seja o primeiro a adquirir esta experiência com a ajuda de todos nós, a reunir toda a soma de conhecimentos necessários, a comprová-los, e podemos estar seguros de que levaremos a um termo feliz esta tarefa, de que a Rússia há de se converter não só no modelo de país no qual se realiza com mão firme a ditadura do proletariado e é esmagada sem piedade a burguesia — isto já conseguimos — mas também em modelo de país no qual se resolve satisfatoriamente o problema das relações entre os operários urbanos e os camponeses médios, à base de uma ajuda fraternal e de uma nova experiência, o que é uma das principais garantias da vitória completa da revolução proletária.

Por isso, permito-me recomendar esta candidatura, a candidatura do camarada Kalinin.


Inclusão: 11/02/2022