Do Projeto de Programa do PC (b) da Rússia
Parte agraria do programa

Vladimir Ilitch Lênin


Primeira edição: Publicado pela primeira vez em 1930. V. I. Lênin, Obras, 4.ª ed. em russo, t. 29, págs. 119/120

Fonte: A aliança operário-camponesa, Editorial Vitória, Rio de Janeiro, Edição anterior a 1966 - págs. 454-455

Tradução: Renato Guimarães, Fausto Cupertino Regina Maria Mello e Helga Hoffman de "La Alianza de la Clase Obrera y el Campesinado", publicado por Ediciones en Lenguas Extranjeiras, Moscou, 1957, que por sua vez foi traduzido da edição soviética em russo, preparada pelo Instituto de Marxismo-Leninismo adjunto ao CC do PCUS, Editorial Política do Estado, 1954. Capa e apresentação gráfica de Mauro Vinhas de Queiroz

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

O Poder Soviético, depois de ter abolido por completo a propriedade privada da terra, passou a aplicar diversas medidas no sentido de organizar a grande agricultura socialista. As mais importantes destas medidas são a organização de explorações agrícolas dos sovietes, isto é, de grandes explorações socialistas; o fomento das comunas agrícolas, isto é, das uniões voluntárias de agricultores para a exploração de um grande estabelecimento comum, bem como de sociedades e cooperativas para o cultivo coletivo da terra; a organização de semeaduras pelo Estado, para aproveitar todas as terras incultas, sejam de quem forem; a mobilização pelo Estado de tódos os recursos agronômicos, para aplicar medidas enérgicas que elevem o nível técnico da agricultura, etc.

Considerando que todas estas medidas constituem o único caminho para conseguir a elevação, absolutamente necessária, da produtividade do trabalho agrícola, o Partido Comunista da Rússia tende a aplicar com a maior amplitude possível estas medidas, e estendê-las às zonas mais atrasadas do país e a dar novos passos neste sentido.

Em vista dô fato de que a contradição entre a cidade e o campo é uma das bases mais profundas do atraso econômico e cultural do segundo, e de que, em uma época de crise tão profunda como a atual, esta contradição põe ambos em perigo imediato de degeneração e perecimento, o P. C. da Rússia considera que abolir esta contradição é uma das tarefas básicas da edificação comunista. Além das medidas anteriormente indicadas, julga necessário incorporar, em grande escala e de maneira metódica, os operários industriais à edificação comunista na agricultura, impulsionar a atividade do Comitê Operário de Ajuda de todo o país, já instituído pelo Poder Soviético com essa finalidade, etc.

O Partido Comunista da Rússia continua apoiando-se, para todo o seu trabalho no campo, nos setores proletários e semiproletários deste, e os organiza, sobretudo, em uma força independente, por meio da constituição de comitês de camponeses pobres, de células do Partido nas localidades rurais, de sindicatos de tipo especial de proletários e semiproletários do campo, etc., aproximando-os por todos os meios do proletariado urbano e afastando-os da influência da burguesia rural e dos interesses do pequeno proprietário.

Em relação aos culaques, à burguesia rural, a política do Partido Comunista da Rússia consiste em lutar decididamente contra suas tendências exploradoras e em esmagar sua resistência à política soviética, comunista.

Em relação ao camponês médio, a política do Partido Comunista da Rússia consiste em incorporá-lo gradual e metodicamente à edificação socialista. O Partido coloca diante de si a tarefa de afastar dos culaques o camponês médio e de atraí-lo para o lado da classe operária, mostrando-se solícito às suas necessidades, lutando contra seu atraso com medidas de influência ideológica e não de esmagamento, tratando de chegar a acordos práticos com eles em todos os casos em que são afetados seus interesses vitais e fazendo concessões na determinação dos métodos para realizar as transformações socialistas.


Inclusão: 11/02/2022