Karl Liebknecht

Foto do autor
1871-1919
Obras disponíveis

Assim, execrando tudo o que há de hostil ao povo, o povo exprime seu amor pelo povo, e é no fim das contas unicamente disso que se trata. Devemos portanto educar o povo para fazê-lo amar o chicote que lhe aplica uma surra? Não, é preciso odiar o chicote, é preciso odiar a opressão que vocês propagam, assim como odiar a falta de igualdade de direitos. Odiar a exploração e odiar a nossa ordem social, responsável pela miséria do povo. Mas é preciso amar todos os que contribuem para o orgulho do povo. (Rezem e Atirem, 1912)

Filho de Wilhelm Liebknecht, um dos fundadores do Partido Social-Democrata Alemão - SPD (Sozialdemokratische Partei Deutschlands) Karl Liebknecht estudou para ser advogado tendo defendido inúmeros Social-democratas em processos políticos. Foi um líder do movimento socialista e tornou-se importante figura na luta contra o militarismo.

Como Deputado do Reichstag foi um dos primeiros representante do SPD a quebrar a disciplina partidária e votar contra os créditos de guerra em dezembro de 1914. Por conta de sua oposição à guerra, teve sua imunidade parlamentar cassada e foi preso.

Tendo sido libertado pela revolução de novembro imediatamente reintegrou-se à luta política e, juntamente com Rosa de Luxemburgo foi um dos fundadores do novo Partido Comunista Alemão - KPD (Kommunistische Partei Deutschlands). Em janeiro de 1919, com a aprovação tácita do SPD, oficiais militares assassinaram Karl Liebknecht e Rosa de Luxemburgo.

Obras disponíveis
1908 - ago O movimento operário e a organização da juventude
1912 - mar Rezem e Atirem
1914 - dez Carta à Redação do «Labour Leader» — texto em Português da Galiza
1916 1 de Maio de 1916 — texto em Português da Galiza
1918 - nov Os Próximos Objetivos da Vossa Luita! — texto em Português da Galiza
Textos em espanhol
Seção em espanhol do MIA

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 05/11/2005
Última atualização: 27/12/2023