À Conferência de União das Organizações Socialistas em Manchester

Rosa Luxemburgo

28 de Setembro de 1911


Primeira Edição/Fonte: Justice, 7 de outubro de 1911, p.7. Justice era o jornal do grupo Marxista Britânico, a Federação da Social Democracia, posteriormente, BSP.

HTML: Fernando Araújo.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


À Conferência de União das Organizações Socialistas em Manchester

Queridos Camaradas, – É um grande prazer que nós recebemos a intimação de sua Conferência de União, e mandamos nossos melhores votos ao sucesso de suas deliberações. Em comum com o organizado Proletariado Socialista do Mundo, nós também consideramos a unificação dos elementos Socialistas reais na Grã-Bretanha como uma questão do maior interesse, não apenas aos britânicos, mas também ao movimento internacional da classe trabalhadora. Nós estamos convencidos de que a união das duas mais antigas e importantes organizações Socialistas da Inglaterra, o S.D.P. e o I.L.P, é uma necessidade urgente, no sentido de se inspirar com o pensamento Socialista e a idéia da luta de classe proletária as massas do proletariado britânico organizado em sindicatos e para assegurar a influência necessária para colocar a política do Partido Trabalhista em uma base Socialista. Apenas quando todos os verdadeiros Socialistas da Inglaterra avançarem unidos é que nós poderemos ter êxito em harmonizar a prática política da luta da classe trabalhadora com sua atividade sindical, e então estabelecer um realmente grande, independente, revolucionário Partido de classe do proletariado britânico. Por esta razão nós cordialmente saudamos a Unidade Socialista na Inglaterra como um novo apoio para a luta do proletariado Socialista de todos os países contra o militarismo, armamentos Navais e Militares, e a expansão Colonial – em resumo, contra o Imperialismo, onde quer que levante sua cabeça, na Alemanha, Inglaterra, Rússia, ou qualquer outro país; quer ele se esconda atrás da máscara traiçoeira da simples defesa dos interesses nacionais e da autonomia da Pátria, ou revele o caráter de rapina ilegal de seus planos para cima dos povos estrangeiros.

A corrupção do Imperialismo internacional no presente momento, e os grandes perigos com os quais ameaça o mundo civilizado, são a razão para o último despertar da massa do proletariado britânico à severa luta de classes, e dá à idéia da união Socialista na Grã-Bretanha um poder e atividade maiores do que nunca.

Neste sentido, nós cordialmente damos as boas vindas à sua Conferência, e desejamos os melhores resultados aos seus trabalhos.

Com os cumprimentos fraternais da Social-Democracia do Comitê Executivo do russo-polaco e lituano partido Social-Democrata.

Atenciosamente,
ROSA LUXEMBURGO


Inclusão 04/04/2009