MIA - Secção em Português
Sergei Malyshev
foto
1877-1938

Sergei Malyshev é mais um dos revolucionários Bolcheviques quase anônimos. Há pouquíssimas referências a ele e a seu trabalho revolucionário. Para além das notas biográficas da edição em inglês aqui traduzida – que não apresentam fontes -, é possível contar nos dedos as aparições do nome de Malyshev.

Lenin faz referência a ele duas vezes. A primeira em 1918, em um telegrama parabenizando-o pelo sucesso de sua missão, uma expedição pelos rios Volga e Kama para trocar bens industriais por grãos com os camponeses. A segunda em 1922, em uma carta à Molotov, dizendo que Malyshev era um dos dois únicos Bolcheviques que ele conhecia que tinha habilidade com comércio.

As outras duas fontes bibliográficas que fazem referência à Malyshev são a Enciclopédia Moderna de História Russa e Soviética e a Lista de Oficiais do Governo Soviético de 1921 a 1944. Nelas se encontram todos os cargos ocupados por Malyshev:

Após uma vida de militância, luta e trabalho revolucionário, Sergei Malyshev faleceu de causas naturais em 1938.

Fonte: Conselhos de Desempregados em São Petersburgo em 1906

 

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1931 Conselhos de Desempregados em São Petersburgo em 1906
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.
Abriu o arquivo: 05/12/2019