A aliança operário-camponesa

Vladimir Ilitch Lênin


Fonte: A aliança operário-camponesa, Editorial Vitória, Rio de Janeiro, Edição anterior a 1966 - pags. 7 a 8

Tradução: Renato Guimarães, Fausto Cupertino Regina Maria Mello e Helga Hoffman de "La Alianza de la Clase Obrera y el Campesinado", publicado por Ediciones en Lenguas Extranjeiras, Moscou, 1957, que por sua vez foi traduzido da edição soviética em russo, preparada pelo Instituto de Marxismo-Leninismo adjunto ao CC do PCUS, Editorial Política do Estado, 1954. Capa e apresentação gráfica de Mauro Vinhas de Queiroz

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


Prefácio

capa

Na presente recopilação foram incluídas as principais obras de Vladimir Ilitch Lênin que tratam da aliança entre a classe operária e o campesinato.

A ideia da aliança revolucionária entre os operários e os camponeses, como meio fundamental para derrubar o tzarismo, os latifundiários e a burguesia e criar a sociedade comunista, foi exposta por Lênin pela primeira vez em seu livro Quem São os «Amigos do Povo» e Como Lutam Contra os Social-democratas?, publicado em 1894. Nesta obra, Lênin demonstrava que a classe operária da Rússia, aliada ao campesinato, derrubaria o absolutismo tzarista, e, em seguida, aliada às massas trabalhadoras e exploradas, marcharia diretamente, ao lado do proletariado de outros países, pelo caminho da franca luta política, para a vitória da revolução comunista. Em suas obras posteriores, Lênin fundamentava a ideia de que a aliança entre a classe operária e o campesinato é o princípio supremo da ditadura do proletariado.

A ideia leninista da aliança entre a classe operária e o campesinato converteu-se no princípio que orienta toda a atividade do Partido Comunista da União Soviética, fundado por Lênin. Esta aliança é o fator primordial que determinou as vitórias de alcance histórico universal do povo soviético, assim como a solidez e o poderio do Estado socialista soviético.

As obras de Lênin dedicadas à aliança entre a classe operária e o campesinato forneceram às massas trabalhadoras de nosso país uma arma ideológica para lutar pelo socialismo e as inspiram em sua luta pela edificação do comunismo.

A experiência do Partido Comunista da União Soviética no que diz respeito à criação e ao fortalecimento da aliança entre a classe operária e o campesinato ajuda os Partidos

Comunistas e Operários dos demais países a lutar pela democracia e pelo socialismo.

Na presente recopilação, os trabalhos de V. I. Lênin são publicados na íntegra, com exceção de algumas obras extensas, das quais se publicam seções ou capítulos isolados.

Os trabalhos são publicados por ordem cronológica. Todos seguem o texto correspondente à 4ª edição em russo das Obras de V. I. Lênin.


Inclusão: 31/01/2022