Reforma ou Revolução

1900


Escrito: 1900. Revisto em 1908.
Primeira Edição: 1900 (segunda edição revista 1908).
Fonte: "Social Reform or Revolution", by Rosa Luxemburg, Militant Publications, London, 1986 (no copyright).
Tradução de: .....

Transcrição de: Fernando Araújo.
HTML de: José Braz The Marxists Internet Archive.
Direito de Reprodução: Luxemburg Internet Archive (marxists.org), 2002. A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Prefácio

Primeira Parte

1. O Método Oportunista
2. A Adaptação do Capitalismo
3. A Realização do Socialismo pelas Reformas Sociais
4. A Política Alfandegária e o Militarismo
5. Consequências Práticas e Carácter Geral do Revisionismo

Segunda Parte

1. O Desenvolvimento Econômico e o Socialismo
2. Os Sindicatos, as Cooperativas e a Democracia Política
3. A Conquista do Poder Político
4. A Derrocada
5. O Oportunismo na Teoria e na Prática

Índice de Nomes


Prefácio

A primeira vista, o título deste livro pode parecer surpreendente. Reforma social ou revolução? Pode, portanto, a social-democracla opor-se às reformas sociais? Ou pode Impor a revolução social, a subversão da ordem estabelecida, que é o seu objectivo social último? Evidentemente que não. Para a social-democracia lutar dia a dia, no interior do próprio sistema existente, pelas reformas, pela melhoria da situação dos trabalhadores, pelas Instituições democráticas, é o único processo de iniciar a luta da classe proletária e de se orientar para o seu objectivo final, quer dizer: trabalhar para conquistar o poder político e abolir o sistema salarial. Entre a reforma social e a revolução, a social-democracia vê um elo Indissolúvel: a luta pela reforma social é o meio, a revolução social o fim.

Esses dois elementos fulcrais do movimento operário encontramo-los opostos, pela primeira vez, nas teses de Edouard Bernsteln, tal como foram expostos nos seus artigos sobre os problemas do socialismo, publicados no Neue Zeit em 1897-1898 ou ainda no seu livro Intitulado: Die Voraussetzungen des Sozialismus und die Aufgaben der Sozialdemokratie. Toda a sua teoria visa uma única coisa: conduzir-nos ao abandono do objectivo último da social-democracia, a revolução social e, inversamente, fazer da reforma social, simples meio da luta de classes, o seu fim último. O próprio Bernsteln exprimiu essas opIniões da maneira mais transparente e mais característica ao escrever: "O objectivo final, qualquer que seja, não é nada; o movImento é tudo".

Ora, o objectivo final do socialismo é o único elemento decisivo na distinção do movimento socialista da democracia burguesa e do radicalIsmo burguês, o único elemento que, mais do que dar ao movimento operário a tarefa inútil de substituir o regime capitalista para o salvar, trava uma luta de classe contra esse regime, para o destruir; posto isto, a alternativa formulada por Bernstein; "reforma social ou revolução", corresponde para a social-democracia à questão: ser ou não ser .

Na controvérsia entre Bernstein e os seus partidários, o que está em jogo – e no partido cada um deve ter consciência disso – não é este ou aquele método de luta, nem o emprego desta ou aquela táctica mas a própria exIstência do movimento socialIsta.

É duplamente Importante que os trabalhadores tenham consciência desse facto porque é precisamente deles que se trata, da sua influência no movimento e porque é a sua pele que aqui querem vender.

A corrente oportunista no Interior do partido encontrou, graças a Bernstein, a sua formulação teórica, que é unicamente uma tentativa inconsciente de assegurar a predominância dos elementos pequeno-burgueses, aderentes ao partido, e inflectir a prática transformando, no seu espírito, os objectivos do partido.

A alternativa: reforma social ou revolução, objectivo final ou movimento é, sob outra capa, a alternativa entre o carácter do pequeno-burguês ou proletário do movimento operário.


Inclusão 15/01/2005