25° Aniversário da Morte de Marx

Rosa Luxemburgo

15 de Março de 1908


Fonte: Le Socialisme, 15 de março de 1908, na ocasião do 25° aniversário da morte de Marx.

HTML: Fernando Araújo.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Geralmente, é somente após a morte deles que o valor científico dos maiores pensadores é plenamente reconhecido. O tempo os dá sua completa importância.

Mas há uma razão muito específica pela qual, conforme o dia no qual nós perdemos o autor fica mais distante, a teoria marxista crescentemente penetra a camada social e encontra novos partidários.

A teoria marxista não é nada mais do que o reflexo científico da luta de classes gerada pelo capitalismo com a inevitabilidade de uma lei natural.

A contínua extensão e a crescente força desta teoria são consequências da lei do desenvolvimento capitalista descoberta por Marx: qualquer país no qual o capitalismo penetrou ou a luta de classes tenha começado é um novo campo aberto ao marxismo.

E este é o motivo pelo qual hoje, vinte e cinco anos após a morte de Marx, o estrondo da Revolução Russa anuncia que graças ao capitalismo uma vasta teoria tem sido anexada ao pensamento marxista.


Inclusão 15/03/2009