Discurso de encerramento do XI Congresso do PC(b) da Rússia
27 de março/2 de abril de 1922

Vladimir Ilitch Lênin

2 de abril de 1922


Primeira edição: Publicado em 1922 no livro XI Congresso do Partido Comunista (bolchevique) da Rússia, Atas Taquigráficas, Moscou, Editora do CC do PC da Rússia. V. I. Lênin. Obras, 4.ª ed. em russo, t. 23, págs. 290/291

Fonte: A aliança operário-camponesa, Editorial Vitória, Rio de Janeiro, Edição anterior a 1966 - págs.

Tradução: Renato Guimarães, Fausto Cupertino Regina Maria Mello e Helga Hoffman de "La Alianza de la Clase Obrera y el Campesinado", publicado por Ediciones en Lenguas Extranjeiras, Moscou, 1957, que por sua vez foi traduzido da edição soviética em russo, preparada pelo Instituto de Marxismo-Leninismo adjunto ao CC do PCUS, Editorial Política do Estado, 1954. Capa e apresentação gráfica de Mauro Vinhas de Queiroz

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

Camaradas:

Chegamos ao fim dos trabalhos de nosso Congresso.

Ao comparar este Congresso com o anterior, o que chama a atenção em primeiro lugar é a maior coesão, maior unanimidade, maior unidade orgânica.

Só uma pequena parte do grupo de oposição do Congresso anterior colocou-se à margem do Partido.

Na questão dos sindicatos e da nova política econômica não surgiram divergências no seio de nosso Partido, ou foram insignificantes.

O principal e fundamental do «novo» que conquistamos neste Congresso é o testemunho vivo da falta de razão de nossos inimigos, que afirmavam e afirmam continuamente que nosso Partido se está tornando velho, perdendo a flexibilidade mental e a de todo o seu organismo.

Não. Não perdemos esta flexibilidade.

Quando foi necessário — segundo o estado objetivo das coisas na Rússia e em todo o mundo — avançar, atacar o inimigo com toda a audácia, com rapidez e decisão, assim o fizemos. É quando se fizer mister, saberemos fazê-lo de novo.

Elevamos assim nossa revolução a uma altura nunca vista no mundo. Força alguma, quaisquer que sejam o mal, as calamidades e os sofrimentos que ainda possam causar milhões e centenas de milhões de homens, poderá arrebatar as conquistas fundamentais de nossa revolução, pois hoje não são apenas «nossas», mas são conquistas de alcance histórico universal.

É quando, na primavera de 1921, o destacamento avançado da revolução viu-se ameaçado pelo perigo de ficar isolado das massas do povo, das massas camponesas, às quais devia saber conduzir para frente de modo correto, decidimos unânime e firmemente nos reorganizar. É no ano passado, de maneira geral, nos reorganizamos numa ordem revolucionaria.

As revoluções proletárias, que amadurecem em todos os países adiantados do mundo, não conseguirão cumprir sua missão se não souberem combinar a capacidade de lutar abnegadamente e avançar, com a capacidade de recuar em ordem revolucionaria. A experiência da segunda etapa de nossa luta, isto é, a experiência da retirada, provavelmente também servirá no futuro aos operários, pelo menos de alguns países, como, sem dúvida, servirá aos operários de todos os países nossa experiência da primeira etapa da revolução, a experiência de nossa abnegada e audaz ofensiva.

Agora decidimos dar por terminado o recuo.

Isto significa que todo o problema de nossa política coloca-se de modo novo.

O essencial está agora em que a vanguarda não se acovarde diante da tarefa de capacitar-se, reeducar-se, reconhecer francamente que sua preparação e habilitação são insuficientes. O essencial da questão está em marchar agora para a frente, numa amplitude incomparavelmente mais vasta e poderosa, e necessariamente unidos com os camponeses, demonstrando-lhes com fatos, na prática, com a experiência, que estamos aprendendo e aprenderemos a ajudá-los, a levá-los para frente. Na presente situação internacional e nas atuais condições das forças produtivas da Rússia, esta tarefa só pode ser levada a cabo muito devagar, com cautela, com sentido prático, comprovando mil vezes na experiência cada um de nossos passos.

Se no seio de nosso Partido se levantam vozes contra este movimento lento e cauteloso ao extremo, trata-se de vozes isoladas.

O Partido em seu conjunto compreendeu — e agora o demonstrará com fatos — a necessidade de organizar seu trabalho neste momento precisamente desta maneira, e somente desta maneira. É uma vez que o compreendeu, saberemos alcançar nosso objetivo!

Declaro encerrado o XI Congresso do Partido Comunista da Rússia.


Inclusão: 11/02/2022