O Jovem Hegel e os Problemas da Sociedade Capitalista

Georg Lukács


Capítulo II - A Crise das concepções sociais de Hegel e os começos do seu método dialético
5 – Os primeiros estudos econômicos


É aqui, no ponto crucial do estudo da biografia filosófica de Hegel, no ponto em que as inter-relações concretas do desenvolvimento de sua dialética com seus estudos econômicos poderiam ser reveladas, as fontes históricas estão completamente ausentes. É aqui que temos que proceder apenas de comparações e conjecturas. Felicidade é também que Rosencrantz disse pelo menos a data do início dos estudos de Hegel sobre economia política. Aquela fonte, que Rosencrantz ainda tinha, foi perdida.

Não é por acaso que é dessa parte da herança de Hegel que não há mais vestígios. Entre os estudantes diretos de Hegel, não havia nenhum que descobrisse pelo menos uma sombra de compreensão dos problemas econômicos, sem mencionar a importância do desenvolvimento de problemas econômicos para o surgimento do sistema e da metodologia de Hegel. Mesmo nos trabalhos publicados de Hegel, nos quais essas conexões entre eles aparecem explicitamente ("Fenomenologia", "Filosofia do Direito", etc.), eles não perceberam o significado desses problemas.

O atraso das relações sociais na Alemanha levou ao fato de que mesmo os maiores gênios filosóficos da época, até mesmo Hegel, tinham um reflexo teórico das contradições sociais idealisticamente postas em suas cabeças.

Seus alunos, cuja juventude já estava no período da Restauração, carecem de qualquer compreensão da economia política e de seu significado para a solução de problemas sociais. E isso é igualmente verdadeiro para a direita reacionária dos hegelianos, assim como para o centro liberal e a esquerda. A indecisão na análise dos problemas mais importantes da sociedade, característica dos liberais da década de 1830, também se revela em sua total falta de compreensão da economia. Foi apenas a intensificação da luta de classes na Alemanha no início dos anos 40 que despertou no hegelianismo certo interesse em problemas econômicos, embora não se baseasse em sólidos conhecimentos e trabalhos sérios, como foi o caso de Hegel. A "reformulação filosófica" das categorias econômicas, tanto dos clássicos da economia política inglesa quanto dos grandes socialistas utópicos, foi reunida entre os hegelianos.

Somente nos trabalhos juvenis dos fundadores do materialismo dialético — Marx e Engels — nos deparamos não apenas com um conhecimento profundo e sério no campo da economia política, mas também com uma compreensão consciente do fato de que é nessa área que os problemas mais importantes da dialética precisam ser estudados. revelar no material, que ainda não foi conscientemente processado pelos clássicos da economia política burguesa e utópicos, suas leis e princípios decisivos, e assim revelar a contradição dialética das leis desenvolvimento.

Já no brilhante trabalho do jovem F. Engels, publicado nos “Anuários Franco-Alemães”, “Esboço para a Crítica da Economia Política”, o elo entre a economia política e a dialética metodologicamente está em primeiro plano. Marx também presta grande atenção a esse problema em seus "Manuscritos Econômicos e Filosóficos de 1844". Toda a última seção do trabalho é dedicada à crítica da "Fenomenologia do Espírito" de Hegel e Marx, com toda a crítica afiada e decisiva do idealismo hegeliano, enfatiza o importante papel positivo que a economia política desempenha no desenvolvimento da dialética hegeliana e especialmente a categoria de trabalho entendida como os clássicos da economia política inglesa. . Depois, eles escreveram excelentes escritos polêmicos contra Bruno Bauer, Max Stirner, Proudhon, etc., oferecem uma série de profundas e ilustrativas observações sobre todo este contexto.

É característico do oportunismo dos líderes da Segunda Internacional que a maior parte dessas obras, cujo valor elas não apreciavam, permaneceu por muito tempo nos arquivos. A influência do oportunismo levou a um quase completo equívoco do sentido da dialética, e as vacuidades metafísicas vulgares que eram amplamente difundidas então deram origem a uma atmosfera na qual era fácil distorcer os resultados claramente formulados de estudos políticos de Marx.

Somente os maximalistas travaram uma luta consistente contra o oportunismo em todas as áreas. Lênin foi o único que, apesar de não ter tido a oportunidade de se familiarizar com a maior parte do trabalho preparatório de Marx, com sua profundidade característica apreciou sua análise do conceito hegeliano. Ele escreveu: "É impossível entender completamente o Capital de Marx, e especialmente seu Capítulo 1, sem ter estudado e entendido toda a Lógica de Hegel. Consequentemente, nenhum dos marxistas entendeu Marx meio século depois !!"(1).

Rosencrantz - um defensor do liberalismo e do chamado "centro" na era da decomposição do hegelianismo, é claro, não tinha o significado da importância dos estudos econômicos de Hegel para o desenvolvimento da dialética. Para que o leitor possa imaginar quão insignificante é a base de estudo da fonte desses estudos é a filosofia de Hegel, tudo o que o Rosencrantz se refere ao analisar este tópico em sua biografia será dado mais tarde; nas biografias posteriores de Hegel, esses materiais são apenas reescritos. Os manuscritos de Hegel descobertos nas últimas décadas forneceram material muito valioso sobre as atividades econômicas de Hegel no período de Jena, mas o período de Frankfurt, como antes, está envolto em trevas.

Rosenkrantz observa que em Frankfurt, Hegel começou a lidar com problemas econômicos e, acima de tudo, devido ao seu interesse na situação na Inglaterra. Ele leu jornais regularmente e fez extratos detalhados deles (eles também desapareceram, como seria de se esperar). Rosencrantz diz: "Ao mesmo tempo, ele novamente prestou muita atenção à área de política, acreditando que desse modo aumentando sua participação nela. Na área de herança e relações de propriedade, ele estava particularmente interessado na Inglaterra, em parte devido ao desejo comum ao século passado de considerar a constituição. A Inglaterra como um ideal, em parte devido ao fato de que em nenhum país da Europa as formas de herança e propriedade se desenvolveram de maneira tão multilateral como na Inglaterra, e em nenhum lugar esse desenvolvimento correspondeu a um igualmente rico e variado relacionamento pessoal, com grande esforço”(2). Isto é seguido por uma descrição detalhada do sistema carcerário na Prússia por Hegel.

Rosencrantz não dá aqui, infelizmente, nenhuma data. Isso é ainda mais triste porque, como o leitor de nossa pesquisa pode facilmente ser convencido, ele interpreta erroneamente a atitude de Hegel em relação à Inglaterra. Não há um único comentário de Hegel que comprove que ele era um grande admirador da constituição inglesa e até mesmo viu um modelo nela. No periodo de Berna, por razões óbvias, ele não lidou de maneira alguma com os problemas da Inglaterra. Na tradução e no comentário do folheto de Cart feita nos primeiros anos do período de Frankfurt, Hegel, ao contrário, criticou duramente a política reacionária da Inglaterra, que foi uma reação à Revolução Francesa. O interesse de Hegel pela Inglaterra emergiu, obviamente, no curso de suas reflexões em Frankfurt sobre a essência e as leis da sociedade burguesa. É por isso que, para a biografia de Hegel, seria importante e interessante saber a época do início desses estudos,

Mas Hegel começou a estudar cuidadosamente não apenas a vida econômica da Inglaterra, mas também a teoria da economia política. Rosencrantz escreve sobre esses estudos: "Todos os pensamentos de Hegel sobre a essência da sociedade civil, sobre necessidades e trabalho, sobre a divisão de trabalho e riqueza dos estamentos, sobre o exército e a polícia, impostos, etc., estão finalmente concentrados em um comentário sobre a tradução alemã de Stewart, que ele compilou de 19 de fevereiro a 16 de maio de 1799 e que foi completamente preservado .Ele contém uma série de idéias magníficas sobre política e história, muitas observações sutis. Stewart é um seguidor do mercantilismo.Com um pathos nobre, citando muitos exemplo interessantes, Hegel atacou obsoleto no sistema mercantilista, procurando salvar a alma do homem nas condições de concorrência em matéria de trabalho e o tráfego ".(3)

Não falemos da pobreza e insensatez dessas observações do primeiro biógrafo de Hegel. Mas, mesmo a partir dessa pequena passagem, fica claro como a evidência importante do desenvolvimento das visões de Hegel foi perdida. Afinal, Hegel abordou os problemas da economia política do ponto de vista de sua crítica da positividade, e poderíamos ter uma compreensão mais clara de sua atitude inicial em relação à sociedade burguesa se ele conhecesse seus primeiros escritos polêmicos sobre teoria econômica.

Deve-se acrescentar que a passagem do livro de Rosencrantz representa uma tarefa que ainda não foi solucionada. Na última frase, Rosencrantz diz que no mecanismo da sociedade capitalista, Hegel tentou salvar a alma do homem. Essa frase dá a impressão de que, no início de sua pesquisa econômica, Hegel era um defensor do romantismo econômico. Mas à luz do posterior desenvolvimento das visões de Hegel, especialmente das visões filosóficas e sócio-críticas, a implausibilidade de tal versão é óbvia. As famosas palavras de que tudo real é racional e tudo o que é racional é real, embora tenham sido expressas por Hegel muito mais tarde, formando, a partir de Frankfurt, a direção principal de seu pensamento.

O estudo dos manuscritos econômicos de Iena, de Hegel, mostrará quão próximos estão seus pontos de vista à economia política clássica inglesa, que revelou cinicamente, impiedosamente e de forma verdadeira as abominações e vilezas da sociedade capitalista, mas ao mesmo tempo reconheceu sua progressividade. Acreditamos que a observação de Rosencrantz se baseia no fato de que ele não entendia os pensamentos de Hegel. Mas como é impossível provar essa estimativa e há uma possibilidade abstrata de que o jovem Hegel tenha experimentado um curto período de entusiasmo pelo romantismo econômico, nossa rejeição à interpretação dada por Rosencrantz só pode ser considerada uma hipótese. No entanto, estamos confiantes de que o leitor concluirá de todo o estudo do desenvolvimento das visões do jovem Hegel que nossa hipótese está correta.

É difícil identificar a influência direta dos pontos de vista de Stuart sobre um ou outro problema econômico em Hegel. Isto é explicado não apenas pelo fato de que seu comentário sobre o trabalho de Stuart foi perdido e é impossível entender quais posições causaram maior impressão no jovem Hegel, com o qual ele concordou, quais ele rejeitou, etc., mas também que a anotação do trabalho de Stuart não foi acompanhada. aplicação direta de novas idéias econômicas à análise da sociedade burguesa. A descontinuidade no desenvolvimento dos pontos de vista de Hegel, já notada por nós ao descrever a crise de Frankfurt, é revelada durante esse período. Depois de três meses de reflexão sobre os problemas da economia política, Hegel retornou ao seu principal trabalho no período de Frankfurt, "O Espírito do Cristianismo". É verdade que examina, como mostramos, os problemas da sociedade burguesa, mas seu tema imediato é diferente, e uma mudança em suas visões sociais e econômicas é revelada apenas em lugares separados e em uma forma filosófica geral. Temos apenas manuscritos do período de Iena, nos quais os problemas da sociedade burguesa e a perspectiva econômica desempenham um papel distinto e significativo, direta e detalhadamente. A extensão em que esses problemas foram abordados na última obra de Frankfurt de Hegel - no fragmento do sistema (1800) - não é conhecida, já que este trabalho, como veremos, foi perdido, com a exceção de dois pequenos fragmentos. Mas nos manuscritos de Iena pode-se ver claramente o conhecimento das obras não só de Stewart, mas também de Adam Smith. E, no entanto, devido à extrema abstração filosófica dos argumentos de Hegel sobre economia política e seu interesse principalmente em problemas gerais, é difícil apontar a influência das opiniões econômicas de Steuat sobre Hegel.

Em todo caso, é altamente provável que o estudo do trabalho de Adam Smith represente um ponto de virada no desenvolvimento das visões de Hegel, porque o problema do trabalho, como principal modo de atividade humana, como na terminologia de Hegel, a identidade do sujeito e do objeto. que elimina a objetividade morta como uma força motriz do desenvolvimento, graças à qual uma pessoa age como resultado de suas próprias atividades. O problema, cuja solução mostra que a filosofia de Hegel se move paralelamente à economia política inglesa clássica, apareceu primeiro em Hegel, obviamente, no decorrer do estudo das obras de Adam Smith. Nem o estudo das relações econômicas da Alemanha, que estava atrasado no desenvolvimento do capitalismo, nem o estudo da obra de Stuart, poderiam dar tal ímpeto.

Mais uma vez, propomos hipóteses e contamos com comparações, plenamente conscientes disso. A primeira evidência documental de que Hegel conhecia o trabalho de Adam Smith está contida em manuscritos publicados recentemente para as conferências de Iena de 1803-1804.(4) Hegel aqui se refere à posição de Smith sobre o desenvolvimento das forças produtivas devido à divisão do trabalho dentro da empresa, e claramente escreve o nome de Smith nos campos. Mas já no "Sistema de Moralidade" (1802), semelhante, como veremos, embora não tão desenvolvido, a compreensão da divisão do trabalho é central. É bastante confiável que, já no início do período de Iena, Hegel conhecesse os trabalhos de Adam Smith e, assim, pelo menos parcialmente, superasse a unilateralidade e a imperfeição da economia política de D. Stewart.

Mas acreditamos que a controvérsia de Hegel com a economia política inglesa clássica cai mais cedo, na época do trabalho preparatório para o Fragmento do Sistema. É verdade que esse trabalho não nos dá quase nada, já que nas passagens que nos restam podemos encontrar apenas indícios superficiais de problemas econômicos, mas não há indicações: como se pensava na estrutura de todo o trabalho, o quanto estava realmente completo. Mas entre as construções religiosas e filosóficas extremamente sombrias há um lugar notável, que, sendo comparado com a interpretação do período de Iena, nos permite lançar luz sobre alguns aspectos do desenvolvimento dos pontos de vista de Hegel.

Nesse fragmento, ele fala sobre a atitude religiosa de uma pessoa para com os vivos e, sobre a remoção da objetividade, a positividade morta em relação às pessoas e coisas. Hegel discutirá os problemas filosóficos e sociais que surgem nesta conexão em uma seção diferente. Aqui nós selecionamos um momento. Hegel escreve: "... é necessário que ele (homem.- G.L.) considerava-se em forte relacionamento com os objetos e manteria sua objetividade até a completa destruição. " a solução na teoria do sacrifício é uma teoria muito peculiar e imbuída de um profundo misticismo. Um homem, argumenta ele, "não seria capaz de se unir com a vida infinita, se tivesse guardado alguma coisa para si, por estar ansioso pelo dominio ou fosse dependente. Portanto, a partir de sua propriedade, a necessidade de que é o seu destino, ele sacrifica apenas alguma coisa, pois o seu destino é necessário ... Apenas através da falta de sentido desta destruição”(5).

Essa ideia à primeira vista parece ser extremamente mística e sombria. A vítima aparece aqui como um resultado religioso da inevitabilidade e positividade "fatal" do mundo da propriedade privada - a sociedade burguesa. Para nós aqui, é interessante contrastar a vítima como “destruição sem objetivo”, como “destruição em prol da destruição” para “destruição expedita”, completamente incompreensível, porém, deste texto. O fragmento, uma parte da qual é citado aqui, é colocado na última página, no final do manuscrito hegeliano.

Como aqui Hegel nunca explica o conteúdo que ele coloca em um conceito tão importante quanto a noção de "destruição finalistica", pode-se supor que essa categoria foi divulgada em detalhes em um manuscrito anterior, agora abolido. No entanto, mesmo a partir da citação acima, fica claro que “destruição finalística” significa uma atitude cotidiana normal de uma pessoa para o mundo objetivo. O sacrifício é projetado para levar uma pessoa para fora dessa área.

Nós ainda não estamos preocupados com o que Hegel significa, sacrifício. Nossa análise subseqüente, especialmente da teoria social de Hegel sobre o período de Iena, mostrará que isso não é de modo algum religioso-místico, que a questão está intimamente ligada às ilusões de Hegel, que ele estava alimentando na resolução das contradições da sociedade burguesa. Aqui somos confrontados com a noção oposta de “destruição finalistica” de objetos. Uma compreensão exaustiva dessa definição aparentemente extremamente obscura vem do Sistema de Moral de Jena, escrito dois anos depois. Estamos falando de trabalho. Em "O Sistema da Moralidade", Hegel define o trabalho de uma maneira ligeiramente diferente - na terminologia característica dos primeiros anos de Iena e consoante com Schelling - como "destruição de um objeto", mais precisamente, como a destruição expediente do objeto. A primeira tríade dialética, de onde vem Hegel, é uma necessidade - trabalho - prazer. Trabalho é definido da seguinte forma: "... a destruição de um objeto, ou contemplação, mas como um momento, então essa destruição é substituída por outra contemplação, ou um objeto; ou - a identidade pura é fixa, a atividade destrutiva ... o objeto não é destruído como um objeto, mas depende de outro ... Mas essa destruição é trabalho"(6). É verdade que essa definição não tem a palavra "expediente", mas se você seguir de perto o raciocínio de Hegel nesse trabalho, poderá ver como ele volta do trabalho para uma ferramenta, de uma ferramenta para um carro e entender que a palavra está faltando aqui o pensamento existe, e a palavra foi omitida porque ela própria estava implicada neste contexto. A conexão entre expediente e trabalho em geral passa a ser a idéia principal da dialética hegeliana. E na Lógica, ao discutir os problemas da teleologia, o trabalho desempenha um papel extremamente importante, como apontado por V.I. Lenin em suas observações a esses argumentos de Hegel. Acreditamos que o conceito de trabalho como a categoria mais importante do conceito hegeliano de história no “Sistema de Moralidade” de Iena já existia na parte perdida do “Fragmento do Sistema” de Frankfurt.

É extremamente difícil traçar a influência específica dos economistas britânicos nas idéias de Hegel. No entanto, há uma série de características que indubitavelmente indicam que a leitura de Stewart teve um efeito bastante sério em Hegel. Stewart, entre os clássicos da economia política inglesa, como escreveu Marx(7), é na verdade um historiador da economia política, ele está mais interessado na história social do surgimento do capitalismo do que em suas leis internas, às quais prestou muito menos atenção do que os clássicos da economia política inglesa. No período em que Hegel fundamentou filosoficamente a necessidade histórica da sociedade burguesa, ele seria grandemente influenciado pelo enorme material factual coletado nas obras de Stuart, seu esforço constante para apontar a diferença entre as economias da antiguidade e da modernidade.

Deve-se acrescentar que foram certas limitações de Stewart, o fato de que seus pontos de vista eram mais baixos no nível dos pontos de vista de A. Smith, tornou seu trabalho mais atraente para o jovem Hegel do que as idéias mais claras e convincentes de A. Smith. Desde que Hegel está lutando com a positividade morta, ele procura superar, com A. Smith, o legado da economia política anterior, a fetichização de várias categorias por ele. Esses pontos de vista, no entanto, tinham raízes profundas na economia dos países economicamente atrasados. Uma consistente interpretação burguesa da relação entre a economia e o Estado poderia surgir apenas na própria Inglaterra - com Smith e Ricardo. Se tomarmos os economistas franceses do período napoleônico, não podemos deixar de ver, o que Marx apontou constantemente, remanescentes das visões teóricas anteriores sobre a questão da relação entre a economia e o Estado. Isso é típico da Alemanha em um grau ainda maior. A partir da história do lento desenvolvimento da economia política na Alemanha, sabemos que as ilusões sobre o papel econômico do Estado persistiram depois de Hegel e depois se transformaram em apologética direta (basta lembrar Lassalle ou Rodbertus. Se considerarmos também que Hegel estava cheio de ilusões no período Jena) No que diz respeito à resolução das contradições da sociedade burguesa, sobre a qual falaremos mais adiante, fica claro que, nessa questão, Hegel era mais inclinado a Stewart do que a Smith.

Mas há outra questão crucial na qual Hegel permanece ao longo de sua vida no ponto de vista de Stewart e nunca chega a esse ponto na compreensão das leis do capitalismo, que são inerentes a A. Smith e D. Ricardo. Temos em mente o problema do trabalho excedente e da mais-valia. Marx, em sua crítica à economia política de Stuart, ressaltou que Stewart é cativado por velhas idéias sobre os lucros derivados da alienação, o lucro sobre a alienação. É verdade que Stewart distingue entre lucros positivos e relativos. Este último é o lucro da alienação. Do primeiro, Marx diz: "O lucro positivo surge de" um aumento no trabalho, diligência e habilidade ". Stewart não tenta perceber como surge a partir deste aumento. Sua adição é sobre o valor de troca(8).

Se examinarmos mais detalhadamente as visões econômicas de Hegel do período de Jena, não é difícil ver quão profundamente ele está preso nessa visão confusa e retrógrada da Inglaterra.

É verdade que ao adquirir visões mais progressistas como resultado do estudo das obras de Adam Smith e da vida econômica da própria Inglaterra, Hegel esclarece a inconsistência do capitalismo, uma certa oposição entre capital e trabalho e fala abertamente sobre elas, mas nunca penetrou no segredo da exploração capitalista real. a compreensão é tão próxima quanto os clássicos da economia política burguesa. Essa limitação foi preservada ao longo de toda a sua vida e deve-se ao fato de que, percebendo o oposto do capital e do trabalho, Hegel deriva apenas do conhecimento das relações econômicas internacionais, e não da experiência real que experimentou, não da real compreensão do capitalismo. Em outras palavras, essa limitação de Hegel reflete no pensamento do atraso capitalista da Alemanha.

Escusado será dizer que esta limitação não só não é superada, mas é reforçada pela natureza idealista dos pontos de vista de Hegel, especialmente devido à interpretação frontal invertida da relação entre lei e estado, por um lado, e a economia, por outro. Mas as raízes sociais da natureza idealista das visões de Hegel, como notado, são as mesmas. O atraso econômico da Alemanha tem um impacto sobre todos os pontos de vista de Hegel, e não apenas na solução de problemas individuais e não diretamente, isto é, nem sempre implica uma distorção direta de suas abordagens brilhantes para uma compreensão correta da sociedade burguesa. Seu impacto em seu pensamento, pelo contrário, é muito diversificado, complexo e mediado por várias partes.

Mais tarde, as tentativas de sistematizar as visões econômicas no período de Jena serão analisadas em detalhes. Aqui, deve-se, pelo menos brevemente, indicar os resultados imediatos dos estudos de Hegel sobre economia política e caracterizar sua abordagem dos problemas da sociedade burguesa. O momento decisivo de sua interpretação já está contido na citação acima do "Fragmento do Sistema": aqui Hegel vê a economia, a vida econômica do homem, sua condicionalidade nas relações econômicas das pessoas entre si e com as coisas, como um "destino" irresistível. seguinte parágrafo). As origens desse conceito já podem ser encontradas nos primeiros esboços do período de Frankfurt, onde Hegel realizou uma análise complexa de como as relações de propriedade podem estar ligadas ao amor.

Mas o fato de que houve um episódio aqui se torna uma questão central; que havia um problema de amor subjetivo, aqui aparece como destino do representante da mais alta religiosidade - Jesus. A essência do conceito de destino no período de Frankfurt é que os resultados da luta com forças hostis e a rejeição da luta, segundo Hegel, são os mesmos do ponto de vista do destino, que é expresso na opinião de Hegel, a inevitabilidade do destino(9). E, embora neste ponto, o raciocínio de Hegel pareça místico, é aqui que sua compreensão mais realista da sociedade e da história se manifesta em comparação com outros filósofos alemães desse período: a negação da ilusão muito comum de pensar que ainda ocorre hoje como se uma pessoa pudesse ficar acima de sua tempo, sobre a sua sociedade, como se uma abordagem teórica ou prática da sociedade fosse possível, como se fosse do exterior desta sociedade.

A propriedade é interpretada no "Espírito do Cristianismo" como a inevitabilidade do destino. Visto que aqui Hegel concentra suas reflexões religiosas e filosóficas sobre a viabilidade dos ensinamentos de Jesus na sociedade, é claro que ele retorna constantemente à famosa parábola do Novo Testamento: Jesus aconselhou um jovem rico a renunciar à riqueza para alcançar a salvação religiosa.

Lembre-se que no período de Berna, Hegel se referiu a este lugar da Bíblia. Mas nesse período, Hegel vê a expressão da essência do cristianismo na medida em que é dirigida exclusivamente ao indivíduo, à "pessoa privada". Para Hegel, o conteúdo econômico não constitui objeto de controvérsia.

Agora estamos falando sobre isso. E com muito mais profundidade. No esboço do “Espírito do Cristianismo”, as relações econômicas são consideradas apenas em termos da abdicação da riqueza de Jesus. Propriedade e propriedade não podem ser um “belo relacionamento”, então Jesus se afasta deles.

Mais tarde, Hegel deixa de lado os compromissos decorrentes de uma base subjetiva com a qual ele lidou. "O reino de Deus", escreve Hegel, "o estado da dominação da divindade, assim, todas as definições e todos os direitos são removidos; daí as palavras dirigidas ao jovem: vender sua propriedade - é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus; daí a negação de toda propriedade e qualquer herança por Cristo; o tipo de relacionamento com o pai, a família, a propriedade não poderia se tornar um relacionamento maravilhoso, então eles absolutamente não deveriam ser, de modo que pelo menos não houvesse oposição ..."(10) Não há mais conclusões definitivas neste esboço.

Bastante diferentes ênfases em local apropriado no texto principal manuscrito. Nós mostramos que nesta obra de Hegel é muito mais perto de um entendimento, para a direita em relação à pessoa de Jesus do que no período Bernese. Afinal, nas obras do período de Berna, ele ainda não foi avaliado tão drasticamente os ensinamentos de Jesus e enviou críticas venenosas e venenoso contra o Cristianismo e não contra a igreja. Agora ele novamente lembra a parábola do jovem rico: "O próximo requisito - sacudir cuidar da vida, desprezam riquezas -, bem como a observação (Mateus XIX, 23.), Como um homem rico dificilmente entrará no reino dos céus, não podemos dizer nada. é apenas uma ladainha, permitido apenas em sermões ou em verso, para uma tal exigência não contém, do nosso ponto de vista, a verdade. a propriedade e seu destino tornou-se muito importante para nós, para a reflexão deste tipo seria aceitável para nós? rejeição deles concebível. No entanto, não podemos aceitar que a riqueza e os privilégios associados e cuidados trará, inevitavelmente, a uma determinada pessoa (Bestimmtheiten), limites ... e relações de dependência; dentro desses limites é, no entanto, um lugar para a virtude e dever, mas eles não permitem que a integridade da plenitude da vida, porque a vida está associada a objetos, com as condições que estão fora deles, porque a vida é dada como pertencentes a ela que ela nunca poderia ser seus membros. A riqueza inevitavelmente revela seu oposto ao amor, ao todo, já que é um direito e é percebido como uma diversidade de direitos, com o resultado de que a virtude diretamente relacionada, integridade e todos os outros possível dentro deste círculo de virtude deve ser ligado com uma excepção, e cada acto de si virtude é o oposto. Sobre o sincretismo de servir a dois senhores, e não há nada que pensar, como a incerteza e não pode ser conectado, mantendo a sua forma"(11).

É óbvio que Hegel deu um grande passo em frente no reconhecimento da necessidade da sociedade burguesa, embora expresse sua visão na terminologia mística inerente ao conceito de destino. Se refletirmos sobre a passagem anterior, é óbvio quão inseparável é a conexão entre a controvérsia de Hegel e a ética de Kant, enfatizando a inevitabilidade do conflito de deveres com o conceito gradualmente emergente de sociedade. Uma análise mais aprofundada do manuscrito principal do período de Frankfurt mostrará que a compreensão da natureza trágica e antagônica das contradições intratáveis ​​se desenvolve então naquele conceito de religiosidade e a pessoa de Jesus, com a qual Hegel tenta resolver e remover essas contradições durante o período de Frankfurt. Trata-se da contradição interna de toda a dialética idealista de Hegel, que depois ele alcançou um nível mais alto.

continua>>>

Notas de rodapé:

(1) Lenine, Cadernos filosóficos, loc.cit., p. 99. (retornar ao texto)

(2) Rosencrantz, p, 85. (retornar ao texto)

(3) Rosencrantz, p, 86. (retornar ao texto)

(4) Realphilosophie, vol. I, p. 239. (retornar ao texto)

(5) Nohl, p. 349 e ss. (retornar ao texto)

(6) Lasson, p. 420. (retornar ao texto)

(7) Theorien über den Mehrwert (Teorias sobre a mais valia), loc. Cit. vol I. p 32. (retornar ao texto)

(8) Theorien über den Mehrwert (Teorias sobre a mais valia), loc. Cit. vol I. p 30. (retornar ao texto)

(9) Nohl, p. 284. (retornar ao texto)

(10) Nohl, p. 297. (retornar ao texto)

(11) Nohl, p. 273. (retornar ao texto)

Inclusão 31/07/2019