História do Mundo
Volume I - O Mundo Antigo - A Idade Média

A. Z. Manfred


Prefácio


capa

Esta Pequena História do Mundo tenta reconstituir o longo e complexo caminho seguido pela raça humana desde a era da sociedade primitiva até aos nossos dias.

O número de páginas desta edição não permite fazer uma descrição igualmente completa e detalhada de todos os acontecimentos que ocorreram durante estes séculos — o desenvolvimento da sociedade humana, a civilização antiga, as campanhas militares e as conquistas da Idade Média, os enormes avanços do progresso social nos tempos modernos — as Revoluções, a mais decisiva das quais foi a Revolução Socialista de Outubro, que anunciou uma nova era da História Mundial. O leitor terá oportunidade de se informar dos acontecimentos mais importantes que desempenharam um papel de relevo na marcha do progresso humano. Cremos que isto é bastante para dar um quadro suficientemente claro das forças motivadoras e das principais tendências de todo o curso da história.

Quais são as leis principais que estão subjacentes ao desenvolvimento da sociedade humana? Onde reside a essência do progresso histórico? Quais são as razões da súbita ascensão e queda de tantos estados do passado? Por que razão é inevitável a vitória final do comunismo, vitória pela qual se tornarão realidade velhos ideais acalentados por centenas de milhões de pessoas que travaram uma luta incessante contra a opressão social e nacional?

Os autores desta obra expõem a sua resposta a estas questões baseando-se em factos materiais históricos concretos e na teoria marxista-leninista das leis que regulam o desenvolvimento da sociedade humana. Embora dediquem muita atenção à história da União Soviética, também tentam apontar as principais características do desenvolvimento económico, social, político e cultural nos cinco Continentes, tudo dentro dos limites impostos pelas proporções desta obra.

O I e II volumes abrangem o vasto período desde a sociedade primitiva até à Revolução de Outubro de 1917 na Rússia. O desenvolvimento gradual das forças de produção da sociedade humana foi acompanhado de uma marcada aceleração do processo histórico que ao mesmo tempo começou a adquirir uma feição cada vez mais universal. Subjacente aos vários acontecimentos políticos — durante a era da sociedade em que havia escravos, durante a era da sociedade feudal e, particularmente, da sociedade capitalista — está a luta de classes, a luta das massas de trabalhadores oprimidos contra os exploradores em nome da libertação social e nacional. A vitória decisiva nesta luta foi a da Revolução de Outubro na Rússia.

O III volume é dedicado aos acontecimentos da nova era iniciada pela Revolução de Outubro. A razão disto é a enorme importância histórica dos acontecimentos da época moderna, na qual a energia criadora das massas obteve o que por direito lhe pertencia e começou a desempenhar um papel verdadeiramente decisivo na História, uma época na qual estamos a assistir à substituição revolucionária do capitalismo, último tipo de sociedade baseada na exploração, pelo comunismo.

Os maiores historiadores soviéticos colaboraram na compilação da presente obra. Servindo-se das mais recentes fontes soviéticas e estrangeiras, os autores tentaram também assegurar-se de que esta obra fosse acessível e de interesse para o leitor comum.


Inclusão 21/01/2016