Táticas Básicas

Mao Tse-tung

1937


Tradução: Estrela Luminosa - a partir da versão disponível em https://www.marxists.org/reference/archive/mao/selected-works/volume-6/mswv6_28.htm

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


CAPÍTULO I
Observações Introdutórias

1. COMO AS MASSAS POPULARES REALIZAM A AÇÃO MILITAR

Como é que as massas desarmadas, unidas em unidades militares mal armadas, sem armas ou balas, são capazes de atacar o inimigo, matar o inimigo e executar resolutamente uma ação eficaz na guerra? Esta é uma pergunta muito difundida e muito razoável. Mas se conhecemos a função das armas usadas por um exército e o objetivo da ação de um exército, podemos então entender como nossas massas populares, embora desarmadas, ainda têm armas e podem entrar em ação para subjugar o inimigo.

A função principal das armas de um exército é simplesmente matar o inimigo, e o objetivo final de um exército é simplesmente de reduzir ou destruir a força de combate do inimigo. Bem, em nossa vida diária, existe algum objeto que não possa ser usado para matar o inimigo ou qualquer tipo de ação que não possa reduzir ou destruir sua força de luta? Por exemplo, uma faca de cozinha, um cacete de madeira, um machado, uma enxada, um banco de madeira ou uma pedra podem ser todos usados para matar pessoas. Ações como cortar linhas elétricas, desatar pontes, iniciar rumores, espalhar veneno ou cortar suprimentos podem incomodar o inimigo ou reduzir sua força de combate em qualquer lugar. Todos estes são métodos que podemos não estar dispostos a utilizar ou ser incapazes de empregar. Se realmente quisermos matar e exterminar o inimigo, há armas para nós em todos os lugares e trabalho para nós em todos os momentos, a fim de assegurar uma ação unida efetiva do exército e do povo.

2. PONTOS DE ATENÇÃO ESPECIAL

Depois disso, devemos prestar atenção especial à atual guerra em nível nacional, que se tornou cruel além de nossa imaginação e que também durou muito tempo. Não devemos, porque estamos passando pelo sofrimento de uma guerra mais cruel do que qualquer outra vista no passado, capitular imediatamente; nem devemos, sob a influência de uma longa guerra, perder de repente nossa resistência e dar lugar à lassidão. Devemos nos inspirar com o mais resoluto espírito de luta inabalável, com os mais ardentes sentimentos patrióticos, e com a vontade de resistir, e realizar uma longa luta contra o inimigo. Devemos saber que, embora as circunstâncias e a duração da guerra sejam cruéis e prolongadas, isto não é nada comparado ao que aconteceria se a guerra fosse perdida; se nosso país fosse destruído e todo o nosso povo reduzido a uma posição de ruína irremediável, o sofrimento seria ainda mais cruel e nunca chegaria ao fim. Portanto, por mais cruel que a guerra possa ser, devemos suportar absoluta e firmemente até os últimos cinco minutos de luta. Este é especialmente o caso de nosso inimigo atual, que encontra sua vantagem em uma guerra rápida, enquanto nossa vantagem se encontra na estratégia de uma guerra prolongada.

3. NÃO DEVEMOS TEMER O INIMIGO

Quando vemos o inimigo, não devemos ter medo da morte como um rato que vê um gato simplesmente porque ele tem uma arma em suas mãos. Não devemos ter medo de nos aproximar dele ou de nos infiltrarmos em seu meio para realizar sabotagens. Nós somos humanos; nossos inimigos também são humanos; somos todos humanos, então o que devemos temer? O fato de que eles têm armas armas? Podemos encontrar uma maneira de apreender suas armas. Tudo o que tememos é sermos mortos pelo inimigo. Mas quando passamos pela opressão do inimigo até um ponto como este, como alguém ainda pode temer a morte? E se não temos medo da morte, então o que há a temer sobre o inimigo? Portanto, quando vemos o inimigo, sejam muitos ou poucos, devemos agir como se ele fosse um pão que pode satisfazer nossa fome, e imediatamente engoli-lo.

4. DEFINIÇÃO DE GUERRA DE GUERRILHA

Quando não é vantajoso para nosso principal exército terrestre encontrar o inimigo em compromissos de grande escala e, portanto, enviamos unidades de comando ou unidades de guerrilha, que empregam a tática de evitar a força e atacar a fraqueza, de flertar e não ter posição fixa, e de subjugar o inimigo de acordo com as circunstâncias, e quando não nos opomos ao inimigo de acordo com as regras normais da tática, isto é chamado de empregar táticas de guerrilha.

Capítulo II

Táticas

Num momento em que os preparativos da defesa nacional do nosso país não estão concluídos, e quando as nossas armas são inferiores ao excelente equipamento que o inimigo possui, devemos observar os seguintes princípios sempre que desejarmos travar uma batalha com o inimigo:

1. PRECAUÇÕES QUANDO EM MARCHA

Quando estivermos em marcha, devemos enviar unidades à paisana armadas com pistolas à frente da nossa vanguarda, atrás da nossa retaguarda, e para o lado da nossa defesas laterais a fim de espiar a situação e de prevenir ataques inesperados do inimigo, ou confrontos supérfluos.

2. PRECAUÇÕES DURANTE AS PARADAS

Quando acampamos, se houver uma presunção de que o inimigo possa estar próximo, nós deve enviar todos os dias uma empresa de guerrilha - ou pelo menos um pelotão - para a defesas do inimigo para efetuar o reconhecimento à distância (de 10 a 15km) ou para se juntar às forças locais e fazer propaganda entre as massas, a fim de os inspirar a resistir ao inimigo. Se esta unidade descobre o inimigo, deve, por um lado, resistir-lhe, e, por outro lado, informar-nos que nos podemos preparar para encontrar o inimigo ou para nos retirarmos sem sermos arrastados para um batalha desnecessária.

3. NÃO ATACAR POSIÇÕES FORTES

Se o inimigo guarda firmemente a sua posição ou defende um ponto estratégico forte, então, a menos que tenhamos garantias especiais de sucesso, não devemos atacá-lo. Se os atacarmos, iremos perder tempo considerável, e as nossas perdas em mortos e feridos serão certamente muitas vezes maiores que as do inimigo. Além disso, na guerra de guerrilha, a nossa artilharia não é forte: se atacarmos imprudentemente uma posição forte; será muito difícil tomá-la rapidamente de uma só vez, e, entretanto, ela ser fácil para o inimigo reunir as suas forças de todos os lados e cercar-nos. Em este ponto, o exército e o povo devem ser absolutamente firmes de propósito e não pode agir imprudentemente de uma forma desordenada devido a um momento de raiva.

4. NÃO LUTAR EM BATALHAS DIFÍCEIS

Se não tivermos 100% de garantia de vitória, não devemos lutar numa batalha, pois não vale a pena matar 1.000 do inimigo e perder 800 em mortes dos nossos. Em especial, na guerra de guerrilha, que estamos empregando, é difícil substituir combatentes, cavalos e munição; se entrarmos numa batalha e perdermos  muitos combatentes, muitos cavalos e muita munição, devemos considerar essa batalha como uma derrota.

5. NÃO LUTAR CASO A SITUAÇÃO DO INIMIGO NÃO ESTEJA CLARA

Quando estamos acampados em um certo local e, inesperadamente, descobrimos o inimigo, mas não possuímos informação sobre seus números ou de onde estão vindo, devemos absolutamente evitar a batalha, e bater dezenas de quilômetros em retirada. Apenas caso estejamos bem em cima do inimigo, devemos enviar unidades de cobertura, porque se o inimigo vier nos atacar, é certamente porque suas forças são superiores, ou ele possui um plano, e sob qualquer circunstância devemos cair em sua armadilha. Se o inimigo está forte, é obviamente vantajoso bater em retirada. Se seus números são pequenos e fugimos da batalha, não há nada envolvido exceto uma pequena fadiga, e sempre teremos tempo de voltar e atacá-lo depois.

6. ORGANIZAR AS MASSAS E UNIR-NOS A ELAS

Na guerra moderna, não são apenas os exércitos que determinam vitória ou derrota. Especialmente no combate de guerrilhas, devemos contar com a força das massas populares, pois só assim podemos ter uma garantia de sucesso. O apoio das massas nos oferece grandes vantagens em matéria de transporte, assistência a feridos, inteligência, perturbação da posição do inimigo, etc. Ao mesmo tempo, o inimigo pode ser colocado em uma posição isolada, aumentando assim ainda mais nossas vantagens. Se, infelizmente, formos derrotados, também será possível fuga ou para encontrar dissimulação. Consequentemente, não devemos dar a batalha de ânimo leve em lugares onde as massas não estão organizadas e ligadas a nós.

7. USAR AS MASSAS PARA FAZER UM ATAQUE SURPRESA E QUEBRAR UM BLOQUEIO

Quando o inimigo nos rodeia e nos bloqueia, devemos despertar as massas populares e cortar as comunicações do inimigo em todas as direções, para que ele não saiba que nosso exército já está perto dele. Então, devemos aproveitar uma noite escura, ou a luz do amanhecer, para atacá-lo e dispersá-lo.

8. ATAQUES SURPRESA A UNIDADES ISOLADAS

Quando tivermos reconfigurado a posição do inimigo e tivermos mantido nossos homens a uma distância de vários quilômetros, e quando ele tiver inquestionavelmente relaxado suas precauções, então avançamos rapidamente com equipamentos leves, antes do amanhecer, quando o inimigo não nos espera, e o exterminamos.

9. USANDO AS MASSAS POPULARES PARA SAQUEAR O INIMIGO

Com base em uma decisão da força principal do exército, em tempo de batalha, enviamos parte de nossas forças, divididas em várias unidades - sendo o menor elemento um pelotão - para liderar a milícia local, a polícia, o exército voluntário, ou outras massas populares do campesinato e os trabalhadores. Estes grupos usam uma grande variedade de bandeiras, ocupam os cumes das montanhas ou vilarejos e cidades de mercado, usam gongos de latão, lanças, canhões rudimentares, espadas e espigões, trombetas, etc. Eles se espalham pela paisagem e gritam, distraindo assim os olhos e ouvidos do inimigo. Ou, tanto de noite como de dia, de todos os lados, disparam tiros isolados para causar pânico entre os soldados inimigos e cansar seu espírito. Então, depois, nosso exército aparece em plena força quando o inimigo não o espera e o dispersa por um ataque de flanco.

10. ANDANDO DE UM LADO PARA O OUTRO PARA FUGIR DO INIMIGO

Quando somos confrontados com uma grande força inimiga e não temos força suficiente para enfrentar seu ataque, usamos o método de circular ao redor. Apressamo-nos para um lugar onde não há tropas inimigas e usamos trilhas de montanha para que o inimigo não consiga nos alcançar. Ao mesmo tempo, ao longo do caminho, utilizamos as massas populares, fazendo com que elas continuem o trabalho de reconhecimento na frente e na retaguarda, para que não sejamos atacados pelo inimigo, de qualquer direção.

11. SAINDO DE SITUAÇÕES DIFÍCEIS

Hipoteticamente, digamos que na retaguarda há um exército a nos perseguir, e à frente um obstáculo, ou que o exército perseguidor é muito forte para nós. Como um plano para sair de uma situação tão difícil, podemos enviar uma parte de nossas forças 2 ou 2.5 km para atrair o inimigo por uma grande estrada, enquanto nossa força principal segue uma estrada lateral e escapa do inimigo. Poderíamos fazer um desvio para a retaguarda do inimigo e atacá-lo lá de surpresa, ou usar a milícia local e a polícia para seguir por outro caminho, deixando alguns objetos, fazendo pegadas na estrada, colando avisos etc., de modo a induzir o inimigo a segui-los. Em seguida, nossa força principal sai subitamente de uma estrada lateral, atacando o inimigo pela frente e pela retaguarda, rodeando-o por todos os lados, e aniquilando-o.

12. "CAUSAR UM TUMULTO NO LESTE, ATACAR NO OESTE”

Quando o exército quer atacar um determinado lugar, não avança diretamente para lá, mas faz um desvio por algum outro lugar e depois muda seu curso no meio de sua marcha, a fim de atacar e dispersar o inimigo. "A trovoada não deixa tempo para cobrir os ouvidos".

13. ATAQUES OCULTOS DE EMBOSCADA

Quando o inimigo nos persegue com muita pressa, selecionamos um local para uma emboscada e esperamos até que ele chegue. Assim, podemos capturar o inimigo todos de uma só vez.

14. EMBOSCANDO O INIMIGO NO DECORRER DE SUA MARCHA

Quando aprendemos do reconhecimento que o inimigo planeja avançar a partir de um certo ponto, escolhemos um ponto onde seu caminho é estreito e passa por terreno montanhoso confuso e enviamos uma parte de nossas tropas - ou um grupo de atiradores de elite - para se esconderem nas montanhas que margeiam seu caminho, ou na floresta, para esperar até que sua força principal esteja passando. Em seguida, atiramos pedras em seus homens das montanhas e os atacamos com balas, ou atiramos de emboscada em seus oficiais comandantes montados a cavalo.

15. FAZER UMA FORTE DEFESA ESVAZIANDO O CAMPO

Quando nossos espiões nos informarem que o inimigo está prestes a chegar, e se nossa força não for suficiente para dar batalha, devemos então realizar o estratagema de "fazer uma forte defesa esvaziando o campo". Escondemos os alimentos, armazéns, combustível, grãos, panelas e outros utensílios, etc., a fim de cortar o abastecimento alimentar do inimigo. Além disso, em relação às massas populares da área em questão, com exceção de homens velhos, mulheres e crianças, que são deixados para trás para fornecer informações de reconhecimento, levamos todos os homens capazes a esconderijos. Assim, o inimigo não tem ninguém para servir como carregadores, guias e batedores. Ao mesmo tempo, enviamos alguns homens para as linhas de comunicação da retaguarda do inimigo, para cortar seus suprimentos, capturar seus mensageiros e cortar ou sabotar suas instalações de comunicação.

16. AO ENCONTRAR UM INIMIGO SUPERIOR

(1) Quando o inimigo avança, nós nos retiramos. Se as forças do inimigo fossem mais fracas que as nossas, ele não ousaria avançar e nos atacar. Assim, quando ele avança em nossa direção, podemos concluir que o inimigo certamente está vindo com força superior e está agindo de acordo com o [seu] plano e com preparação. É, portanto, apropriado para nós, escaparmos de sua vanguarda, retirando-nos de antemão. Se nos encontrarmos com o inimigo durante nossa marcha e não tivermos informações claras a respeito dele ou soubermos que seu exército é mais forte que o nosso, devemos, sem a menor hesitação, realizar uma retirada preventiva.

Quanto ao local para onde devemos nos retirar, não é apropriado percorrer longas distâncias pelas principais estradas, de modo que o inimigo nos siga até o fim. Devemos nos movimentar sinuosamente na área próxima, andando em círculos. Se o inimigo aparecer à nossa frente, devemos dar a volta por trás, se o inimigo está nas montanhas, devemos descer nos vales; se o inimigo está no meio, devemos recuar nos dois lados; se o inimigo está na margem esquerda do rio, devemos recuar na margem direita; se o inimigo está na margem direita, devemos recuar na margem esquerda.

Além disso, ao nos retirarmos, quando chegamos a um cruzamento, podemos deixar deliberadamente alguns objetos no ramal da estrada que não tomamos ou enviamos uma pequena fração de nossos homens cavalos dessa forma, a fim de deixar alguns rastros ou escrever símbolos. Ou podemos escrever alguns sinais distintivos na estrada que tomamos para indicar que ela está fechada. Assim, induzimos  o inimigo a dirigir sua perseguição e ataque na direção errada.

Em tais momentos, é melhor evacuar as massas populares e as forças armadas como a milícia, a polícia, o exército voluntário, etc., por várias rotas em todas as direções, a fim de confundir os olhos e ouvidos do inimigo. Podemos deixar para trás parte de nossos homens, que enterram seus uniformes e armas e se disfarçam de comerciantes, vendedores ambulantes, etc. Eles espalham rumores ou fingem estarem dispostos a prestarem favores [ao inimigo], para espionar informações sobre os números do inimigo, seus planos, a localização, a rotina de seus acampamentos e as precauções que ele está tomando. Se o inimigo os questiona sobre a direção em que nos retiramos e a força de nosso destacamento, eles devem falar incoerentemente, apontando para o leste e dizendo o oeste, apontando para o sul e dizendo o norte, substituindo grande por pequeno e pequeno por grande, falando ao acaso e criando rumores, então esperam até que nosso exército esteja prestes a atacar, desenterram seus uniformes e os vestem, tiram suas armas e atacam o inimigo de seu meio, encaminhando-o completamente e deixando-o sem nenhum lugar para se virar.

(2) Quando o inimigo se retira, nós o perseguimos. Quando o exército inimigo recuar, é apropriado aproveitar a situação para avançar. Em tal ocasião, a situação militar do inimigo deve ter sofrido uma mudança, caso contrário ele não teria recuado, e certamente não está preparado para se juntar à batalha contra nós com qualquer disposição. Se aproveitarmos a situação e fizermos um ataque de cobertura à sua retaguarda, as unidades de cobertura do inimigo certamente não estarão dispostas à lutar, e no contexto do plano geral do inimigo, será difícil para suas unidades dianteiras retornarem e se juntar à luta. Em terreno montanhoso acidentado, onde os caminhos são estreitos e os rios e riachos se entrelaçam de modo que haja muitas pontes, mesmo que as forças dianteiras do inimigo voltassem para trás, este movimento exigiria muito tempo. Assim, quando ele voltar para trás, sua retaguarda já terá sido aniquilada e [o inimigo] já terá sido desarmado.

Neste momento, as organizações das massas populares deveriam conceber métodos para destruir as pontes na rota sobre a qual o inimigo está se retirando, ou cortar os fios de seu sistema de comunicação. Ou, melhor ainda, deveriam esperar até que o grosso do exército inimigo tenha recuado e, aproveitando a proteção oferecida por nossos guardas e exército, bloquear o caminho de retirada do inimigo, de modo que, embora suas forças possam querer voltar atrás, não podem fazê-lo e, embora anseiem por ajuda, não podem obtê-la.

Mas, nesse momento, a tarefa mais importante das massas populares é espionar a direção em que o inimigo está se retirando, a fim de verificar se pode ou não haver uma emboscada ou uma retirada fingida destinada a nos cercar de dois lados, e nos informar imediatamente para que nosso exército possa arrancar coragem e perseguir o inimigo ou inventar um método para evadi -lo.

(3) Quando o inimigo para, nós o assediamos. Quando o inimigo é recém-chegado em nosso território, não está familiarizado com o terreno, não entende o dialeto local e é incapaz de obter qualquer informação dos batedores que ele envia, é como se ele tivesse entrado em uma terra distante e inacessível. Em tal momento, devemos aumentar nosso assédio - disparando armas em todos os lugares, para deixá-lo doente dia e noite, exercendo assim uma grande influência sobre sua mente e corpo. Sob tais circunstâncias, temo que qualquer exército, por mais prepotente que seja, comece a vacilar e se canse. Só precisamos esperar o momento em que seu espírito esteja vacilante e seu corpo cansado, e então, se nossos exércitos se apressarem em todos juntos, certamente poderemos exterminar o inimigo completamente.

17. COMO LIDAR COM UM INIMIGO FRACO

Lutando como estamos pela existência de nossa nação e pela realização dos objetivos da guerrilha - que são destruir o inimigo e despertar a coragem das massas populares - quando estamos diante de um inimigo fraco, naturalmente devemos nos unir às massas populares do lugar em questão para cercá-lo e exterminá-lo de uma só vez.

18. DESPERTANDO AS MASSAS

Há sempre um bom número entre as massas populares que esquecem a grande causa em nome de vantagens mesquinhas. Frequentemente tendo recebido grandes favores do inimigo, eles agem contrariamente à consciência e ajudam as forças do mal. Por esta razão, antes da chegada do inimigo em um determinado lugar, devemos fazer o máximo para chicotear os espíritos das massas populares, despertar sua vontade de resistir e dotá-las de uma determinação inabalável para lutar até o fim, sem buscar vantagem, sem concessões ou rendições. Devemos induzi-los a seguir nossas ordens sinceramente e a cooperar com nosso exército para resistir ao inimigo. Ao mesmo tempo, devemos também organizar "associações de resistência ao inimigo", "associações para a salvação nacional" e outros tipos de organismos profissionais para facilitar a transmissão de ordens e a evacuação de aldeias em tempo de necessidade e para limpar os traidores e impedir sua utilização pelo inimigo.

CAPÍTULO III
O OBJETIVO DA GUERRA

O objetivo final da guerrilha é certamente desarmar o inimigo, destruir sua força de combate, recuperar os territórios que ele ocupou e salvar nossos irmãos nos quais ele está pisando! Mas quando, devido a circunstâncias objetivas e outros fatores de vários tipos, é impossível atingir este objetivo, às vezes acontece que as áreas não afetadas pela luta são controladas pelo inimigo com toda tranquilidade. Isto não deveria acontecer. Devido a esta possibilidade, devemos pensar em métodos para infligir danos econômicos e políticos nestas áreas e destruir as instalações de comunicação, de modo que, embora o inimigo tenha ocupado nosso território, isso não lhe seja útil e ele decida retirar-se por sua própria iniciativa.

Na guerra de guerrilha, devemos observar o princípio "ganhar território não é motivo de alegria e perder território não é motivo de tristeza". Perder território ou cidades não tem importância. O importante é pensar em métodos para destruir o inimigo. Se a força efetiva do inimigo não for diminuída, mesmo que tomemos cidades, seremos incapazes de segurá-las. Por outro lado, quando nossas próprias forças são insuficientes, se desistirmos das cidades, ainda temos esperança de reconquistá-las. É totalmente impróprio defender as cidades ao máximo, pois isso só nos leva a sacrificar nossa própria força efetiva.

CAPÍTULO IV
ORGANIZAÇÃO

1. OPORTUNIDADES DE ORGANIZAÇÃO
  1. Quando nos dedicamos à guerra em uma região aberta, são as áreas pouco povoadas, com baixo nível cultural, onde as comunicações são difíceis e as facilidades de transmissão de correspondência são inadequadas, que são vantajosas.
  2. Regiões montanhosas estreitas, terrenos de subida e descida, ou áreas nas proximidades de estradas estreitas - todas inconvenientes para a movimentação de grandes corpos de tropas - também são vantajosas.

Oportunidades também existem:

  1. Quando as pessoas na retaguarda do inimigo estão em simpatia com nosso exército.
  2. Quando o inimigo está bem armado, e suas tropas são numerosas e corajosas, de modo que temos que fugir dos confrontos diretos.
  3. Quando o inimigo penetrou profundamente em nosso território e estamos nos preparando em todos os lugares para executar medidas de assédio e obstrução contra ele.
  4. Florestas densas ou pântanos de juncos, nas profundezas dos quais podemos desaparecer, são mais vantajosas para este fim, especialmente no final do verão e no outono, quando nos encontramos atrás de uma cortina de verde.
2. FORMAS DE ORGANIZAÇÃO

A ação de uma unidade de guerrilha toma uma das seguintes formas:

  1. Enviamos uma grande unidade de cavalaria de nossa força principal, juntamente com artilharia montada, ou cavalaria acompanhada por um pelotão ou mais armados com armas automáticas leves. Eles penetram o mais rapidamente possível na retaguarda do inimigo destruindo ali todos os seus elos de comunicação, e realizam a destruição completa e completa de todos os seus armazéns de alimentos, grãos para seus cavalos e munições. Além disso, eles enviam um pequeno grupo de suas forças para destruir todos os lugares de importância militar na retaguarda do inimigo. Uma vez realizadas estas incursões, o grupo luta para sair em outra direção e se junta novamente à força principal.
  2. Enviamos a cavalaria ou um grupo de tarefa especial de infantaria. Sua força deve ser de um pelotão para algumas companhias(1). Eles devem penetrar o mais profundamente possível na retaguarda do inimigo e, movendo-se rápida e imprevisivelmente, devem levar a batalha de um lugar para outro. Quando não há alternativa, ou quando não se espera que o inimigo chegue antes de um certo tempo, eles também podem morar temporariamente em segredo onde estão. Conforme exigido pelas exigências da situação, eles podem empregar a totalidade ou parte de suas forças. Eles retornam quando chega o momento em que não podem mais permanecer na retaguarda do inimigo, ou quando a tarefa que lhes foi confiada está concluída, ou porque o inimigo já descobriu nossos traços e nossas intenções, e tomou medidas eficazes de defesa.
  3. Na retaguarda do inimigo, escolhemos alguns elementos jovens, fortes e corajosos entre a população local e organizamos alguns pequenos grupos que aceitarão a liderança das pessoas experientes e treinadas que enviamos ou de pessoas experientes que treinamos anteriormente no local em questão. A atividade secreta desses pequenos grupos envolve a mudança de sua própria área para outra, mudando seus uniformes, número de unidades e aparência externa, e usando todos os métodos de modo a cobrir ao máximo seus rastros.
  4. Ou procuramos voluntários de nosso exército e lhes fornecemos armas leves de alta qualidade, a fim de formá-los em unidades especiais de guerrilha sob a liderança de tais oficiais que se beneficiaram da experiência e do estudo.
  5. As unidades de guerrilha podem ser classificadas de acordo com sua natureza. Aqueles formados por voluntários selecionados são chamados de unidades especiais de guerrilha. Aqueles organizados geralmente de uma parte de nosso exército são chamados de unidades básicas de guerrilha. Aquelas organizadas a partir da população local são chamadas de unidades de guerrilha local. Quando as unidades de guerrilha básica e local se envolvem em ações combinadas, estão sujeitas ao comando unificado do comandante da unidade básica.
  6. Quanto à escolha dos membros de uma unidade de guerrilha, os membros de uma unidade básica de guerrilha devem ser retirados dentre aqueles soldados que são saudáveis, firmes no propósito, pacientes, corajosos e rápidos. Além disso, os próprios soldados devem estar dispostos a se juntar ao grupo em questão. No caso das ações independentes realizadas por esses homens no curso das operações de guerrilha, geralmente não há como verificar se suas tarefas são ou não executadas de acordo com as ordens, e frequentemente agem além do conhecimento do comandante responsável. Por este motivo, a escolha e treinamento dos membros das unidades de guerrilha devem ter como tema central "realizar fielmente a tarefa de cada um".
  7. A escolha e a nomeação do comandante de um grupo de trabalho guerrilheiro ou de um pequeno grupo requer ainda mais ponderação e reflexão. A capacidade dos comandantes de ação fiel e corajosa, seu conhecimento militar - especialmente seu conhecimento de táticas de guerrilha - sua posse de uma inteligência viva e a capacidade de adaptar-se rapidamente às circunstâncias em mudança, sua lealdade e sua ousadia são condições indispensáveis para realizar planos e completar nossas tarefas.
3. NÚMERO DE TROPAS

O número de homens pertencentes a uma unidade de guerrilha é determinado pelas tarefas, mas geralmente varia de cinco ou dez homens a algo acima de mil. No entanto, a força máxima de tal unidade não pode exceder um regimento. Se o número de soldados for muito grande, os movimentos de nossas forças serão sobrecarregados, haverá maiores dificuldades no fornecimento de alimentos e será difícil esconder as tropas através do uso de uniformes falsos. Devido a estes problemas, nossos planos podem ser descobertos ou revelados antes de serem realizados. Além disso, reabastecer nossos suprimentos de munição será um problema. Além disso, muitas vezes teremos dificuldades por causa de estradas ruins, com o resultado de que não só todos os nossos planos se revelarão meramente ilusórios, mas também muitas vezes cairemos em dificuldades sem um bom propósito na ida e na volta.

A grande superioridade de uma pequena unidade de guerrilha reside em sua notável mobilidade. Com muito pouco tempo e esforço, pode-se conseguir comida, e também é fácil encontrar um lugar para descansar, pois não é preciso muito no caminho de rações ou um lugar de abrigo para acampar. Além dos mais, pequenas unidades não são retidas por estradas ruins, e torna-se fácil reabastecer os suprimentos de munições e remédios. Por último, se não tivermos sucesso em nossa operação, podemos recuar em boa ordem.

4. TIPOS DE SOLDADOS

Quanto ao tipo de soldados empregados em unidades de guerrilha, a cavalaria, engenheiros e tropas de infantaria altamente móveis são excelentes. A cavalaria está encarregada da tarefa de criar desordem nos flancos do inimigo e também, quando estamos perseguindo o inimigo, com a de manter a pressão sobre sua retaguarda e criar confusão em seus flancos e em sua retaguarda. Além disso, a cavalaria é sempre o único instrumento da unidade de guerrilha para a transmissão de correspondência e para o reconhecimento. Portanto, a cavalaria é indispensável para qualquer unidade de guerrilha. Os engenheiros são usados para destruir as comunicações na retaguarda do inimigo (tais como ferrovias, linhas telefônicas e telegráficas, pontes, etc.) Quanto às unidades de infantaria altamente móveis, são úteis para assustar o inimigo e produzir nele um sentimento de insegurança noite e dia.

5. ARMAS

Além das espingardas da infantaria e da cavalaria, metralhadoras leves, granadas de mão, etc., as unidades de guerrilha também devem ser fornecidas com pistolas e submetralhadoras.

Na medida em que o terreno o permita, pode-se também acrescentar metralhadoras pesadas, morteiros e pequenos canhões.

6. HOMENS E BAGAGEM

Conveniência de movimento e agilidade sendo as características de uma unidade de guerrilha, o trem de bagagem, caixas de equipamentos e munições, etc., devem ser todas mantidas o mais simples possível, por conveniência. Os membros combatentes e não combatentes da unidade devem ser todos organizados como mais apropriados para a guerrilha, e todas as outras pessoas que não são indispensáveis devem ser mantidas no mínimo estritamente necessário.

  1. Os oficiais e homens em cada esquadrão de guerrilha não devem exceder 8; cada pelotão não deve exceder 26; e cada companhia não deve exceder 100.
  2. Quando as armas automáticas são um pouco mais numerosas, o número de homens pode ser ainda mais reduzido, e unidades de guerrilha compostas de 5 ou 6 homens podem ser enviadas repetidamente, a fim de alcançar os maiores resultados em termos de assediar o inimigo ou assegurar a inteligência.
  3. Cada comandante de uma unidade deve ter, no máximo, um comandante ordenado. Além disso, de acordo com a complexidade das tarefas, dois ou três oficiais devem compartilhar os serviços de um oficial ordenado. Deve ser dada ainda mais atenção para não abusar desta regra aumentando desnecessariamente o número de mensageiros como um substituto para os oficiais ordenados e para ver que um número desnecessariamente grande de homens não é enviado para realizar uma determinada tarefa, reduzindo assim a força de combate da própria unidade. Assim, quando se envia mensageiros, deve-se refletir cuidadosamente sobre se eles podem ou não cumprir sua tarefa.
  4. É preferível que cada unidade de massa não carregue fardos de alimentos. Quando as rações secas transportadas separadamente por cada soldado estiverem esgotadas, deve-se aproveitar as oportunidades para pedir emprestadas as panelas e frigideiras da população a fim de preparar rações suplementares. Se for necessário carregar fardos, cada unidade não deve carregar mais de dois.
  5. Os fardos de material de escrita não devem ser carregados em excesso das necessidades. Normalmente, são permitidos dois fardos por regimento, um por batalhão e um por companhia. O peso de cada maço não deve exceder 40 quilos.
  6. Cada oficial e soldado deve carregar sua própria roupa de cama, mochila, etc. Os portadores não devem ser contratados para transportar esses itens. Esta regra deve ser firmemente estabelecida com antecedência.
7. OBJETOS A SEREM TRANSPORTADOS

Uma unidade de guerrilha deve ter, de preferência, as seguintes coisas:

  1. Equipamentos e explosivos para destruição de ferrovias, linhas telefônicas e telegráficas, arsenais, etc.
  2. Medicamentos. Os necessários em caso de emergência devem ser transportados de acordo com a estação do ano, mas os curativos, etc., devem ser fornecidos de forma permanente.
  3. Uma bússola, e mapas da área em que a unidade de guerrilha opera.
  4. Equipamento de rádio leve, que é especialmente importante para poder informar a todo momento sobre a situação do inimigo e ouvir os relatórios do inimigo.
  5. Uma certa quantidade de moedas de ouro, para suprir necessidades inesperadas e para a compra de alimentos.
8. DISCIPLINA

Se a disciplina militar de uma unidade de guerrilha é ou não boa influencia a reputação de todo nosso exército e sua capacidade de assegurar a simpatia e o apoio das massas populares. Somente uma disciplina rigorosa pode assegurar a completa vitória de todas as nossas ações independentes. Conseqüentemente, nossa atitude para com as pessoas que violam a disciplina militar, prejudicam os interesses do povo e não executam resolutamente as ordens de seus superiores, deve consistir em puni-las severamente sem a menor consideração pela cortesia. A aplicação da disciplina militar em uma unidade partidária não visa exclusivamente a punição. Ao contrário, ela visa fortalecer a instrução política dos oficiais e homens e elevar seu nível de consciência política, eliminando assim indiretamente um grande número de ações contrárias à disciplina militar e levando os oficiais e soldados a compreender a psicologia das massas, para que em momentos apropriados possam se unir efetivamente com o povo comum.

9. ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
  1. Cada grupo de trabalho guerrilheiro e pequeno grupo deve ter um diretor político, e na sede da unidade guerrilheira deve haver um departamento de treinamento político, para dirigir o trabalho político de oficiais e soldados e lidar com os problemas humanos de todos os instrutores políticos.
  2. Cada unidade de messe(2) de uma unidade de guerrilha deve estabelecer um comissário especial a fim de proteger contra a infiltração e a atividade de elementos reacionários e encorajar os soldados sem consciência ideológica clara que estão vacilando em seus propósitos.
  3. A fim de evitar a deserção pelos soldados, um comitê contra a deserção, bem como "grupos de dez", deve ser organizado em cada unidade de guerrilha. Os grupos de dez e o comitê contra a deserção são métodos negativos para prevenir a deserção. Sua organização e trabalho devem ser realizados aproximadamente da seguinte forma:
  1. A fim de prevenir a deserção, cada unidade de guerrilha deve estabelecer um comitê de deserção e cada unidade de confusão deve organizar um grupo de dez.
  2. O comitê contra a deserção deve ser composto de sete a nove pessoas, sendo um deles o presidente e os outros membros. Deve ser composto por quadros de nível inferior que possam suportar dificuldades e cujo pensamento seja conventual, assim como chefes dos grupos de dez. Os grupos de dez são compostos de dez homens no total, sendo um deles o chefe e os outros membros. Eles são formados por soldados fiéis e confiáveis.
  3. A atividade geral dos grupos de dez está subordinada ao comitê contra a deserção. Em matéria militar, ela está subordinada ao comandante da unidade e ao comitê contra a deserção. Em outros trabalhos, ela está subordinada ao departamento de treinamento político. Tanto grupos de dez como comitês contra a deserção devem aceitar a orientação de seu comandante.
  4. O trabalho do grupo dos dez deve levar em conta todas as ações e conversas dos oficiais e soldados, especialmente dos "ociosos do acampamento" e afins. Os elementos instáveis devem ser vigiados secretamente, mesmo que sejam membros do grupo dos dez ou de seus amigos.
  5. Reuniões devem ser realizadas uma vez por semana para revisar o trabalho e informar o comandante e o comitê contra a deserção sobre a situação em geral em todos os momentos. Após cada dificuldade extrema ou quando nosso exército tiver sofrido uma pequena derrota e estiver permanecendo em seu acampamento de base, deve ser dada atenção especial a atitudes desfavoráveis que possam se desenvolver entre os soldados e a conversas que possam colocar em perigo o moral dos soldados.
  6. O trabalho do comitê contra a deserção consiste acima de tudo em rever o trabalho dos grupos de dez e em admoestá-los e orientá-los nos momentos apropriados. O comitê também pode convocar conferências dos chefes de todos os grupos de dez, ou conferências plenárias de todos os membros dos grupos, para discutir o progresso do trabalho como um todo.

A vida dos soldados é como viver no deserto, e todos os dias os homens sofrem o cansaço do estudo político e do treinamento na arte do combate. Isto pode facilmente gerar sentimentos de repugnância e oposição. A fim de proporcionar entretenimento para o exército e para compensar uma vida monótona, deve-se estabelecer em uma unidade de guerrilha clubes ou salas de diversão (Para detalhes sobre a organização e atividades de tais clubes, veja o relato no cap. XV, 10).

10. FORMAS ESPECIAIS DE ORGANIZAÇÃO MILITAR.
  1. Para compensar a insuficiência de suprimentos de munição e a má pontaria, toda empresa deve ter: de três a nove atiradores, para serem empregados exclusivamente para atirar de emboscada a longas distâncias ou para atirar em alvos especiais (oficiais inimigos, metralhadores ou artilheiros, correios, etc.).
  2. O comandante de cada grupo de tarefa e grupo pequeno deve escolher mensageiros com olhos particularmente afiados para servir como observadores. Normalmente, um comandante de grupo de tarefa deve ter dois deles, e um comandante de grupo pequeno, um. Estes homens servem exclusivamente para remediar a insuficiência de observação no campo de batalha.
  3. Cada grupo de tarefa e pequeno grupo de uma unidade de guerrilha deve ter dois enfermeiros, que se dedicam exclusivamente ao atendimento de emergência de oficiais e soldados doentes e à instrução em higiene.
  4. A fim de obter informações confiáveis a respeito da disposição do inimigo, para poder opor-se a ele sem perder nenhuma oportunidade, todas as unidades de guerrilha devem estabelecer grupos de batedores. Normalmente, será suficiente que cada unidade tenha um pelotão, cada grupo de tarefa tenha um esquadrão, e cada grupo pequeno um elemento menor. Uma rede de escoteiros locais também deve ser estabelecida pelo grupo de escoteiros onde quer que eles vão, ou por escoteiros escondidos com antecedência.

CAPÍTULO V
TAREFAS

O objetivo principal da ação de uma unidade de guerrilha reside em dar ao inimigo os golpes mais fortes possíveis em sua moral, e em criar desordem e agitação em sua retaguarda, em retirar sua força principal para os flancos ou para a retaguarda, em parar ou retardar suas operações e, finalmente, em dissipar sua força de combate para que as unidades inimigas sejam esmagadas uma a uma e ele seja precipitado em uma situação onde, mesmo por ações rápidas e enganosas, ele não possa avançar ou recuar.

  1. Destruir ferrovias e rodovias dentro da área de ação, assim como estruturas importantes ao longo das estradas. As linhas telefônicas e os sistemas telegráficos são especialmente importantes.
  2. Destruir os depósitos principais ou secundários de abastecimento do inimigo.
  3. Destruir os armazéns de alimentos e equipamentos militares do inimigo.
  4. Atacar na traseira do inimigo, em seu trem de bagagem, ou em seus correios montados e não montados, assim como em seus batedores montados, etc. Apreender também as provisões e munições que o inimigo está trazendo de trás para a frente.
  5. Atacar os grupos de tarefas independentes do inimigo e as áreas habitadas que ele ainda não tenha ocupado de forma sólida.
  6. Mobilizar e organizar as massas populares em todos os lugares e ajudá-las em sua própria autodefesa.
  7. Destruir os aeródromos e depósitos militares da força aérea na retaguarda do inimigo.

CAPÍTULO VI
OPERAÇÕES

1. AÇÃO
  1. O primeiro princípio está na preparação cuidadosa e secreta, e no ataque rápido e repentino. Ventos fortes e chuvas fortes oferecem uma ocasião favorável para um ataque de guerrilha, assim como o nevoeiro denso, a escuridão da noite ou circunstâncias nas quais é possível atacar um inimigo exausto.
  2. As operações de uma unidade de guerrilha devem consistir em uma guerra ofensiva. Quer seus números sejam grandes ou pequenos, tal unidade pode, no entanto, aparecer onde não é esperada e, em seus ataques, aproveitar-se da falta de preparação do inimigo. Mas quando há indícios de que a situação é desfavorável, ou quando não há certeza de vitória, é apropriado se retirar rapidamente, para não sofrer perdas prejudiciais. Se o ataque originalmente planejado pela unidade de guerrilha não der um resultado vantajoso, e o inimigo passar para a ofensiva, uma unidade de guerrilha deve se retirar rapidamente. Somente quando o inimigo nos persegue, e é impossível fugir de seus ataques, podemos combater uma ação defensiva e depois nos retirarmos gradualmente.
2. O USO DE TÁTICAS
  1. A força temível de uma unidade de guerrilha definitivamente não depende exclusivamente de sua própria força numérica, mas [também] de seu uso de ataques e emboscadas súbitas, de modo a "causar um tumulto no leste e um ataque no oeste", surgindo agora aqui e agora ali, usando bandeiras falsas e fazendo demonstrações vazias, propagando rumores sobre sua própria força, etc., a fim de quebrar o moral do inimigo e criar nele um terror sem limites. Além disso, devemos prestar atenção a tais princípios como: "O inimigo avança, nós recuamos, o inimigo retrocede, nós avançamos, o inimigo pára, nós o assediamos", ataques camuflados, etc.
  2. Um estratagema excelente para levar o inimigo à sua destruição consiste em mobilizar as massas populares, em fazer uma forte defesa esvaziando o campo, em atrair o inimigo a penetrar profundamente em nossas linhas, em cortar suas comunicações, em colocá-lo em uma posição onde ele tem dificuldades com seu abastecimento alimentar, onde seus homens estão cansados e o terreno é desfavorável e depois lançar um ataque.
  3. Através de táticas tais como ataques repentinos, emboscadas, fazer uma forte defesa esvaziando o campo, etc., uma unidade de guerrilha deve fazer todo esforço para evitar a guerra posicional, e todos os engajamentos frontais. Antes que as unidades de guerrilha locais tenham recebido treinamento militar regular, elas não devem ser lançadas contra o inimigo em uma batalha regular e prolongada. Por este motivo, quando as unidades guerrilheiras locais são formadas pela primeira vez, elas devem ser usadas somente em conjunto com ações de unidades guerrilheiras básicas ou especiais. É somente após um certo período que elas podem agir de forma independente.
  4. Se atacarmos no ponto em que o inimigo sente as maiores dificuldades, a fim de atrair sua força principal para chegar ao alívio da posição, então, depois, enviamos nossa força principal para outro lugar, seja para atacar outras forças isoladas e fracas do inimigo ou para atacar seus reforços na marcha.
3. TERRENO VANTAJOSO E DESVANTAJOSO
  1. Como o terreno aberto oferece muito pouca cobertura, é um pouco desvantajoso para nós quando as unidades de guerrilha operam lá. Terrenos cobertos, montanhosos ou quebrados são vantajosos para nós.
  2. Uma unidade de guerrilha deve estar completamente familiarizada com o terreno em sua região de ação e deve pensar frequentemente nas formas em que a unidade de guerrilha possa aparecer de um lugar onde o exército inimigo não a espera, seguindo rotas secretas e escondidas, tais como vales, florestas ou caminhos sinuosos estreitos, de modo a se aproximar do exército inimigo e tirar proveito de uma situação em que o inimigo, convencido de que está bastante seguro, não tomou nenhuma medida de defesa. Então, seguindo o princípio de que a "trovoada não deixa tempo para cobrir os ouvidos", a unidade pode atacar com golpes repentinos e depois desaparecer sem deixar rastros, reduzindo assim o inimigo a um nível em que ele não se sente seguro se está se retirando ou avançando, atacando ou defendendo, movendo-se ou permanecendo imóvel, sentado ou deitado.
  3. Aldeias relativamente grandes, cidades de mercado e lugares onde há uma quantidade razoavelmente grande de grãos e outros bens móveis são freqüentemente objetos de ataque e assédio do inimigo. Uma unidade de guerrilha deve espionar  regularmente os rastos do inimigo e preparar uma emboscada para atacá-lo quando ele estiver no meio de sua marcha.
  4. Uma unidade de guerrilha deve usar todos os métodos, dentro de sua área de ação, para impedir que as pequenas unidades do inimigo entrem e que sua força principal se esconda ali. Em caso de necessidade, uma unidade de guerrilha também deve esforçar-se para desmascarar a força militar, disposição e planos do inimigo operando fora de sua área de ação.
4. ESTAÇÕES DO ANO

Uma unidade de guerrilha deve considerar as estações (inverno, verão ou outono são adequadas para operações), com referência à força de nossas forças e do inimigo, e especialmente com referência às armas de guerra; também deve estar completamente familiarizada com a organização da retaguarda do inimigo. A determinação de quão favoráveis cada estação são para nós também é realizada em relação ao terreno.

5. AÇÃO SECRETA

A qualidade peculiar das operações de uma unidade de guerrilha reside inteiramente em apanhar o inimigo de surpresa. Consequentemente, devemos tomar todas as medidas possíveis para preservar o segredo militar, como descrito em detalhes abaixo:

  1. O comandante da unidade deve explicar aos seus subordinados suas tarefas e o plano para a operação apenas um pouco antes do início da ação, ou enquanto eles estão avançando. Em caso de necessidade, ele deve explicar o plano inteiro apenas por etapas, para que outros aprendam sobre cada etapa apenas quando necessário.
  2. O melhor método para a transmissão de ordens em uma unidade de guerrilha é através de explicações orais do comandante para seus subordinados. É necessário limitar as ordens escritas na medida do possível, a fim de evitar vazamentos de segredos militares.
  3. Não se deve discutir o conjunto de suas ações e planos com guias ou com a população local, mesmo com relação às populações locais favoráveis a nós; é ainda mais necessário proibir tal conversa quando estamos prestes a atacar um determinado lugar.
  4. Devemos enviar batedores fiéis e confiáveis com antecedência para observar o ponto em que vamos acampar ou deitar-nos em emboscadas ao longo de estradas importantes na retaguarda do inimigo, a fim de cortar suas informações.
  5. Quando avançarmos, nossa retaguarda deve assumir total responsabilidade pela obliteração e remoção de todos os sinais secretos e sinais de trânsito. Devemos também avançar por rota sinuosa, para que o inimigo não saiba a direção de nosso avanço.
  6. Nomes de código fixos devem ser usados no lugar de todas as designações de unidades, e o uso dos nomes reais das unidades deve ser estritamente proibido.
  7. Exceto em caso de necessidade, todos os documentos devem ser queimados imediatamente após terem sido lidos.
  8. Além dos métodos já enumerados, os verdadeiros planos de uma unidade de guerrilha também podem ser obscurecidos em certos casos, usando a população local para a propagação deliberada de informações falsas sobre as operações da unidade de guerrilha, a fim de enganar o inimigo.
6. ARRANJOS E PREPARATIVOS PARA A MOVIMENTAÇÃO

Para que nossos movimentos possam ser rápidos, além de fazer o possível para simplificar toda a nossa organização, devemos manter sempre excelentes preparativos para a ação (investigação e inteligência em relação à frente, cuidado dos soldados doentes, preparação para guias, de preferência empregando camponeses locais cujas simpatias sejam com a guerrilha, ou outras pessoas confiáveis), e também devemos, de preferência, levar três dias de ração seca. Se isto for feito, então quando queremos nos mudar, nos mudamos, e quando queremos parar, paramos, e não há necessidade de arranjos especiais.

7. AS CONDIÇÕES PARA A VITÓRIA
  1. Uma condição para a vitória de uma unidade de guerrilha é que os oficiais e soldados tenham um espírito absolutamente corajoso e resoluto. Eles também devem estar cheios de um espírito de ação em comum, e estar completamente alerta e resolutos para realizar suas próprias tarefas. Além disso, eles devem ter corpos saudáveis e ser capazes de suportar dificuldades sem limites, ser bons no uso de suas armas, etc.
  2. Uma unidade de guerrilha não deve perder a coragem em tempos difíceis, nem deve cessar sua atividade se encontrar circunstâncias difíceis. Quanto à sua confiança na vitória final, sua confiança no sucesso de sua causa, e especialmente seu ódio ao nosso inimigo nacional, tais circunstâncias só devem fortalecer seu propósito de avançar corajosamente, apesar de todos os obstáculos.
8. AÇÕES UNIDAS

Se uma pequena unidade de guerrilha, por seu número ser insuficiente, não pode realizar uma tarefa que lhe foi designada, ela pode se unir temporariamente a algumas outras unidades de guerrilha, a fim de cumprir sua tarefa.

As operações de guerrilha são melhor realizadas sob a cobertura da noite.

CAPÍTULO VII
ATAQUES SURPRESA

1. PONTOS QUE DEVEM SER CUIDADOSAMENTE CONSIDERADOS EM RELAÇÃO ÀS NOSSAS TAREFAS ANTES DE UM ATAQUE SURPRESA

Quando uma unidade de guerrilha tiver terminado de se concentrar para um ataque, e quando os planos para escoteiros, serviço de correios, etc., tiverem sido todos satisfatoriamente concluídos, e se estiver preparando um ataque surpresa a um determinado lugar habitado, o comandante da unidade de guerrilha deve primeiro formar uma ideia clara sobre cada um dos seguintes pontos.

  1. Qual é a força das forças militares que defendem um determinado lugar habitado? Como elas são destacadas? Como eles estão armados? Qual é a sua capacidade de combate? Quantos batedores já enviaram para soar um aviso?
  2. Há algum outro inimigo por perto? Se sim, a que distância ele está? Ele pode ajudar rapidamente as forças defensoras? Podemos imaginar como ele viria em sua ajuda? De que direção ele viria?
  3. Que tipo de estradas poderiam ser seguidas pela guerrilha e pelo inimigo? Que estradas escondidas existem nas proximidades do local que pretendemos atacar de surpresa? Que caminho tomaremos para chegar ao lugar que estamos atacando? Os três pontos precedentes não são apenas coisas que devemos saber para realizar um ataque surpresa; também não podemos deixar de considerá-los com referência à nossa retirada após o ataque.
  4. Quanto a fixar a hora de um ataque surpresa, é melhor realizá-lo à noite, pois, sob a cobertura da escuridão, mesmo que o ataque falhe, ele ainda pode inspirar pânico no inimigo. Mas só podemos atacar à noite se estivermos bem familiarizados com o terreno e tivermos entendido claramente as disposições do inimigo ou se tivermos guias extremamente bons. Caso contrário, devemos optar por realizar tais ataques surpresa ao amanhecer. Se um ataque surpresa for dirigido contra um depósito de abastecimento, ele deve ser realizado na calada da noite, pois os homens, cavalos e equipamentos militares em tal depósito estarão em movimento novamente muito cedo, ao amanhecer do dia.
  5. A população de um determinado lugar habitado pode ou não ajudar o inimigo? Como podemos evitar que a população traga problemas a si mesma desta maneira?

Embora devamos pensar longamente em nossos planos, devemos evitar planos excessivamente sutis.

2. PONTOS PARA ATENÇÃO ANTES DE PARTIR
  1. Antes de partir, uma unidade de guerrilha deve completar todos os seus preparativos para a marcha (ver abaixo). Além disso, ela deve considerar a possibilidade de levar macas para transportar soldados feridos.
  2. O método para um ataque surpresa ao inimigo deve ser bem compreendido de antemão não apenas pelo comandante da unidade e pelos comandantes de cada grupo de tarefa, mas também por todos os membros de cada grupo de tarefa independente. O melhor modo de transmitir esta informação é através de explicações orais do comandante e de seu pessoal. Ordens escritas de todos os tipos devem ser mantidas no mínimo, a fim de evitar que seu conteúdo seja divulgado por perda ou erro.
  3. Antes de partir, todos os oficiais de todos os níveis devem nomear um substituto, a fim de, por um lado, expressar sua resolução de se sacrificar e, por outro lado, evitar o risco de que, se forem feridos ou mortos, a ação da unidade de guerrilha possa não atingir seu objetivo por causa deles, influenciando assim toda a situação.
3. PONTOS DE ATENÇÃO ENQUANTO EM MOVIMENTO
  1. Devemos fazer os maiores esforços para ocultar os movimentos de uma unidade de guerrilha e para evitar a descoberta pelo inimigo. Consequentemente, enquanto avançamos, devemos deixar as estradas altas e evitar grandes vilas, e escolher lugares fora do caminho ou mesmo lugares onde não há estradas, avançando por trilhas estreitas e sinuosas. Mas devemos nos afastar das estradas de lentilhas, a fim de evitar o cansaço excessivo.
  2. Ao avançarmos, não devemos prosseguir por muito tempo na mesma estrada, pois isso facilita a descoberta de nossas trilhas pelo inimigo. Do ponto de vista de manter nossos movimentos em segredo, também é geralmente apropriado mover-se à noite, mesmo quando estamos avançando uma longa distância.
  3. Quando estamos avançando, para nos escondermos, devemos manter o número de pessoas que enviamos para o reconhecimento no nível mais baixo. Em geral, será suficiente enviar apenas alguns batedores ao longo da estrada, mas devemos ter guias muito bons.
  4. Se não tivermos certeza absoluta de que não há espiões inimigos vindo nos observar, é melhor dividir nossas forças em pequenos grupos, que avançam separadamente em diferentes direções e depois se concentram em um ponto que foi secretamente designado.
  5. Quando uma unidade guerrilheira está em movimento, ela deve estar constantemente preparada para uma reunião com o inimigo. Por esta razão, o comandante de uma unidade de guerrilha geralmente avança, acompanhado por seu bastão, logo atrás dos batedores, atrás dos soldados de elite, ou à frente do bastão da unidade (o bastão é confiado à liderança do segundo no comando). Assim, é fácil obter uma imagem clara da situação, e as decisões podem ser tomadas muito rapidamente. Se o comandante vê que é possível avançar, ele avança; se ele se dá conta das dificuldades, ele se retira. Tudo o que é necessário é que dois ou três oficiais realizem uma discussão, e então a decisão pode ser tomada. Assim, evitamos enviar ordens para frente e para trás, com o conseqüente desperdício de oportunidades, e diminuímos o comando da retaguarda, e o mal que o acompanha de tomar medidas não condizentes com as circunstâncias.
  6. Além dos batedores enviados ao longo da estrada, os soldados da unidade de guerrilha não devem carregar seus rifles, a fim de evitar descargas acidentais durante a marcha e descoberta pelo inimigo.
4. MEDIDAS A SEREM TOMADAS SE O INIMIGO FOR ENCONTRADO DURANTE A MARCHA
  1. Em nenhuma circunstância uma unidade de guerrilha deve provocar uma batalha inútil antes de ter alcançado seu objetivo. Mesmo que uma unidade de guerrilha possa encontrar o inimigo durante sua marcha, ela deve planejar uma forma de contorná-lo - se necessário, partindo do plano original. Se não houver maneira de evitar a batalha, devemos sair da emboscada, após rápidos preparativos, para aparecer onde o inimigo não nos espera e aniquilá-lo com um ataque surpresa. Ao mesmo tempo, quando estamos realizando tal manobra, devemos prestar atenção se o inimigo pára ou avança, e enviar batedores para reconhecer de todas as direções. Se o exército inimigo não estiver preparado para a batalha ou se, embora ele esteja em alguma força, não estiver em alerta, devemos acusá-lo imediatamente. Caso contrário, devemos permanecer escondidos e esperar discretamente uma oportunidade.
  2. Quando, durante nossa marcha, encontrarmos postos avançados ou batedores inimigos, devemos evitar ser vistos por eles e circular por eles em estrito silêncio. Mas se encontrarmos uma situação em que julgamos que há uma oportunidade a ser aproveitada, devemos agir rapidamente e capturá-los sem disparar um tiro.
5. DISPOSIÇÃO DAS TROPAS DURANTE UM ATAQUE SURPRESA

Quando uma unidade de guerrilha realiza um ataque surpresa, a disposição de suas tropas deve ser mais ou menos a seguinte:

  1. Devemos lançar um ataque feroz de nossa força principal no ponto da disposição do inimigo onde ele mais dói - um golpe repentino realmente rápido e resoluto. Devemos também enviar outra força para realizar uma ação enérgica nos flancos do inimigo e em sua retaguarda, a fim de confundir seu julgamento e evitar que ele se aproxime do local onde se encontra nossa força principal.
  2. Devemos atacar um ponto na disposição do inimigo com todas as nossas forças, mas também devemos realizar posicionamentos fingidos em outros lugares e fazer uma demonstração vazia com alguns soldados dispersos, de modo a confundir os olhos e ouvidos do inimigo, e dispersar suas forças.
  3. Se pudermos determinar previamente a linha de retirada do inimigo, então devemos, dentro dos limites do possível, enviar uma parte de nossas forças para interceptá-lo. Ii o inimigo tem sua artilharia pesada e seu suprimento logístico instalados fora da aldeia, então devemos designar um pequeno grupo especial para capturá-los.
  4. Se a unidade guerrilheira for numericamente forte, ela deve ser dividida em várias colunas e deve realizar o ataque a partir de duas, três ou várias direções, tentando cortar a retirada do inimigo, Mas devemos considerar o assunto minuciosamente, a fim de evitar causar confusão em nossas próprias fileiras, o que poderia resultar em levar erroneamente nossas próprias tropas para as do inimigo. Devido a esta possibilidade, é necessário, antes da ação, chegar a um acordo sobre os sinais.
  5. No caso de um ataque surpresa ao inimigo, se houver motivo para temer que reforços inimigos possam chegar de uma determinada direção, devemos enviar um pequeno corpo de tropas antes da ação para a rota onde os reforços possam chegar, a fim de obstruir seu avanço, ou relatar este perigo à força principal.
  6. No momento de um ataque surpresa, a escolha do ponto em que cairá o peso do ataque e a distribuição geográfica de nossas forças (em geral, dois terços de nossos homens são utilizados para a direção principal do ataque e apenas um terço para as direções auxiliares de ataque) deve ser absolutamente de modo a evitar que as forças inimigas se espalhem ou recebam reforços e nos permitir esmagá-los um a um.
  7. Os vários grupos de tarefa que compõem uma unidade de guerrilha devem dividir suas forças em uma distância muito curta do ponto onde o ataque deve ser feito, e a partir daí fazer um avanço separado, mas coordenado. O melhor lugar para isso é o ponto a partir do qual a carga será feita. Desta forma, podemos evitar infortúnios como perder nosso caminho, ou a divisão prematura de nossas forças, e também podemos nos precaver contra o perigo de ataques surpresa por parte do inimigo. Quanto mais distantes estiverem as diversas colunas ou grupos independentes, mais provável será que sejam separados pelo terreno, e mais difícil será esperar que todos eles ataquem ao mesmo tempo.
6. O SUCESSO DE UM ATAQUE SURPRESA

Em geral, acusamos o inimigo quando ele não está preparado, em circunstâncias em que ele está assustado e nervoso. Se realmente queremos atacar quando o inimigo não está nos esperando e atingir o sucesso, os seguintes pontos devem ser atendidos:

  1. Devemos agir rápida e secretamente e não permitir que nossos planos sejam revelados prematuramente.
  2. Devemos atacar em um momento em que o sistema de alerta do inimigo não esteja muito alerta.
  3. Devemos fazer uma exibição vazia, e atacar em vários lugares ao mesmo tempo, para que a reação do inimigo seja confusa, suas forças se amedrontem e se atrapalhem mutuamente, e ele não pode usar todas as suas forças para nos resistir teimosamente.
  4. Ao realizar o ataque surpresa, devemos atacar nas horas indicadas; não deve haver barulho; não devem ser disparados tiros; não deve haver gritos de batalha. Devemos fazer cada soldado entender o uso das armas empregadas em um ataque surpresa, que são a baioneta e a granada de mão. Não devemos retornar o fogo simplesmente porque ouvimos os tiros do inimigo. É somente quando temos a oportunidade de aproveitar a situação para atacar o inimigo que devemos lançar nosso ataque, com nossa vanguarda bem apoiada por nossa retaguarda, escolhendo golpes frontais, de flanco ou diretos.
7. DISPOSIÇÕES APÓS O SUCESSO DE UM ATAQUE SURPRESA
  1. Assim que as tarefas de um ataque surpresa tiverem sido executadas, uma unidade de guerrilha deverá se retirar rapidamente. Antes de retirar-se, é melhor ir uns poucos na falsa direção, e depois virar e ir na nossa verdadeira direção, para que o inimigo não consiga descobrir nossos rastros e não possa nos seguir.
  2. Não é apropriado que uma unidade de guerrilha leve prisioneiros, ou adquira grandes quantidades de saque, o que dificulta nosso movimento. É melhor exigir que os prisioneiros primeiro entreguem suas armas, e depois os dispersem ou os executem. Quanto ao saque, ele deve ser despachado pelo governo local, ou pela população.
  3. Durante a batalha, três oficiais e homens de cada empresa devem receber a tarefa exclusiva de pegar e recolher as espingardas e munições abandonadas. Depois de uma batalha vitoriosa, devemos dedicar todos os nossos esforços para recolher tudo no campo de batalha, e também podemos chamar a população das áreas próximas para reunir tais coisas, de modo que não fique para trás o menor bagatela.
8. DISPOSIÇÕES APÓS A DERROTA DE UM ATAQUE SURPRESA

Se um ataque surpresa for derrotado, devemos nos retirar rapidamente para o local de reunião designado com antecedência. O ponto de encontro habitual é no local onde acampamos na noite anterior. Se nossas forças forem suficientes, podemos deixar uma unidade de reserva ao longo da rota de retirada designada, para cuidar de prisioneiros e homens feridos.

CAPÍTULO VIII
ESPIONAGEM

1. PONTOS DE ATENÇÃO AO REALIZAR A ESPIONAGEM
  1. Todos os relatórios sobre a situação devem ser transmitidos sem perda de tempo aos superiores hierárquicos ou aos exércitos amigos.
  2. Os relatórios que coletamos devem ser absolutamente detalhados. Todos os relatórios descuidados e negligentes devem ser severamente proibidos.
  3. O escopo da espionagem não se limita apenas à situação do inimigo; os espiões também devem prestar atenção ao terreno. Devemos ser informados sobre todos os aspectos do terreno que nos são desvantajosos, especialmente aqueles aspectos favoráveis ao inimigo, tais como estradas estreitas, travessias fluviais, rotas sinuosas para evitar essas travessias fluviais e estradas estreitas, etc.
  4. Devemos dobrar todos os esforços para obter informações completas e detalhadas sobre todos os assuntos que tenham qualquer relação com nossa unidade guerrilheira; nossos esforços nunca devem cessar até que entendamos a situação completamente.
  5. Devemos prestar atenção aos sentimentos do povo em relação a nós mesmos e ao inimigo. As pessoas estão nos ajudando ativamente? Como se manifesta sua atitude positiva?
2. MÉTODOS DE ESPIONAGEM

Além de enviar indivíduos corajosos e inteligentes (ou seja, espiões) para realizar espionagem em todas as mãos, uma unidade de guerrilha deve se unir estreitamente com as massas populares do lugar em questão. Além disso, em lugares estrategicamente importantes, utilizamos habitantes locais confiáveis ou aqueles entre as pessoas que simpatizam com a unidade guerrilheira (por exemplo, podemos fazer uso de relações feudais e encontrar um parente, ou alguém pertencente à família da pessoa que foi executada pelo inimigo; podemos também empregar aqueles entre as pessoas que odeiam o inimigo, etc. ). Damos a essas pessoas um salário relativamente bom, estabelecemos uma rede secreta de espionagem, assim como um sistema de sentinelas, para que possamos transmitir informações com facilidade.

3. ESPIONAGEM EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE TROPAS DO INIMIGO, SUA HABILIDADE TÁTICA E SEU ARMAMENTO
  1. Onde se encontram tantos e tantos soldados de infantaria, homens de cavalaria, de artilharia e outras unidades inimigas? Quantos carros e trens blindados, tanques e aviões aéreos o inimigo tem? E onde eles estão?
  2. Que tipo de trabalhos defensivos o inimigo tem em sua frente, em sua retaguarda, e ao redor de suas cidades e outros lugares? Que tipo de forças estão defendendo?
  3. Onde estão os acampamentos e os arsenais do inimigo?
  4. E quanto às reservas e tropas de flanco do inimigo? Onde eles estão?
  5. Como está o moral dos soldados inimigos? Eles estão preparados para lutar ou não? Quais são suas relações com o povo e com seus próprios oficiais?
  6. E os suprimentos do exército inimigo de equipamentos militares, roupas de cama e vestuário, alimentos e outros itens?
4. ESPIONAGEM EM RELAÇÃO AO TERRENO
  1. Antes de tudo, devemos prestar atenção às estradas importantes dentro desta área, bem como sua direção, sua largura, seu tipo de superfície, se são lamacentas ou não, etc., e se são adequadas ou não para uso por todos os tipos de forças.
  2. Existem florestas ou não? Se existem, devemos prestar atenção aos tipos de árvores, e à sua área.
  3. Devemos considerar os rios, sua largura e profundidade, sua taxa de fluxo, a inclinação e o tipo de solo das margens. Existem pontes, balsas ou outros meios para atravessar o rio? Se houver pontes, eles irão suportar sob artilharia, o trem de bagagem e outros tipos de unidades?
  4. Existem pântanos? Onde? Qual é a área deles? Eles podem ser atravessados ou não? Em caso afirmativo, devemos observar que tipos de tropas podem atravessá-los.

CAPÍTULO IX
EMBOSCADAS

1. TIPOS DE EMBOSCADAS

Quando saímos de repente da ocultação e damos um golpe repentino no inimigo que está apenas passando, isto é chamado de emboscada. A única tática habitual de uma unidade de guerrilha é a emboscada. Por meio de uma emboscada, é extremamente fácil obter um bom resultado e, como regra geral, eles são sempre vantajosos. Tal ação é dividida nos seguintes tipos:

  1. Emboscada atraindo o inimigo. Isto ocorre quando nossas tropas, por assim dizer, se prostram e estendem as duas armas, atraindo o inimigo para penetrar profundamente. É realizada primeiro colocando nossa força principal em emboscada ao longo dos dois lados da estrada, ou em um esconderijo de um lado, e depois atacando o inimigo com uma pequena força. Esta força então finge derrota e se retira, atraindo o inimigo para dentro de nossas linhas, e após disso, a força principal sai correndo de um lado ou de ambos os lados e realiza um ataque surpresa.
  2. Esperar emboscadas. Estas são muito semelhantes às emboscadas, atraindo o inimigo, mas não é necessário que uma parte de nossas forças finja a derrota. Em vez disso, estabelecemos um posto de observação em alguma altura, para observar os movimentos do exército inimigo, e quando sua força principal tiver atingido o ponto apropriado, corremos para fora e o atacamos de surpresa.
2. PONTOS PARA A REALIZAÇÃO DE EMBOSCADAS E OBJETIVOS A SEREM ATACADOS

As emboscadas podem ser realizadas contra uma variedade de objetivos como soldados inimigos isolados, mensageiros, unidades móveis inteiras, comboios logísticos, colunas de transporte, trens, etc. Mais detalhes são fornecidos abaixo.

  1. Ao emboscar a cavalaria ou infantaria do inimigo, devemos escolher um local onde eles não possam usar suas armas e onde não seja fácil para eles manifestar toda a sua força.
  2. As emboscadas contra comboios logísticos ou colunas de transporte devem ser realizadas no meio de uma floresta ou no campo.
  3. As emboscadas de pequenas unidades inimigas, de unidades móveis inteiras ou colunas de transporte motorizado são as mais valiosas. Mas é preciso primeiro entender seus planos, a direção em que eles estão avançando e o tempo que levará para que eles passem. Devemos também refletir em detalhes sobre o local da emboscada e procurar cuidadosamente um local que possa contribuir para um resultado favorável. Ao mesmo tempo, devemos selecionar cuidadosamente com antecedência a rota para nossa própria retirada.
  4. Quando uma unidade de guerrilha realiza uma emboscada contra um trem ferroviário, nossas forças podem ser divididas em três partes. A primeira parte deve ocupar posições de batalha perto da ferrovia, para proteger contra a resistência do trem. A segunda parte deve tomar uma posição nos dois lados do trem, e atirar para dentro da carruagem. A terceira parte tem a tarefa de carregar e embarcar no trem para fazer uma busca, descarregar a carga, tomar conta das armas, etc.
3. O TERRENO EM EMBOSCADAS

O terreno no qual uma emboscada é realizada deve ter as seguintes características:

  1. Deve ter boa cobertura, a fim de evitar que sejamos observados pelo inimigo e, ao mesmo tempo, permitir -nos observar o inimigo.
  2. Deve permitir-nos empregar nosso máximo poder de fogo.
  3. Deve permitir que saltemos rapidamente de uma emboscada e nos aproximemos do inimigo. Portanto, entre o ponto onde nos encontramos na emboscada e o inimigo, deve haver uma floresta densa, uma depressão úmida, uma estrada estreita ou algum outro terreno interveniente.
4. A DISTÂNCIA A PARTIR DA QUAL UMA EMBOSCADA DEVE SER REALIZADA

Se a unidade de guerrilha que realiza um ataque surpresa estiver em força suficiente e

queira enfrentar o inimigo de uma só vez, então ela deve montar sua emboscada perto da berma da estrada. Se, por outro lado, o inimigo está com uma força considerável, e nosso plano é apenas assediá-lo e causar confusão, então devemos permanecer em um lugar a alguma distância da estrada.

5. TRUQUES IMPORTANTES PARA UMA EMBOSCADA
  1. Uma emboscada pode ser realizada de forma mais vantajosa em silêncio. Seja de dia ou de noite, falar alto deveria ser absolutamente proibido, assim como patrulhar pela frente.
  2. Permanecer muito tempo na emboscada pode facilmente levar à descoberta de nossos planos e a um aumento do perigo. Ao permanecer muito tempo em emboscada, o estado de tensão de nossos homens é gradualmente enfraquecido, e eles não conseguem mais manter sua vigilância. Portanto, pode-se facilmente ser descoberto pelo inimigo. Um ponto que merece atenção especial é que, se já fomos descobertos pelo inimigo, devemos imediatamente lançar nosso ataque, ou nos retirar.

CAPÍTULO X
ATAQUES SURPRESA ÀS UNIDADES FORRAGEADORAS DO INIMIGO

1. OCASIÕES PARA ATAQUES SURPRESA

Uma acusação contra as unidades forrageadoras do inimigo deve ser realizada sob as seguintes circunstâncias:

  1. Pode ser executada quando a unidade inimiga estiver próxima a uma aldeia.
  2. Podemos esperar até que o inimigo entre numa aldeia e se tenha espalhado em todas as direções para forragear de porta em porta, e depois executá-la.
  3. Podemos esperar até que o inimigo tenha terminado de forragear e esteja voltando carregado de saque, e depois atacar de surpresa, de emboscada.
  4. Qual dos tipos de ataque acima é mais apropriado deve ser determinado com referência às circunstâncias, pelas pessoas que são responsáveis pela unidade de guerrilha. Eles devem avaliar cuidadosamente todos os fatores e tomar providências adaptadas às circunstâncias.
2. ATAQUES SURPRESA EM UM VILAREJO

É mais vantajoso atacar as unidades forrageadoras do inimigo em uma aldeia. Nesse momento, a maior parte da unidade forrageira do inimigo está espalhada por todo o lugar, e não é fácil para eles se reunirem rapidamente. Mas, ao realizar este tipo de ataque surpresa, devemos roubar pelos postos avançados de alerta do inimigo ou capturar suas sentinelas sem o menor som; só então poderemos fazer nosso ataque.

3. ATAQUES SURPRESA FORA DE UMA ALDEIA

A força que realiza um ataque surpresa é especialmente fraca. Deve-se esperar até que a forragem esteja completa e até que a coluna de forragem tenha alcançado um lugar favorável a um ataque surpresa - como quando está passando por uma floresta, através de uma ponte, ou ao longo de uma estrada estreita - antes de atacar.

4. OS OBJETIVOS DO ATAQUE SURPRESA

Quando uma unidade de guerrilha ataca e dispersa a unidade inimiga cobrindo uma operação de forragem, ela pode considerar apenas que completou parte de seu ataque. Ela também deve destruir ou capturar todas as carroças do inimigo. Consequentemente, a unidade de guerrilha deve primeiro atacar a unidade de cobertura do inimigo em combate e depois atacar o comboio logístico com sua força principal e capturá-lo.

5. PONTOS AOS QUAIS A UNIDADE DE GUERRILHA DEVE PRESTAR ATENÇÃO

É fácil obter a assistência da população local ao atacar uma das unidades forrageadoras do inimigo. Assim, dentro dos limites do possível, parte dos bens apreendidos deve ser dada às massas populares, para aumentar sua coragem.

CAPÍTULO XI
ATAQUES SURPRESA CONTRA AS UNIDADES DE TRANSPORTE DO INIMIGO

Um ataque a uma coluna de transporte é uma das formas mais vantajosas de ação para uma unidade de guerrilha, já que podemos obter desta forma as armas, os alimentos e os suprimentos de que precisamos.

1. ATAQUES SURPRESA SÚBITOS

Com tais ataques, podemos assustar o inimigo e precipitá-lo em um estado de completa confusão. Os trabalhadores braçais das unidades de transporte são, em grande parte, camponeses tímidos e impressionados à força. Além disso, o tamanho da força de cobertura é limitado, e geralmente está espalhada por uma distância muito longa. Se virarmos um dos vagões, podemos fazer com que todos os vagões atrás dele também parem.

2. MÉTODOS DE ATAQUE
  1. A unidade de guerrilha não deve esquecer que sua tarefa não é derrotar o inimigo, mas capturar as carroças do inimigo. Consequentemente, devemos destacar apenas uma parte de nossas forças para fazer a batalha com a unidade de cobertura do inimigo. O resto de nossos homens deve receber ordens para saquear, perseguir e demolir os materiais que o inimigo está transportando. Assim, sempre que realizarmos um ataque surpresa como este, devemos fazer o melhor que pudermos para resolver os problemas de modo a abrir fogo rapidamente contra a unidade de transporte e fazê-los parar, a fim de aumentar sua confusão e medo.
  2. Para parar toda a coluna de transporte, basta atirar na parte da frente, pois, sob condições de ansiedade e perplexidade em massa, quando as carroças da frente param, elas interferem umas com as outras, caem na berma da estrada e provocam uma situação de extrema confusão. Se houver um grande número de vagões de transporte, e se, porque a frente da coluna está sob fogo, os vagões na retaguarda se esforçarem para dar a volta e escapar, a unidade de guerrilha deve enviar um pequeno número de fuzileiros para atirar furiosamente da cobertura na extremidade traseira da coluna, para que ela não ouse dar a volta.
  3. Se a unidade que realiza o ataque surpresa estiver em uma posição inferior, e a unidade de cobertura estiver tomando medidas preventivas ativas, a unidade de guerrilha deve exaurir o inimigo por incessantes alarmes falsos, e então, quando a coluna de transporte estiver passando por uma floresta ou vale ou ao longo de uma estrada estreita em algum outro tipo de terreno, onde a escolta logística do inimigo não possa se virar facilmente, o ataque deve ser realizado rapidamente. Muitas vezes não é vantajoso realizar um ataque surpresa a um trem de bagagem em uma vila, pois a unidade de cobertura e o comboio logístico pode facilmente fazer uso das casas e outras coberturas, e oferecer forte resistência.
  4. Se a unidade de cobertura já foi dispersada por nosso ataque, a resistência da unidade de transporte também foi superada, e os reforços inimigos não podem chegar a tempo, a unidade de guerrilha pode então destruir os vagões e os bens que estão transportando ou destruir completamente o que quer que a guerrilha não possa transportar ou não tenha utilidade.

CAPÍTULO XII
A REDE DE CORRESPONDÊNCIA DE UMA UNIDADE DE GUERRILHA E A DESTRUIÇÃO DAS INSTALAÇÕES DE COMUNICAÇÃO NA RETAGUARDA

1. O OBJETO DA REDE

Para que eles possam se socorrer mutuamente e receber informações a todo momento sobre a situação do inimigo, as unidades guerrilheiras devem fazer o possível para manter as relações mais estreitas e sólidas com a população local para a troca de correspondência.

2. MEIOS PARA A MANUTENÇÃO DAS RELAÇÕES

Para criar tal rede de correspondência, devemos, além de utilizar o telefone na maior medida possível, empregar todos os meios ao nosso alcance. Estes incluem corredores, mensageiros a cavalo, mensageiros em bicicletas, mensageiros secretos afixados antecipadamente para transmitir informações, assim como a transmissão por sentinelas, e até mesmo sinais e sinais pré-estabelecidos, etc.

3. MÉTODOS PARA A TRANSMISSÃO DE RELATÓRIOS
  1. Deve ser criada uma rede para correspondências prioritárias. Relatórios de caráter urgente podem ser melhor transmitidos por mensageiros a cavalo. Quando isso for impossível, devemos enviar indivíduos confiáveis, particularmente bons para ir a pé. Também é possível organizar com antecedência a transmissão de cartas secretas. Há momentos, também, em que devemos enviar vários homens, cada um deles tomando um caminho diferente, para ter certeza de que o relatório em questão chegará ao seu destino. (Este método deve ser limitado aos relatórios mais importantes).
  2. Quanto aos relatórios comuns que não são particularmente importantes, eles são geralmente transmitidos por corredores ou mensageiros em bicicletas. Há momentos em que também se pode usar indivíduos fiéis entre a população local que estão completamente familiarizados com as rotas para transportar tais relatórios.
4. SINAIS PARA AS COMUNICAÇÕES

Para conveniência na orientação de cada grupo ou unidade guerrilheira de dia ou de noite, em suas ações em terreno montanhoso ou em florestas, o comandante de uma unidade guerrilheira deve estabelecer com antecedência um certo número de sinais e sinais básicos (tais como sinais de fogo à noite, sinais de fumaça de dia, galhardetes coloridos, bandeiras, sinalização semafórica por bandeiras, sinais de papel, apitos, chamadas de corneta, etc.).

5. DISPOSIÇÕES RELATIVAS A ROTAS DE COMUNICAÇÃO NA RETAGUARDA

Devemos ou não destruir as rotas de comunicação na retaguarda do inimigo? Devemos refletir em detalhes sobre este problema. Se concluirmos que, no futuro, nosso próprio exército não precisará utilizar essas estradas, ou não será capaz de utilizá-las, então poderemos destruí-las.

6. PONTOS DE ATENÇÃO NA DESTRUIÇÃO DE ROTAS DE COMUNICAÇÃO

Se quisermos destruir as rotas de comunicação, devemos estar bem familiarizados com o terreno. Só então, movendo-nos rápida e elusivamente, aparecemos de repente e rapidamente nos retiramos. Ao eliminar os sentinelas do inimigo, não devemos disparar um tiro, para não alertá-los e dar-lhes uma chance de fugir.

7. PRECAUÇÕES AO INICIAR A DESTRUIÇÃO DAS ROTAS DE COMUNICAÇÃO

Quando começamos a destruição das rotas de comunicação, devemos primeiro enviar um destacamento para o local onde foi relatada a presença do inimigo, a fim de vigiar as patrulhas do inimigo e seus pequenos destacamentos, para que eles não possam se aproximar rapidamente e secretamente do ponto onde nossa própria unidade está trabalhando. Se, enquanto começamos a trabalhar, formos descobertos pelo inimigo, devemos atirar nele para evitar que ele se aproxime mais.

8. MÉTODOS DE DESTRUIÇÃO DE OBRAS NO CHÃO
  1. As ferrovias devem ser destruídas nos pontos onde são mais difíceis de reparar, como em curvas, em pontos onde a ferrovia está escondida da vista, onde as precauções do inimigo são laxistas, onde podemos trabalhar sob cobertura, ou onde podemos destruir uma grande extensão de via. Ao destruir os trilhos, devemos dobrá-los, ou esvaziar o solo por baixo deles. Em locais de baixa camada, devemos cavar valas. Quanto aos túneis, devemos obstruí-los.
  2. Amarras ferroviárias, pontes de madeira, postes telegráficos e telefônicos, etc., devem ser queimados. Os fios devem ser levados ou jogados na água.
  3. Os interruptores de sinais, semáforos, vagões ferroviários, etc., localizados nas estações devem ser destruídos, de preferência explodindo-os [com uso de explosivos].
  4. Ao destruir estradas de paralelepípedos, rodovias, pontes e outras construções, devemos, em todos os casos, escolher um método de destruição adequado à natureza da construção.

CAPÍTULO XIII
ESCONDERIJOS REGULARES E PRECAUÇÕES A SEREM TOMADAS QUANDO PARARMOS

1. REUNIR NOSSAS TROPAS

O problema não é apenas o de descansar e mobilizar nossas tropas. Precisamos de um lugar que também possa ser usado para conservar munições e alimentos e para receber e cuidar de soldados feridos e doentes. Portanto, o lugar em questão geralmente serve também como um ponto de apoio em tempo de batalha. Assim que somos os objetos da perseguição e ataque do inimigo, nos retiramos para lá e nos escondemos secretamente, de modo a esperar uma oportunidade de agir ou de começar a resistir ao inimigo novamente.

2. A ESCOLHA DE UM LUGAR
  1. Um esconderijo onde possamos descansar por muito tempo pode ser convenientemente encontrado no fundo da floresta, em uma cabana de colmo perto de um pântano, em uma caverna sob o solo ou em uma encosta de montanha, em uma fazenda solitária, ou em uma pequena e isolada aldeia. Por causa da simpatia, ela desfruta de uma pequena unidade de guerrilha que normalmente não tem dificuldade alguma em encontrar um esconderijo regular.
  2. Uma unidade de guerrilha deve absolutamente manter o mais estrito sigilo em relação aos esconderijos que selecionou. Mesmo os amigos e parentes mais próximos não devem ser informados se não tiverem nenhuma conexão com a unidade de guerrilha em questão. Se nosso esconderijo original tiver sido descoberto pelo inimigo, então, em geral, não devemos esperar que o inimigo venha e nos ataque, devemos nos esconder rapidamente em outro lugar.
  3. Às vezes, tais esconderijos também servem como depósitos para equipamentos militares, pólvora e provisões, e também para receber soldados feridos e doentes. Mais frequentemente, um local secreto separado nas proximidades do esconderijo é selecionado para cada tipo de esconderijo porque há pessoas entrando e saindo continuamente de um esconderijo e este pode ser facilmente descoberto pelo inimigo.
  4. Quanto mais indivíduos houver entre as pessoas que apoiam a guerrilha, para que a unidade guerrilheira também possa manter uma rede de comunicação entre as pessoas, mais fácil é para a unidade guerrilheira encontrar um esconderijo. Há momentos em que, para escapar da perseguição e ataque do inimigo e encontrar um bom lugar para se esconder, uma determinada unidade de guerrilha deve ser dividida, sendo cada um de seus membros obrigado a encontrar uma forma de se esconder em uma das casas da população local. Em tais circunstâncias, a população local é a única esperança de salvação dos membros da unidade de guerrilha.
3. A QUESTÃO DAS PROVISÕES

Em lugares onde a população local é hostil à guerrilha, não há alternativa à forragem apoiada pela força, mas deve-se enviar pessoas confiáveis de entre os destacados, a fim de se proteger contra a pilhagem.

Quando a unidade da guerrilha não teme a descoberta, ela pode enviar uma pequena unidade especial para procurar alimentos, coletar contribuições de alimentos ou exigir o fornecimento de alimentos das autoridades locais.

4. MUDAR O LUGAR DE PARADA DE ALGUÉM

O melhor método pelo qual uma unidade de guerrilha pode manter sua própria segurança é através da agilidade de sua ação. Em caso de necessidade, a unidade pode ter o hábito de mudar seu local de parada todas as noites (se, durante o dia, tiver estado na aldeia A, ao crepúsculo, ela se muda para a aldeia B).

5. OCUPANDO UM LUGAR DE PARADA

Quando uma unidade de guerrilha se encaminha, a disposição de suas forças deve ser determinada inteiramente pela natureza de sua ação, mas ela não deve ocupar uma grande aldeia que suas próprias forças sejam insuficientes para manter. Se uma unidade de guerrilha não puder fazer o contrário, e se encontrar em tal lugar, ela deve ocupar apenas algumas poucas moradias coletivas situadas à parte e convenientes para a defesa. O melhor é estar localizada em uma vila onde se possa manter um mirante em todas as direções, especialmente na estrada pela qual o inimigo possa vir. Não devemos absolutamente dispersar os membros da unidade para ficar em casas diferentes, agindo, por conveniência individual, de uma forma que o inimigo possa tirar proveito. A fim de evitar que o inimigo saiba onde estamos hospedados, o melhor método é entrar na aldeia somente à noite. Além disso, devemos olhar com cuidado e para todos os lados da aldeia e não permitir que ninguém saia.

6. O GRAU DE PRECAUÇÃO

A fim de evitar cansaço excessivo aos membros de uma unidade de guerrilha e assegurar-lhes um descanso real, não é necessário enviar um grande número de batedores para soar um aviso. Basta organizar postos avançados militares e batedores escondidos em todos os lugares adjacentes e ao longo de todas as estradas (aqueles que o inimigo deve tomar, ou aqueles relacionados a nós). Devemos também enviar espiões para lugares de 1 a 2 quilômetros de distância. Esta distância será suficiente.

Quer o inimigo nos ataque ou não, devemos sempre fixar um ponto de montagem a uma distância de 5 a 8 km, para uso em caso de retirada. Além disso, as estradas que levam ao ponto de montagem devem ser designadas e marcadas com antecedência (mas deve haver pelo menos duas estradas que dêem acesso a tal local).

7. PREPARAÇÕES

Quando uma unidade de guerrilha fica em um local, todos os seus membros, sejam eles oficiais ou soldados, devem sempre tomar medidas para se preparar para a batalha. Especialmente após o crepúsculo, todo oficial e soldado deve reunir as armas e outros equipamentos que carrega consigo e organizá-los em ordem adequada, para que seja conveniente, caso haja um alarme no escuro, que ele saia rapidamente para enfrentar o ataque.

8. QUANDO HOUVER ANSIEDADE SOBRE UM ATAQUE SURPRESA POR PARTE DO INIMIGO
  1. Se a própria unidade de guerrilha estiver especialmente alerta, se sua rede de inteligência estiver organizada com excepcional discrição, e se as pessoas da área estiverem em simpatia conosco, para que nos informem regularmente todos os movimentos, então é extremamente difícil para o inimigo montar ataques surpresa súbitos. Mas quaisquer que sejam as circunstâncias, devemos sempre exercer a devida cautela.
  2. A fim de evitar que o inimigo confie em uma população hostil e faça um ataque surpresa contra nós, devemos tomar medidas especiais de precaução. Assim, por métodos de intimidação advertimos a população local, capturamos e prendemos pessoas. Mas, ao mesmo tempo, a unidade deve ser cautelosa e estar preparada.
  3. Se houver um alarme, devemos montar toda a unidade em um edifício que tenha sido preparado para a defesa. Devemos despachar para este edifício sentinelas avançadas e observadores, conforme necessário. A entrada do edifício deve ser fechada por obstáculos móveis, e devemos estabelecer sinais para a defesa com antecedência. Armas e outros equipamentos devem ser devidamente preparados e colocados ao alcance de cada homem.
  4. Quando as circunstâncias são extremamente críticas, parte de uma unidade amigável deve assumir a responsabilidade pela segurança de nossa posição e do local onde nosso exército está hospedado, bem como pelo envio de espiões para acrescentar ao sistema de alerta. Estes devem constantemente reportar ao grupo de trabalho da guerrilha sobre a situação das forças inimigas próximas.
  5. Quando usamos obstáculos artificiais para bloquear as estradas, devemos tomar providências para a comunicação com nossa primeira linha e reservas, bem como com a população local e nossa rede de correspondência.
  6. Em caso de necessidade, as estradas dentro das aldeias podem ser completamente bloqueadas, ou podemos deixar um caminho de passagem. Sempre que possível, cada grupo de trabalho guerrilheiro deve ter uma posição preparada.
9. DISPOSIÇÕES NO CASO DE UM ATAQUE SURPRESA INIMIGO
  1. Quando descobrirmos que o inimigo está se movendo em nossa direção, se descobrirmos pelo reconhecimento que ele não está forte, devemos aniquilá-lo com um golpe repentino. Se as forças inimigas forem várias vezes mais numerosas do que as nossas, devemos nos retirar rapidamente. Mas enquanto estamos nos retirando, devemos dar ao inimigo uma falsa impressão da direção em que estamos nos movendo, de modo a ocultar nossa rota real de retirada.
  2. Se o inimigo nos atacar de surpresa e não conseguirmos evadi -lo, devemos explorar ao máximo as vantagens de uma aldeia para uma ação defensiva, resistir-lhe com firmeza e, mais tarde, aproveitar uma oportunidade para nos retirarmos.
  3. Se já perdemos uma aldeia, devemos responder com um contra-ataque ou contra-ataque para recuperá-la rapidamente e salvar nossos camaradas capturados, ou aqueles camaradas que se agarram a uma posição e a defendem teimosamente até a morte. Se nossa ação for rápida, podemos sempre atingir tais objetivos, pois, após uma vitória, o inimigo está muitas vezes em uma grande confusão e laxista em suas precauções.
  4. A melhor ocasião para realizar tais contra-ataques, ou tal contra-ofensiva, é logo após a vitória do ataque surpresa do inimigo. Os sacrifícios de uma acusação sob tais circunstâncias são menores do que aqueles de fugir, ou de parar e dar batalha em terreno desfavorável após o ataque do inimigo.

CAPÍTULO XIV
TREINAMENTO

1. O ESCOPO DO TREINAMENTO

O treinamento não se limita às artes militares; devemos também prestar atenção ao treinamento político, ao movimento de alfabetização, ao treinamento em higiene, etc. Consequentemente, quando uma unidade de guerrilha está envolvida em exercícios, o treinamento de alfabetização deve representar uma parte apropriada do todo, e pode ser dado em todos os lugares e em todos os momentos.

Com o objetivo de alcançar um resultado pleno e satisfatório de todos os tipos de treinamento realizado em uma unidade de guerrilha, devemos aumentar a vontade de estudar por iniciativa própria entre os oficiais e soldados. Além do aspecto político, e além de aumentar a consciência política, devemos também promover diversões para o exército, mitigar uma existência dolorosa e entediante, ajudar o povo em sua própria autodefesa e fazer com que a força armada das massas populares se una estreitamente a nós.

2. TREINAMENTO EM TODOS OS ASSUNTOS

A consequência do treinamento em todos os assuntos, embora seja difícil reduzi-lo à uniformidade, é, no que diz respeito aos métodos em geral, proceder do superficial ao profundo, primeiro o amplo e depois o rigoroso, do simples e fácil ao complexo e difícil, primeiro o parcial e depois o universal. Em todos os campos, é preciso demonstrar suas teorias pela experiência concreta, a fim de fortalecer a confiança dos estudantes.

3. CULTIVAR A CAPACIDADE DE AUTODEFESA DO POVO

A tarefa mais premente e mais importante de uma unidade de guerrilha é realizar ataques de guerrilha sem cessar nos lugares ocupados pelo inimigo, apreender e matar todos os traidores e reacionários, e proteger as massas populares. Ao mesmo tempo, uma unidade de guerrilha deve investigar as ofensas concretas do inimigo e usar todos os métodos possíveis para descobrir e esmagar seus truques e tramas. Portanto:

  1. É vantajoso fazer nosso boa governança ser conhecida, fazer grandes esforços para unir-se às massas populares, e apoiar as forças das massas populares. Tais ações também podem ser realizadas no território do inimigo. Devemos também usar todos os métodos possíveis e dedicar todas as nossas forças para encorajar o povo a imitar nossas próprias ações, estimulá-lo a lutar ativamente contra o inimigo, e orientar seu combate.
  2. Nossa ação de apoio à capacidade de autodefesa do povo deve ser de longa duração, e não efêmera. Devemos fazer o melhor que pudermos para que as pessoas saibam que, a todo momento, uma unidade guerrilheira luta e se sacrifica pelas massas populares e, mesmo no caso da crise mais perigosa, absolutamente não irá prejudicar as massas populares. Se a população local se encontrar com uma derrota em sua primeira ação militar, depois que a tivermos arrastado para a guerra, seu espírito de luta será necessariamente dissipado em certa medida. Quando as massas falham desta forma, temos que encontrar uma maneira de despertar seu entusiasmo e levar seu espírito de luta novamente a um alto nível.
  3. Uma unidade de guerrilha constitui o segmento mais consciente e avançado do povo. Portanto, eles devem primeiro unir aqueles entre as massas populares que estão insatisfeitos com o inimigo e que aceitam a liderança daqueles que enviamos entre eles. Devemos também ajudar o povo a estabelecer planos, a conseguir armas e a estabelecer ligação e assistência mútua com organizações de massa em aldeias vizinhas e mesmo em outras cidades vítimas da opressão do inimigo. Mas, ao realizar todo esse trabalho, devemos manter o mais estrito sigilo.
4. TREINAMENTO EM HIGIENE
  1. A fim de fortalecer sua própria capacidade de combate, cada unidade de messe  deve designar um ou dois soldados como enfermeiros, para tratar as enfermidades dos oficiais e soldados quando elas surgirem e, também para explicar os rudimentos de higiene, bem como para ajudar, dirigir, supervisionar e encorajar todas as questões de higiene na unidade.
  2. O reabastecimento de estoques de medicamentos é um assunto extremamente difícil em uma unidade de guerrilha. Portanto, devemos, de acordo com as estações do ano etc., preparar certos medicamentos, especialmente para cuidados de emergência, e outros medicamentos normalmente indispensáveis. No que diz respeito aos membros feridos e gravemente doentes da unidade, quando não há alternativa, eles são confiados a colegas soldados com algum conhecimento médico básico, ou a habitantes locais simpáticos a nós.
5. TREINAMENTO MILITAR

O treinamento militar está todo relacionado ao exército inimigo. Seu objetivo é criar maior habilidade do que a do inimigo em cada arte especializada.

  1. Temas. Os itens que requerem atenção especial são dispersão, montagem, pontaria, manobra de um exército, escalada de montanha, construção de obras militares, luta noturna, luta de montanha, luta em estradas estreitas, espionagem e medidas de segurança, buscas, ligação e outras ações do gênero.
  2. Métodos. Na execução da instrução militar, deve ser dada especial atenção a todos os métodos de ensino e explicação, que devem ser mais ou menos como descritos abaixo:
  1. Para instrução teórica, pode-se empregar o método de dar sugestões e o método de perguntas e respostas. Todos os métodos de ensino que adotam o estilo de fazer discursos e injetar [ideias na cabeça dos alunos] devem ser eliminados, na medida do possível.
  2. Ao explicar ações, devemos prestar atenção em ligar nossas conversas à realidade viva, para que seja fácil para os soldados nos entenderem.
  3. Devemos dedicar mais tempo às demonstrações concretas de ações e menos tempo para falar de teorias vazias. Consequentemente, o maior esforço deve ser feito para diminuir a duração e o número de sessões em sala de aula e o número de exercícios práticos deve ser aumentado.
  4. Todas as explicações na sala de aula devem, na medida do possível, corresponder aos exercícios realizados no exterior.
  5. Todas as demonstrações de ações devem ser cuidadosamente preparadas com antecedência antes de serem executadas. Todos os comportamentos negligentes e perfunctórios - fazendo coisas de qualquer maneira antiga - devem ser absolutamente eliminados.
  6. Com relação a todas as atividades, devemos elaborar uma forma de incitar os oficiais e soldados a realizar uma competição, a fim de aumentar o espírito de iniciativa e a atitude positiva que eles manifestam em seu trabalho, e acelerar o trabalho.
  7. Aumentar o treinamento aplicado, diminuir o treinamento de acordo com um padrão fixo, e corrigir a idéia errônea de que o treinamento de acordo com um padrão fixo é útil para manter a disciplina militar.
  8. O plano de treinamento deve ser adequado às circunstâncias, tempo e local em que deve ser realizado. O plano de treinamento não deve absolutamente ser rígido; devemos aproveitar cada ocasião e nos esforçar para dar um treinamento adaptado às circunstâncias. Isto é feito mais ou menos como indicado abaixo:
  1. Utilizamos o tempo em que o exército está em marcha para prosseguir na busca de direções, reconhecendo diferenças no terreno, estimando distâncias, ação de reconhecimento e designando objetivos e a utilização do terreno.
  2. Quando estamos no acampamento, utilizamos os preparativos para medidas de segurança a fim de realizar exercícios em todos os tipos de observação e precauções, começando com o papel de sentinelas avançadas. Também fornecemos treinamento na construção de obras militares.
  3. Utilizamos a oportunidade proporcionada por uma batalha, e antes de iniciar ou antes do início da luta, explicamos, com base nas tarefas que nos foram ordenadas, formas de ação como emboscadas, ataques surpresa, ataques principais, ataques de apoio, etc.
  4. Utilizamos a oportunidade, quando aguardamos o momento de ação, para explicar em termos práticos como resistimos às acusações do inimigo, bem como aos tiros e a outras ações militares do gênero.
  5. Utilizamos a exposição e crítica pós-batalha (tal exposição e crítica deve ser baseada em uma investigação minuciosa dos fatos, realizada de antemão) para apontar as forças e fraquezas de nossas ações durante a batalha e o que era apropriado e inadequado nos comandos individuais, dando assim uma lição concreta a todos os oficiais e homens.
  6. Utilizamos o tempo oferecido pelas chamadas rolantes da manhã e da noite para dar vários tipos de conversas.
  7. Utilizamos a ocasião oferecida pelo período de recreação para colocar jogos, danças e brincadeiras de estilo moderno, tendo significado militar, aumentando assim imperceptivelmente o desejo dos oficiais e soldados de se corrigirem, e aumentando sua disposição para seguir bons exemplos.
  8. Utilizamos cada ocasião de recompensa e punição para fazer propaganda completa entre os oficiais e soldados, a fim de aumentar o senso de realização dos soldados e sua vergonha de fazer o mal, e assim, pouco a pouco, fomentar uma boa disciplina militar.
6. TREINAMENTO POLÍTICO

A fim de assegurar que todas as ações independentes de uma unidade guerrilheira alcancem a vitória completa, além de reforçar o treinamento militar, o mais importante é assegurar que os oficiais e soldados tenham um alto nível de "consciência política" e de "devoção" à sua própria causa. O treinamento político é o único método pelo qual este objetivo pode ser alcançado. Seu conteúdo é descrito em detalhes mais adiante.

7. O MOVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO

A fim de aumentar o nível cultural dos oficiais e soldados, para que eles possam absorver mais facilmente todo tipo de treinamento, cada unidade de alfabetização deve realizar um treinamento de alfabetização. Os métodos são os seguintes:

  1. A classe "A" inclui todos aqueles que conhecem cerca de cinqüenta caracteres.
  2. A classe "B" inclui aqueles que conhecem acima de vinte caracteres.
  3. A classe "C" inclui aqueles que não conhecem nenhum caractere.
  4. Os professores das várias classes são aqueles que estão na unidade com um nível cultural relativamente alto.
  5. Quando pararmos, deve haver uma hora por dia dedicada ao estudo dos personagens. Quando estamos em marcha, podemos realizar a instrução durante a marcha ou durante os períodos de descanso. Em tal treinamento, o importante é a regularidade e não a velocidade. Em geral, se os soldados aprendem duas palavras por dia, isso é excelente.

CAPÍTULO XV
TRABALHO POLÍTICO

1. O OBJETIVO DO TRABALHO POLÍTICO DE UMA UNIDADE DE GUERRILHA

Este objetivo consiste em fortalecer e elevar a um nível mais alto a capacidade de combate de cada membro da unidade. A capacidade de combate de uma unidade de guerrilha não é determinada exclusivamente pelas artes militares, mas depende acima de tudo da consciência política, da influência política, de colocar em movimento as amplas massas populares, de desintegrar o exército inimigo e de induzir as amplas massas populares a aceitarem nossa liderança. Todos os planos de uma unidade guerrilheira, sejam eles políticos. militares, ou de qualquer outra natureza, são todos direcionados para este único fim.

2. O CONTEÚDO PRINCIPAL DO TRABALHO POLÍTICO

Devemos realizar uma instrução política voltada para a ressurreição de nosso povo (estimular a consciência nacional dos soldados, seu patriotismo e seu amor pelo povo e pelas massas) e fazer com que todo oficial e soldado de uma unidade guerrilheira compreenda não apenas as tarefas nacionais pelas quais é responsável, mas também a necessidade de lutar em defesa de nosso Estado.

Devemos também prestar atenção para apoiar os líderes, para manter a solidariedade da unidade com verdadeira sinceridade, para cumprir até o fim as ordens de seus superiores e para manter uma disciplina militar de ferro. Devemos cuidar para que a multidão dos soldados seja de uma única mente, dotada da determinação e da vontade de salvar nosso país juntos.

Além de fortalecer sua própria capacidade de combate, uma unidade de guerrilha também deve fazer propaganda entre as massas a respeito dos complôs dos invasores e do inimigo.

3. DISCUSSÕES EM PEQUENOS GRUPOS

Estas são excelentes atividades para unir nossas paredes, para fortalecer a confiança e para proclamar nossa doutrina.

  1. Coletamos a visão de todos os camaradas, a fim de evitar sentimentos de alienação e conseguir o efeito de reunir ideias e obter maior vantagem.
  2. Pelos quadros, aumentamos sua capacidade de trabalho e lhes damos mais prática nas técnicas de realização de reuniões e nos métodos de falar. Também seremos capazes de resolver problemas mais rapidamente, investigar o passado e transformar o futuro.
  3. Podemos assim verificar a comunhão existente entre os membros da unidade e atrair novos camaradas para o partido.
  4. Este método é conveniente para o treinamento e torna possível compreender completamente as circunstâncias, capacidade e conhecimento de cada camarada.
  5. De acordo com seu caráter, estas atividades podem ser divididas em reuniões de discussão, reuniões de revisão e reuniões de crítica.
4. MÉTODOS

Antes da reunião, devemos nos preparar para ela. Estes preparativos consistem em informar os membros do grupo, estabelecer o assunto essencial da discussão e, ao mesmo tempo, informar ao próximo escalão superior.

  1. Com relação ao número de participantes, de três a cinco representa o ideal.
  2. Não se deve estar vinculado a nenhum padrão rígido. As reuniões de discussão podem ser realizadas em todos os momentos e em todos os lugares.
  3. Quanto ao limite de tempo, não é desejável que as reuniões durem muito tempo. Uma hora é o máximo permitido.
  4. É apropriado realizar uma reunião por semana. A ordem de procedimento consiste em um relatório do presidente, discussão do relatório pelos participantes, e uma conclusão confiada ao líder do grupo. O registro da reunião deve indicar em detalhes o nome do presidente, os assuntos de discussão, o número de presentes e ausentes, e o local onde a reunião foi realizada.
  5. Não devem ser discutidos mais de dois problemas, no máximo. A discussão deve ter como ponto de partida os problemas individuais dos participantes.
  6. Quanto ao modo de falar, é apropriado que as observações dos participantes lidem com o essencial e sejam simples e claras. Elas devem ser sistemáticas e não repetitivas. Devem ser persuasivas no conteúdo e apresentadas de maneira amigável e agradável. Ao responder às perguntas, deve-se evitar qualquer sugestão de troça e prestar atenção ao que os outros dizem. Ao mesmo tempo, deve-se chegar a uma decisão a respeito do tema discutido.
  7. Quanto ao líder do grupo, seu relatório deve ser simples. Ele não deve fazer uma apresentação longa e repetitiva, mas aproveitar a ocasião para induzir os participantes a falar.
  8. A conclusão deve seguir o método indutivo. Ela deve incluir uma crítica a todas as discussões. Se houver conclusões dissidentes, elas também poderão ser expressas.
5. REALIZAÇÃO DE TRABALHOS POLÍTICOS

Não se deve confiar apenas em alguns poucos trabalhadores políticos. O melhor é ser capaz de atrair e treinar elementos conscientes, ou oficiais e soldados interessados, para participar do trabalho e treinar todo o pessoal da unidade para que todos eles possam realizar um trabalho político efetivo.

6. TIPOS DE TRABALHO POLÍTICO

Em termos gerais, o trabalho político pode ser dividido em três categorias, dependendo se é realizado em tempos comuns, durante uma batalha ou após uma batalha. Quanto à propaganda destinada a incentivar as tropas, os vários aspectos são os indicados abaixo:

  1. O trabalho político em tempos comuns. Intensificamos o treinamento político a fim de elevar o nível de consciência política, criar unidade de pensamento, palavra e ação, manter uma disciplina militar de ferro e nos unirmos estreitamente com as massas populares. Os métodos são, grosso modo, os seguintes:
  1. Devemos colocar em prática os princípios de não perturbar ou prejudicar o povo (tais como "Pague pelo que comprar", "Fale educadamente", "Devolva tudo o que você pedir emprestado", e "Pague por tudo que danificar" ).
  2. Em todos os momentos e em todos os lugares, ajudar as massas populares e ajudá-las a resolver suas dificuldades (por exemplo, ajudar as massas populares a recolher a colheita ou a cultivar suas terras e enviar nossos médicos do exército para prevenir epidemias ou tratar as doenças do povo, ou para indagar sobre as pessoas que sofreram dificuldades e conceber métodos para ajudá-las), manter a unidade do exército e do povo, e encorajar o espírito de compartilhar a boa sorte e a adversidade juntos.
  3. Conversar frequentemente com as massas populares e informá-las sobre nossa disciplina militar e nosso afeto por elas, e também aprender em detalhes sobre a fome e o sofrimento entre o povo.
  4. Realizar frequentemente sessões conjuntas de entretenimento para os soldados e o povo, de modo a amenizar qualquer sentimento de alienação entre o exército e o povo e aumentar o afeto do exército e do povo uns pelos outros.
  1. Resolver qualquer sentimento de alienação entre as fileiras inferior e superior de oficiais e soldados. Os métodos empregados são, grosso modo, os seguintes:
  1. a. As pessoas envolvidas no treinamento político, além de compartilhar a boa sorte e a adversidade dos soldados, devem também conversar frequentemente com os soldados, investigar cuidadosamente todas as suas profundas mágoas e relatar seus problemas o tempo todo aos oficiais superiores, e conceber métodos para melhorar a situação.
  2. Com relação a todas as opiniões dos postos superiores e inferiores, devemos tomar posição sobre uma posição de puro conhecimento racional, convencê-los por uma atitude de súplica sincera e explicar-lhes as coisas. Devemos ter absoluta certeza de que as fileiras superiores e inferiores se unem solidamente como um só homem, e devemos fortalecer sua capacidade de união.
  3. Com respeito aos soldados que violam a disciplina, devemos usar métodos educacionais para persuadi-los. Todos os castigos e insultos corporais devem ser absolutamente reduzidos.
  4. Devemos frequentemente realizar reuniões nas quais oficiais e soldados possam se divertir juntos, a fim de aumentar o afeto entre oficiais e soldados.
  1. Aumentar o ódio dos oficiais e soldados contra o inimigo e aumentar sua determinação de lutar até a morte para matar o inimigo. Aumentar o ódio comum ao inimigo é um fator importante para fortalecer o moral dos soldados. Conseqüentemente, uma unidade de guerrilha deve prestar especial atenção a todas as atrocidades do inimigo, e a todas as instâncias em que ele massacre nosso exército ou nosso povo, e fazer propaganda geralmente entre o exército sobre estas atrocidades, de modo a aumentar a coragem dos oficiais e soldados para lutar até a morte e endurecer sua determinação de lutar contra o inimigo até a morte, já que ou nós ou eles devemos perecer.
  2. Reforçar a confiança na vitória inevitável de nossa guerra contra o inimigo. Os métodos são mais ou menos os seguintes:
  1. Devemos nos valer frequentemente dos contos das gloriosas façanhas das armas em nosso passado, a fim de fazer propaganda entre nossos oficiais e soldados e inspirá-los.
  2. Apresentamos exemplos dos defeitos do inimigo (tais como dificuldades, colapsos e outros problemas que ele encontrou recentemente), a fim de demonstrar que, no final, o inimigo deve ser derrotado.
  3. Devemos apresentar exemplos de nossos próprios pontos fortes (tais como o apoio das massas populares, transmissão de informações, familiaridade com o terreno) e as atuais circunstâncias vitoriosas, a fim de demonstrar que devemos finalmente triunfar.
  4. Expondo os truques espertos habitualmente utilizados pelo inimigo, damos a conhecer os pontos aos quais nosso exército deve prestar particular atenção, a fim de evitar o surgimento de uma mentalidade de medo ou de subestimação do inimigo.

Depois de termos sofrido um ataque, afundamos por um tempo em uma situação caracterizada por dificuldades e esforços dolorosos, e como conseqüência nos subestimamos, exageramos a força do inimigo, e perdemos nossa confiança na vitória.

7. TRABALHO POLÍTICO EM TEMPO DE BATALHA

O trabalho político antes de partirmos é realizado conforme descrito abaixo.

  1. O comandante-chefe da unidade convoca primeiro uma reunião dos quadros. Ele explica em que aspectos a situação política existente é favorável para nós, assim como as condições de vitória e o significado da batalha. Ele também explica os métodos e pontos de atenção para atingir nosso objetivo, mas sem infringir o segredo militar.
  2. Com base na reunião dos quadros, a seção de treinamento político convoca imediatamente reuniões de trabalhadores políticos em todos os níveis, nas quais são explicados os pontos essenciais e os métodos de propaganda e são atribuídas tarefas concretas.
  3. Os diversos grupos convocam imediatamente reuniões de todos os oficiais e soldados, nas quais, além de informar sobre a situação política atual e as garantias de nossa vitória, também são apresentadas condições para competição. ("Aquele que está levemente ferido não deve sair da linha de tiro, aquele que está gravemente ferido não deve gritar de dor"; "Vamos ver quem pode entregar mais armas"; ou "Vamos ver quem pode levar mais prisioneiros").
  4. Os trabalhadores políticos devem ser enviados à população local para reuni-los, convocar reuniões e dar palestras, inspirando-os a participar da batalha ou a juntar-se às fileiras dos carregadores ou das unidades de transporte. Com relação às organizações das massas populares, devemos orientá-las nos métodos de convocação de reuniões, de luta e de preparação da mobilização.
  5. Após o início da batalha, os trabalhadores de treinamento político mais importantes devem ser enviados para inspirar as unidades responsáveis pelo ataque principal ou por ações particularmente importantes. Os trabalhadores de treinamento político menos importantes devem ser enviados para inspirar as unidades de combate menos importantes.
  6. As unidades de propaganda e grupos de cantores e dançarinos (todos compostos de rapazes animados e amorosos com uniforme e roupas atraentes) devem ser enviados com antecedência para posições ao longo das estradas onde o exército avançará, para dar pequenas conversas, cantar, dançar ou gritar slogans, de modo a inspirar o máximo de coragem nos oficiais e soldados.
8. TRABALHO POLÍTICO APÓS O INÍCIO DA BATALHA
  1. Após o início da batalha, devemos prestar atenção para chamar os soldados do outro lado com consignas, a fim de dissipar seu moral. Esta é uma das formas tomadas pelo nosso trabalho de sabotagem.
  2. Quando a situação no campo de batalha entra no palco de um encontro a curta distância ou a partir de posições opostas, concebemos um método para realizar uma reunião conjunta com os soldados do lado oposto e aproveitamos esta oportunidade para dar-lhes comida, a fim de alegrar seus corações. Depois disso, continuamos com mais trabalho de propaganda, que deve ser preparado com antecedência.
  3. Após o início da batalha, devemos certamente realizar propaganda dirigida aos que estão fora de nosso exército. É ainda mais importante inspirar os que estão dentro do nosso exército. Os métodos para este trabalho são diversos e são determinados principalmente pelo que é adaptado às circunstâncias. Por exemplo:
  1. Sobre o ataque:
  1. Quando sofremos um ataque surpresa do inimigo enquanto avançamos para o ataque, devemos dar uma explicação como a seguinte: "Camaradas! Os aviões não podem decidir uma batalha. Devemos agarrar esta oportunidade, avançar rapidamente, e rapidamente enfrentar o inimigo no solo. Carreguem o inimigo com suas baionetas"!
  2. Quando os disparos começarem , devemos encorajar os soldados nos seguintes termos: "Camaradas! Não atirem ao acaso, atirem somente quando tiverem feito pontaria cuidadosa. Devemos tentar matar um inimigo com cada bala".
  3. Quando estamos perto do inimigo e estamos prestes a atacar, o método para inspirar os soldados é o seguinte: "Camaradas! Chegou a hora de se livrar do inimigo. Não devemos prestar atenção ao sacrifício, devemos invocar nossa coragem, derrotar o inimigo e aniquilá-lo. Que nossa vitória inspire todo o exército! Avancem rapidamente! Atacar!"
  4. Quando a primeira carga é repelida e nós carregamos uma segunda vez, devemos encorajar os soldados da seguinte forma: "Camaradas! Somos um exército de ferro invencível, somos uma unidade poderosa vitoriosa em cada batalha, estamos absolutamente decididos a destruir este inimigo e preservar nossa gloriosa reputação".
  5. Quando oficiais são feridos ou mortos em batalha, devemos exortar as tropas da seguinte forma: "Camaradas! Nossos oficiais (Fulano de Tal) e (Ciclano de Tal) já se sacrificaram gloriosamente. Pisemos seus passos sangrentos, completemos sua tarefa e aniquilemos  o inimigo diante de nós". Vamos vingá-los"!
  6. Se o inimigo mostrar sinais de vacilar, devemos exortar os soldados da seguinte forma: "Camaradas! O inimigo está vacilando. Carreguem rapidamente e capturem vivo seu comandante em chefe"!
  7. Quando perseguimos o inimigo, devemos exortar os soldados da seguinte forma: "Camaradas! O inimigo recuou. Persigam-no rapidamente! Carregar e esmagar as unidades de retenção do inimigo, acabar com sua força principal, aniquilar toda sua força. Vamos ver quem pode entregar mais armas e quem pode fazer mais prisioneiros. Ganhar uma batalha e não perseguir o inimigo é uma grande pena".
  1. Sobre a defesa:
  1. Quando a ordem tiver sido recebida, devemos fazer a seguinte propaganda: "Camaradas! O inimigo chegou. Esta é a melhor oportunidade para aniquilar o inimigo. Fazer uso hábil dos obstáculos naturais, e atirar com compostura. Quanto mais inimigo matarmos e ferirmos, mais fácil será para o nosso principal ataque progredir e obter resultados".
  2. Quando o inimigo atacar, devemos exortar as tropas da seguinte forma: "Camaradas! O inimigo está prestes a atacar. Consertem suas baionetas, e preparem  suas granadas de mão. Convoquemos  nossa reputação imponente, preservemos a glória que já conquistamos e aniquilemos  o inimigo na frente de nossa posição".
  3. Quando estivermos cercados pelo inimigo, devemos exortar os soldados da seguinte forma: "Camaradas! Somos uma unidade sempre vitoriosa. Somos um exército de ferro corajoso e invencível. Faremos uma batalha sangrenta até o fim por nosso povo e nosso país, derramaremos nossa última gota de sangue, agarraremos nossos rifles até a morte e morreremos ao invés de nos rendermos. Entregar o rifle é suicídio, render-se é a suprema vergonha. Vamos esmagar suas linhas em um ponto e romper as linhas".
  4. No momento do contra-ataque ou quando for recebida a ordem de passar à ofensiva: "Camaradas! Estamos contra-atacando. Vamos tirar as espingardas do inimigo, vamos capturar os oficiais inimigos, vamos ver quem é mais corajoso"!
  5. Propaganda quando nos retiramos: "Camaradas! Vamos manter nossos movimentos em segredo e confundir o inimigo em seus cálculos. Abramos bem nossos braços e atraiamos o inimigo para penetrar fundo. Não quebremos fileiras, não fiquemos para trás, não vacilemos, não sucumbamos ao pânico, não temamos o sacrifício, executemos resolutamente até o fim as ordens de seus superiores. A vitória final será nossa".
  6. Quando cobrimos a retirada de nossas forças, os métodos para exortá-las são semelhantes aos indicados acima.
9. TRABALHO POLÍTICO APÓS UMA BATALHA

Após a conclusão da batalha, o trabalho político continua.

  1. A fim de evitar o aparecimento de atitudes de desprezar o inimigo ou temer o inimigo, devemos prestar atenção aos seguintes pontos:
  1. Devemos apontar corretamente as causas da vitória e da derrota. Não devemos ficar inchados por causa de uma pequena vitória; ainda menos podemos perder nossa confiança na vitória por causa de um pequeno contratempo.
  2. Devemos estabelecer a atitude que deve ser adotada daqui para frente, ou os pontos que requerem atenção.
  1. Devemos recolher materiais e anedotas sobre nossa vitória, assim como os nomes das unidades, dos oficiais individuais e dos soldados que lutaram corajosamente. Devemos então utilizar estes materiais para compor esboços de propaganda, canções, danças, peças de teatro de estilo antigo e novo, etc.
  2. Devemos imprimir grandes números de anúncios e slogans de vitória e enfiá-los em todos os lugares. Ao mesmo tempo, devemos organizar uma unidade de propaganda itinerante, que se espalhe para áreas estabelecidas com antecedência, para fazer propaganda e reunir as massas populares e realizar reuniões para celebrar a vitória.
  3. Quando forem realizadas reuniões para comemorar a vitória, deve-se prestar atenção aos seguintes pontos:
  1. Relatar o significado da vitória e as tarefas agora diante de nós, assim como os métodos concretos a serem empregados para realizar estas tarefas.
  2. Relatório sobre as unidades que lutaram corajosamente, assim como oficiais e soldados individuais. Quanto aos oficiais e soldados feridos ou mortos, pode-se selecionar os mais valiosos entre eles e relatar sobre eles.
  3. Colocar novas versões de peças clássicas, assim como canções e danças.

Enquanto os relatórios indicados sob a e b acima estão sendo entregues, ou a peça está sendo colocada, as unidades participantes de tal reunião devem gritar consignas em acompanhamento. Deveríamos também trazer à tona os métodos para fornecer pensões aos membros das famílias dos soldados mortos em batalha.

Além disso, devemos reunir os prisioneiros e os saques à vista das massas, aumentando ainda mais a coragem e o espírito de luta de nossos soldados e do povo.

  1. Em reuniões para celebrar a vitória, todas as organizações também deveriam lançar um movimento de consolação. Os principais pontos de atenção a este respeito são:
  1. Quanto ao consolo material, o importante não é a quantidade, mas o significado; não é a elegância e o refinamento dos itens dados, mas sua utilidade. Coisas como sandálias de palha, toalhas de rosto, porcos, ovelhas, galinhas e patos são todos adequados para este fim.
  2. Caso haja falta de bens para consolo material, deve ser usado consolo sob a forma de honras. Por exemplo, pode-se fazer bandeiras para apresentação, ou compor canções em memória dos caídos, ou emitir uma ordem do dia em seus elogios.
  3. Após uma pequena vitória, não deve haver consolo em grande escala. O consolo só deve ser realizado se pudermos inventar meios para fazê-lo em um lugar próximo ao campo de batalha.
  1. Devemos elogiar exemplos de operações combinadas, ações autônomas e a aplicação resoluta de ordens. Assim:
  1. Quando há aqueles que, no curso de uma batalha feroz, alcançaram a vitória por meio de operações combinadas, ações autônomas e a execução resoluta de ordens, o máximo esforço deve ser feito para divulgar o fato e para elogiá-los. Aqueles que têm a infelicidade de ser derrotados em circunstâncias semelhantes também devem ser elogiados.
  2. Quando há punição para aqueles que, a fim de preservar suas próprias forças, não conseguem avançar, ou não cumprem suas tarefas com energia, provocando assim a derrota de outra unidade de nosso exército, o caso também deve ser objeto de propaganda em larga escala dentro da unidade. Desta forma, damos uma lição aos oficiais e soldados de toda a unidade, ou de outras unidades, e os fazemos ter medo de cometer ofensas semelhantes.
10. TRABALHO RELATIVO AOS CLUBES E SALAS DE DIVERSÃO

Em virtude de compensar uma existência dolorosa e tediosa no exército, esta é também uma forma de evitar a deserção. Os aspectos essenciais relativos à organização e ao trabalho dos clubes são tratados a seguir.

  1. Regras relativas à organização.
  1. A fim de promover entretenimento no exército, compensar uma existência tediosa, aumentar o interesse em nosso trabalho e inspirar o gosto pelo estudo, cada unidade de messe dentro de uma unidade de guerrilha deve organizar uma sala de diversão, que deve ser dividida em uma seção militar, uma seção de guerrilha e uma seção de cultura física. Cada oficial e soldado da unidade de messe deve escolher uma dessas seções, de acordo com sua própria natureza; ele pode, se desejar, participar de duas ou três das seções.
  2. Uma pessoa dentre os comandantes da companhia ou os comandantes de pelotão particularmente enérgicos e capazes deve ser escolhida para ser responsável pela sala de diversão. Cada uma das três seções deve ter um chefe de seção, escolhido em uma reunião dos membros da seção, por um período de seis meses, com a possibilidade de ser escolhido para suceder a si mesmo.
  3. Cada semana deve haver uma reunião dos chefes de seção e uma reunião dos membros de cada seção. Uma reunião dos chefes deve ser realizada uma vez por mês. Ela é convocada separadamente pelo presidente dos chefes de seção.
  4. Em seu trabalho, a sala de diversões deve seguir a orientação do clube do próximo escalão superior. Ela também está sujeita à supervisão e orientação do comandante da unidade. Em assuntos militares, está absolutamente subordinada ao oficial comandante da unidade.
  5. A fim de orientar e unificar o trabalho das diversas salas de diversão, um batalhão guerrilheiro deve estabelecer um clube. Este clube deve ter um presidente e um secretário que sejam responsáveis por todas as suas atividades.
  6. O clube deve estar ligado à seção de treinamento político, pois o trabalho das salas de diversões constitui uma espécie de treinamento político. Se não houver uma seção de treinamento político, o clube está diretamente subordinado ao comando de um dirigente.
  7. O trabalho do clube consiste em orientar e promover o trabalho das diversas salas de recreação. Consequentemente, a cada semana deve haver uma reunião dos chefes responsáveis pelas diversas salas de diversões, e a cada mês devemos convocar uma reunião de todos os oficiais e soldados ou uma reunião do exército e do povo juntos.

Todo o trabalho dos clubes e salas de diversão deve ter como princípio não interferir na administração militar, no treinamento militar ou na ação militar.

  1. O essencial do trabalho dos clubes e das salas de diversões.
  1. O trabalho da seção militar consiste em promover um espírito de estudo independente entre os oficiais e soldados, na discussão de questões militares, ou na retificação mútua das ações dos membros a fim de remediar as carências e insuficiências do treinamento militar. Seu conteúdo é o indicado abaixo.
  1. Seção baioneta (praticar, tomando como objeto um hipotético manequim inimigo).
  2. Seção granada (atirar uma granada de mão de madeira em um alvo).
  1. Seção de guerrilha.
  1. Apontar a partir de um suporte fixo.
  2. Verificar a pontaria.
  3. Carro enquanto atira.
  4. Investigações durante a partida.
  5. Utilização de obstáculos.
  6. Atirando em vários tipos de objetivos no campo.
  1. Seção de cultura física. O trabalho desta seção consiste em fortalecer os corpos dos oficiais e soldados. Pode também remediar as insuficiências no treinamento militar. Seu conteúdo é o seguinte:
  1. Jogar bola (basquete, futebol, bola de vôlei, tênis, beisebol, etc.).
  2. Esportes de pista e de campo (salto em altura, salto em largura, corridas, percurso de obstáculos).
  3. Boxe e jogo de espada.
  1. Seção de entretenimento. O trabalho desta seção consiste em proporcionar diversão para os membros do exército, em compensar uma existência entediante e em aumentar o interesse dos soldados em seu trabalho e seu gosto pelo estudo.
  1. Seção de brincadeiras. Esta seção pode continuar suas atividades a qualquer momento, mas atenção deve ser dada aos seguintes pontos:
  1. Quando as piadas são contadas, devemos torná-las fáceis de entender. Podemos pegar materiais de livros de piadas e coisas do gênero, mas eles não devem ser muito obscenos.
  2. Ao contar histórias, devemos dedicar muito tempo às histórias sobre as abundantes explorações e grandes empreendimentos dos antigos, e às suas excelentes palavras e conduta admirável, a fim de alcançar um efeito inspirador
  3. Ao relatar as notícias, devemos dedicar atenção às nossas próprias vitórias e às atrocidades do inimigo.
  1. Seção teatral. Esta seção utiliza períodos de descanso, tanto à noite como durante o dia, para colocar todo tipo de peças de teatro de novo estilo, óperas tradicionais, equipes de comédia, contadores de histórias com tambores, etc. - performances que têm conteúdo político e são ao mesmo tempo divertidas, a fim de melhorar o moral.
  2. Seção de canções e danças. De acordo com as circunstâncias em que a unidade se encontra e a natureza de suas tarefas, esta seção compõe todo tipo de canções, a fim de estimular o interesse dos oficiais e soldados em cantar canções, ou coloca danças em fantasias, assumindo várias atitudes cômicas, a fim de fazer rir os espectadores até segurarem seus lados.
  3. Seção de música. Esta se divide em violino, harmônica, violão e outros grupos, que podem acompanhar as peças e danças.
  4. Os métodos de trabalho de todas as seções devem ser adaptados ao tempo e às circunstâncias. Eles devem ser empregados de maneira animada e, de forma alguma, de madeira.
  5. O trabalho de todas as seções deve estar sujeito a rigoroso controle e supervisão. Também devemos usar métodos de competição para induzir todos os oficiais e soldados a fazerem esforços espontâneos.
  6. Todos os tipos de canções e peças antigas e novas, etc.
  7. Para o benefício do trabalho, todos os grupos e seções devem ter talentos especializados.
  8. Os oficiais e soldados que participam dessas apresentações devem ser dispensados de suas outras funções.

Notas de rodapé:

(1) Companhias são unidades militares, compostas por entre 60 a 250 soldados, geralmente comandadas por um capitão, a variar sua estrutura em cada país. (retornar ao texto)

(2) O messe é a área onde os integrantes do exército comem, socializam, e em certos casos, dormem. (retornar ao texto)

Inclusão: 01/12/2020