Obras Escolhidas em Três Tomos

V. I. Lénine

Link Avante

Prefácio


capa

A presente edição das Obras Escolhidas de Vladímir Ilitch Lénine em três tomos corresponde à edição russa de 1970, preparada pelo Instituto de Marxismo-Leninismo anexo ao CC do PCUS.

No primeiro tomo foram incluídas obras escritas no período que vai de 1897 a Setembro de 1916. Começa com os artigos: Karl Marx (Breve Nota Biográfica com Uma Exposição do Marxismo), Friedrich Engels, As Três Fontes e as Três Partes Constitutivas do Marxismo, Marxismo e Revisionismo. Nestas obras Lénine dá a conhecer a essência da grande doutrina revolucionária de Marx, a magnífica coerência das suas concepções, «que, no seu conjunto, constituem o materialismo moderno e o socialismo científico moderno, como teoria e programa do movimento operário de todos os países civilizados» (ver o presente tomo, p.7). Nestes artigos reflecte-se a luta de Lénine pela pureza da teoria marxista contra as inúmeras tentativas da sua deturpação e falsificação pelos revisionistas e oportunistas, a sua constante preocupação com a necessidade do desenvolvimento e da aplicação criadora do marxismo.

Nas obras Que Fazer? Problemas Candentes do Nosso Movimento, Um Passo em Frente, Dois Passos Atrás (A Crise no Nosso Partido), Duas Tácticas da Social-Democracia na Revolução Democrática, revela-se o grandioso significado da teoria do comunismo científico na luta libertadora do proletariado e das massas trabalhadoras, expõe-se a doutrina leninista sobre o partido como força dirigente de vanguarda do movimento operário.

Em vésperas do combate decisivo contra a autocracia, Lénine, desenvolvendo a teoria marxista, determinou a táctica do partido na revolução e as suas perspectivas. Desenvolveu as questões relativas à hegemonia do proletariado, à aliança da classe operária com o campesinato, à insurreição armada, à ditadura democrática revolucionária do proletariado e do campesinato. Lénine formulou uma teoria coerente da transformação da revolução democrático-burguesa em revolução socialista.

A derrota da revolução russa de 1905-1907 provocou o desencadeamento violento da contra-revolução. A reacção manifestou-se em todas as esferas da vida social — na ciência, na filosofia, na arte. Neste período excepcionalmente grave e crítico na vida do partido, Lénine, com genial perspicácia, indicou as vías para o avanço ulterior.

Nos anos de reacção subiu para primeiro plano a luta na frente ideológica contra as inúmeras tentativas de revisão da doutrina marxista, das bases teóricas do partido, e de deturpação das suas concepções revolucionárias do mundo.

Lénine travou uma encarniçada luta contra os inimigos do partido - os liquidacionistas, otzovistas, trotskistas e outros oportunistas. Defendeu o partido, ajudou-o a suportar os tempos difíceis e a unir e consolidar as suas fileiras. A situação durante este período e a luta dos bolcheviques pela conservação e o fortalecimento do partido reflectiram-se nos artigos No Caminho, Sobre a Violação da Unidade Encoberta com Gritos de Unidade, incluídos no presente tomo.

A questão nacional, cujo conteúdo e significado são esclarecidos na obra Sobre o Direito das Nações à Autodeterminação, ocupou um importante lugar no trabalho teórico e prático do partido. À política de opressão nacional, de nacionalismo e de chauvinismo, à política de provocação de conflitos entre diferentes nações, contrapôs Lénine a política de coesão e unidade internacionalista dos trabalhadores de diferentes nações na luta contra os opressores. «A plena igualdade de direitos das nações; o direito à autodeterminação das nações; a fusão dos operários de todas as nações — é este o programa nacional que o marxismo ensina aos operários, que ensina a experiência de todo o mundo e a experiência da Rússia» — escrevia Lénine (p. 555).

A obra de Lénine Sobre o Direito das Nações à Autodeterminação desempenhou um enorme papel na educação do partido no espírito do internacionalismo proletário e serve na nossa época de guia seguro na actividade dos partidos comunistas e operários de todos os países. Armados com o programa leninista sobre o problema nacional, os comunistas apoiam calorosamente a luta nacional-libertadora dos povos da Ásia, África e América Latina contra o imperialismo e o feudalismo, dado que esta luta serve a causa da libertação nacional e da vitória sobre as forças da reacção imperialista.

No presente tomo inclui-se a obra Sobre a Tendência Nascente do «Economismo Imperialista», em que Lénine demonstra a ligação indissolúvel do problema da autodeterminação das nações com o problema geral da luta pela democracia na época do imperialismo.

Uma série de escritos que figuram no presente tomo — o manifesto do CC do POSDR A Guerra e a Social-Democracia da Rússia, Acerca do Orgulho Nacional dos Grão-Russos, Sobre a Palavra de Ordem dos Estados Unidos da Europa e O Programa Militar da Revolução Proletária — referem-se ao período da guerra mundial imperialista de 1914-1918. Neles mostra Lénine a situação em que se encontrou o movimento operário internacional quando do início da guerra; desmascara a traição dos dirigentes da II Internacional e dos partidos socialistas da Europa Ocidental; elabora a estratégia e a táctica do partido quanto aos problemas da guerra, da paz e da revolução.

Já nas suas primeiras obras escritas nos anos da guerra imperialista, Lénine deu uma definição científica do imperialismo como fase superior e última do capitalismo. Apoiando-se no estudo profundo da nova época, Lénine descobriu a lei da desigualdade do desenvolvimento económico e político do capitalismo na época do imperialismo. Daí tirou a conclusão da impossibilidade da vitória simultânea da revolução socialista em todos os países e da possibilidade da vitória do socialismo inicialmente num só ou em vários países. Lénine formulou pela primeira vez a sua genial descoberta em Agosto de 1915 no artigo Sobre a Palavra de Ordem dos Estados Unidos da Europa. Era uma nova teoria da revolução socialista, que deu à classe operária internacional uma clara perspectiva de luta, libertou a energia e a iniciativa dos proletários de cada país para a ofensiva contra a sua burguesia nacional e armou-os com a confiança na vitória cientificamente fundamentada. A doutrina de Lénine sobre a possibilidade da vitória do socialismo num só país tornou-se o princípio orientador do Partido Comunista da União Soviética na sua luta pelo triunfo da revolução socialista e pela construção do socialismo na URSS.

O resultado do titânico esforço de Lénine no estudo do imperialismo foi a sua genial obra O Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo. Neste trabalho, Lénine fez um balanço do desenvolvimento do capitalismo mundial no meio século decorrido desde o aparecimento de O Capital de Karl Marx. Apoiando-se nas leis do nascimento, desenvolvimento e decadência do capitalismo, descobertas por Marx e Engels, Lénine, pela primeira vez, fez uma profunda análise científica da essência económica e política do imperialismo. Sintetizando os novos fenómenos da economia do capitalismo mundial, Lénine demonstrou a inevitabilidade da agudização no imperialismo de todas as contradições inerentes à sociedade capitalista. Caracteriza o imperialismo como o capitalismo parasitário, moribundo, em estado de putrefacção, e revela as condições do seu perecimento, a inevitabilidade e a necessidade da substituição do capitalismo por um regime social novo e progressivo — o socialismo; fundamenta a tese de que o imperialismo representa a véspera da revolução socialista. «Isto — escrevia em 1920, no prefácio às edições francesa e alemã do seu livro — foi confirmado à escala mundial desde 1917» (p. 585).

A obra de Lénine O Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo, dirigida contra os ideólogos burgueses e pequeno-burgueses, contra os reformistas e revisionistas, é uma arma de combate na luta contra as modernas «teorias» dos defensores do imperialismo.

As obras de Vladímir Ilitch Lénine incluídas na presente edição estão dispostas por ordem cronológica, com excepção dos quatro trabalhos dedicados ao marxismo com os quais se inicia o primeiro tomo. Todas elas são publicadas segundo o texto das Obras Completas de V. I. Lénine; as referências aos trabalhos de Lénine e a tradução de expressões estrangeiras são dadas na forma de notas de rodapé. As notas aos textos de Lénine estão inseridas no final de cada tomo, assim como o índice de nomes. O índice de assuntos será publicado no t. 3.

Instituto de Marxismo-Leninismo anexo ao CC do PCUS
Editora de Literatura Política


Inclusão 12/09/2009