A Crise do Sistema Monetário Internacional

Ernest Mandel


Glossário


Balança Comercial.- Diferença entre as exportações e importações de um país. Diz-se que a balança é positiva ou em excesso quando as exportações excedem as importações. O caso contrário é chamado balança desfavorável, passiva ou deficitária.

Balança de Pagamentos.- Diferença entre a soma dos bens que um país vendeu a outros países num período dado (exportações de mercadorias, venda de serviços no estrangeiro, venda de acções e estoques, etc.) e a soma de bens que adquiriu de outros países nesse mesmo período (importação de mercadorias, serviços comprados no estrangeiro, compras militares noutros países, compras de estoques e acções estrangeiros, etc.). Se os bens vendidos excederam os bens adquiridos, o país goza de um excesso na balança de pagamentos positiva. Se os bens adquiridos são o total maior, o país tem um passivo, que terá de pagar com a liquidação de parte das suas reservas.

Banco Central.- Banco que é o banqueiro tanto do governo quanto de outros bancos e que é o encarregado de administrar a moeda nacional e fixar a política de crédito. A maioria dos bancos centrais é propriedade do Estado. Todos, sem excepção debaixo da supervisão do governo. A Reserva Federal é o banco central dos Estados Unidos. É propriedade dos bancos afiliados. (Veja-se também Sistema de Reserva Federal

Câmbio Estrangeiro.- Moedas estrangeiras.

Contrôles de Câmbio.- Os contrôles do governo nas compras de moedas estrangeiras. O propósito destes contrôles de câmbio é evitar o esgotamento do ouro ou das moedas estrangeiras cumuladas no país. Na América Latina são muito comuns tais contrôles, por exemplo, pois que os governos nesta região limitam severamente (segundo o caso, mais ou menos) a quantidade de dólares que as empresas e os particulares podem comprar para pagar mercadorias importadas.

Convertibilidade.- Durante o período do padrão-ouro clássico, este termo referia-se à livre troca de uma moeda por ouro ou prata a um preço fixo. Agora o termo de convertibilidade aplica-se tão somente a possuidores estrangeiros de uma moeda nacional. O dólar tornou-se totalmente inconvertível em 15 de Agosto de 1971.

Deflação.- Um declínio na quantidade de dinheiro em circulação com relação ao número de transações comerciais, económicas. Leva tanto ao declínio no volume de mercadorias e serviços produzidos e oferecidos para a compra, acompanhado, já que logo, por um aumento do desemprego, ou uma queda de preços, mormente a primeira é a mais freqüente.

Desvalorização.- Uma redução oficial da paridade de uma moeda quanto a sua baixa na sua equivalência ao ouro ou ao dólar. Quando um país desvaloriza a sua moeda, os preços das sua exportações nos mercados estrangeiros baixam, enquanto as importações de outros países ficam mais caras. (veja-se também Revalorização)

Direito Especial de Saque.- Forma de crédito internacional conhecida freqüentemente com o nome de "papel-ouro" ou "ouro-papel", concedido polo Fundo Monetário Internacional (FMI) a países membros. Estes Direitos Especiais de Saque não circulam dentro dos países membros do FMI, mas são usados exclusivamente polos governos e os bancos centrais como meios de pagamento internacional como complemento do ouro e de moedas estrangeiras na sua posse.

Dinheiro Crédito, Dinheiro de Banco.- Depósitos de contas de cheques que se originam de empréstimos bancários, nomeadamente às empresas.

Euroacções (também chamado Eurodivisas).- Acções, emitidas em dólares na Europa.

Eurodólares.- Dólares retidos polos bancos centrais na Europa, polas indústrias e os particulares e dpositados em bancos europeus, principalmente filiais dos bancos dos Estados Unidos.

Fundo Monetário Internacional (FMI).- Estabelecido ao abrigo dos artigos acordo redigido na Conferência de Bretton Woods em Julho de 1944. Cento e dezoito países são membros. O seu fim é proporcionar uma associação de moedas nacionais que podem sacar os países membros durante as crises temporárias das suas balanças de pagamentos. As moedas e o ouro que constituem este fundo são pagos polos países membros na base de cotas. A cota de cada país reflecte a sua força económica relativa, sendo a dos Estados Unidos a maior.
A assistência financeira a um governo membro toma a forma de uma venda polo Fundo das moedas de outros membros polo equivalente da própria moeda do comprador. A quantidade de câmbio estrangeiro que um país membro pode comprar é função da sua cota, da gravidade da crise, da seriedade na sua balança de pagamentos e da política que adopte para eliminar o seu passivo. Desde 1969, o FMI criou e distribuiu uma forma de moeda internacional chamada Direito Especial de Saque. (Veja-se esta denominação).

Hot Money.- Literalmente "dinheiro ou moeda quente". Geralmente usa-se o termo em inglês para denominar este conceito, cuja tradução mais de perto seria "dinheiro de especulação". Tratam-se de fundos de particulares ou empresas multinacionais que não são investidos em longo prazo, mas deslocados de um país para outro (ou de uma moeda para outra) em busca de lucros rápidos. As deslocações são decididas na base de flutuações das taxas de juro ou alterações previstas nas taxas de câmbio de várias moedas nacionais. Estes fluxos ou refluxos do hot money atingem, por vezes, miles de milhões de dólares por dia entrando ou saindo de um país e podem esgotar as reservas de um país em poucas semanas ou mesmo dias. Tais fluxos podem produzir igualmente que um banco central de um país com uma moeda forte, seja inundado por um dilúvio de dólares ou outras moedas fracas. A conseqüência é que o banco central não pode suportar mais as antigas taxas de câmbio fixadas. Em qualquer dos casos, precipita-se uma crise de divisas.

Inflação.- Um aumento do volume de dinheiro e do crédito relativo às mercadorias disponíveis, que resulta duma subida geral do nível de preços.

Liquidez.- Disponibilidade de dinheiro numerário ou de activos que se podem converter rapidamente em numerário.

Liquidez Internacional.- O total dos meios de pagamento internacionais em existência em qualquer altura determinada.

Moeda Reserva.- Uma moeda, como o dólar ou a libra esterlina, que outros países mantêm como parte das suas reservas.

Oferta de Dinheiro.- A quantidade de dinheiro constituido em moedas, moeda papel e contas bancárias, disponível para efectivizar transações económicas dentro dum país.

Padrão de Câmbio-Ouro, o Padrão de Divisa-Ouro.- Este termo aplica-se originariamente a uma situação segundo a qual os países reteem as suas moedas não em ouro, mas noutra moeda que era convertível em ouro. A Índia e as Filipinas, por exemplo, usaram o padrão-ouro antes da Primeira Guerra Mundial. O seu uso expandiu-se nos anos vinte como uma solução parcial a uma distribuição do ouro internacional extremamente desigual. O padrão-ouro, com o dólar como moeda convertível à que todas as outras moedas se ligavam, foi adoptado polo Sistema Monetário Internacional estabelecido pola Conferência de Bretton Woods em Julho de 1944. Desde então, o termo tem sido praticamente um sinónimo daquele sistema. O sistema de câmbio ouro-dólar foi abandonado em 15 de Agosto de 1971, quando o Presidente Nixon pôs fim à convertibilidade do dólar em ouro. Até finais de 1972 os membros do "pool do ouro" erigiram um novo sistema monetário fortemente fundado no DEG.
Em muitos textos económicos, os autores referem-se a ele com o seu nome em inglês, Gold Exchange Standard, ou as suas iniciais, GES.
Padrão-Ouro.- As moedas dos países que transacionam sob o padrão-ouro estão ligadas ao ouro por meio de uma garantia governamental da venda e a compra de ouro a um preço fixo. Ao abrigo do clássico padrão-ouro, abandonado em 1933, esta garantia aplicava-se não só aos detentores estrangeiros da divisa, mas também aos cidadãos do país em causa. Isto significava que a proporcionalidade mais rigorosa entre a moeda em circulação e a reserva de ouro do país tinha de ser mantida. Assim, sob o padrão-ouro, o ouro saía do país automaticamente quando havia um passivo da balança de pagamentos, provocando as conseqüentes deflações e crescente desemprego.

Pool do Ouro.- Estabelecido em 1961 polos Estados Unidos, Grã-Bretanha e mais seis países da Europa continental. O seu propósito era afogar as manobras especulativas do ouro, por meio das compras e vendas por membros do pool (associação). Foi abandonado após o estabelecimento do duplo mercado do ouro em Março de 1968. (Veja-se a Cronologia).

Reservas.- A quantidade de meios de pagamentos internacionais que possui um país (ouro, Direitos Especiais de Saque e certas moedas estrangeiras, especialmente o dólar e a libra esterlina). Um país saca das suas reservas para regularizar deficits produzidos nas suas transações económicas com outros países.

Reservas Bancárias.- O dinheiro que os bancos mantêm disponíveis para cobrir os pedidos dos seus depositantes.

Reservas Monetárias.- O conjunto de moedas estrangeiras que um país possui.

Revalorização.- Aumento oficial na paridade de uma moeda, por meio do aumento da sua equivalência ao ouro ou ao dólar. Como conseqüência, os preços de importação são diminuidos e os preços de exportação aumentados. (Veja-se também Desvalorização).

Símbolos Monetários.- O dinheiro que tem um valor nominal maior do que o intrínseco. Por exemplo, a moeda papel não apoiada por ouro.

Sistema de Reserva Federal.- Os doze bancos regionais da Reserva Federal que em seu conjunto formam o Banco Central dos Estados Unidos, e os bancos afiliados que incluem todos os bancos nacionais, muitos dos bancos estatais e companhias de depósito. A Reserva Federal foi estabelecida em 1913.

Taxa de Câmbio.- A relação pola qual duas moedas são negociadas. Se a relação é mantida dentro dum limite muito apertado pola acção do governo, diz-se que é fixa. Se for deixada a flutuar de acordo com o poder de compra relativo de cada moeda ou por outros factores, diz-se que é flutuante. Também é chamada Tipo de Câmbio.


Inclusão 05/11/2008