Citações do Presidente Mao Zedong


XVI. A educação e a instrução militar


A nossa política, no domínio da educação, deve permitir que todos os que a recebam se desenvolvam moral, intelectual e fisicamente, e se convertam em trabalhadores cultos e de consciência socialista.

Sobre a justa solução das contradições no seio do povo (27 de Fevereiro de 1957).

No que respeita à educação dos quadros em função ou nas escolas de quadros, há que estabelecer a política de tomar como centro o estudo dos problemas práticos da revolução chinesa e adoptar como guia os princípios fundamentais do marxismo-leninismo, devendo portanto rejeitar-se o método de estudar o marxismo-leninismo de maneira estática e isolada.

Reformemos o nosso estudo (Maio de 1941), Obras Escolhidas, Tomo III.

Para uma academia militar, a questão mais importante é a escolha do director e dos instrutores, e a definição dos princípios de ensino.

Problemas estratégicos da guerra revolucionária na China (Dezembro de 1936), Obras Escolhidas, Tomo I.

Uma escola duma centena de pessoas jamais poderá ser bem dirigida se não dispuser dum corpo dirigente de vários indivíduos, mesmo uma dezena ou mais, formado de acordo com as circunstâncias reais (não reunido artificialmente) e composto pelos mais activos, íntegros e capazes dentre os professores, empregados e alunos.

A propósito dos métodos de direcção (1 de Junho de 1943), Obras Escolhidas, Tomo III.

Todos os oficiais e soldados do nosso exército devem aperfeiçoar-se na arte militar, avançar com intrepidez nesta guerra em que a nossa vitória é segura, e liquidar resoluta, radical, integral e totalmente todos os nossos inimigos.

Manifesto do Exército Popular de Libertação da China (Outubro de 1947), Obras Escolhidas, Tomo IV.

É necessário atribuir uma importância igual aos aspectos militar e político do programa dum ano de consolidação e instrução que acaba de iniciar-se, e combinar esses dois aspectos. No começo, importa acentuar o aspecto político, a melhoria das relações entre oficiais e soldados, o reforço da unidade interna e a promoção dum elevado entusiasmo entre os quadros e a massa dos combatentes. Só então se poderá empreender, fàcilmente e com o melhor resultado, a consolidação e a instrução no plano militar.

As tarefas para 1945 (15 de Dezembro de 1944).

Quanto aos métodos de instrução, devemos desenvolver o movimento de instrução de massas em que os oficiais instruem os soldados, os soldados instruem os oficiais e os soldados instruem-se uns aos outros.

A orientação do trabalho para 1946 nas regiões libertadas (15 de Dezembro de 1945), Obras Escolhidas, Tomo IV.

A nossa palavra de ordem na instrução das tropas é que "os oficiais instruem os soldados, os soldados instruem os oficiais, e os soldados instruem-se uns aos outros". Os soldados têm muita experiência prática de combate. Os oficiais devem aprender com os soldados, assimilar a experiência alheia, pois assim a sua capacidade será maior.

Conversa com os redactores do Diário de Xansi-Sueiyuam (2 de Abril de 1948), Obras Escolhidas, Tomo IV.

Quanto ao programa de instrução, o objectivo principal continua a ser a elevação das técnicas de tiro, combate à baioneta, lançamento de granadas, etc., e o objectivo secundário, a elevação do nível táctico, devendo-se ainda dispensar uma atenção especial ao combate nocturno.

A orientação do trabalho para 1946 nas regiões libertadas (15 de Dezembro de 1945), Obras Escolhidas, Tomo IV.


Inclusão: 01/10/2021
Última atualização: 19/02/2024