México e a Revolução

José Carlos Mariátegui

5 de janeiro de 1924


Primeira Edição: Publicado em Variedades: Lima, 5 de janeiro de 1924

Fonte: Nova Cultura - https://www.novacultura.info/post/2021/08/03/mariategui-mexico-e-a-revolucao

Tradução: Equipe de Traduções Nova Cultura

Transcrição: Igor Dias

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


A ditadura de Porfirio Díaz produziu no México uma situação de bem-estar econômico superficial, mas uma profunda inquietação social. Porfirio Díaz estava no poder como instrumento, procurador e prisioneiro da plutocracia mexicana. Durante a revolução da Reforma e a revolução contra Maximiliano, o povo mexicano lutou contra os privilégios feudais da plutocracia. Quando Maximiliano ficou abatido, os latifundiários se agarraram a Porfirio Díaz, um dos generais daquela revolução liberal e nacionalista. Eles fizeram dele o chefe de uma ditadura militar burocrática destinada a sufocar e reprimir as demandas revolucionárias. A política de Diaz era essencialmente plutocrática. Leis astutas e falaciosas privaram o índio mexicano de suas terras em benefício dos capitalistas nacionais e estrangeiros. Os ejidos – terras tradicionais das comunidades indígenas – foram absorvidas pelas grandes propriedades. A classe camponesa foi totalmente proletarizada, os plutocratas, os latifundiários e sua clientela de advogados e intelectuais constituíam uma facção estruturalmente análoga ao civilismo peruano, que dominou o país feudalizado com o apoio do capital estrangeiro. Seu gendarme ideal era Porfirio Díaz. Essa chamada oligarquia dos “cientistas” feudalizou o México. Foi travado marcialmente por uma grande Guarda Pretoriana. Foi protegido por capitalistas estrangeiros tratados com especial favor naquela época. Eles foram encorajados pela letargia e anestesia das massas, temporariamente desprovidas de um animador, de um líder. Mas um povo, que lutou tão obstinadamente pelo direito de posse da terra, não podia se resignar a esse regime feudal e renunciar às suas reivindicações. Além disso, o crescimento das fábricas criou um proletariado industrial, para o qual a imigração estrangeira contribuiu com o pólen de novas ideias sociais. Surgiram pequenos núcleos socialistas e sindicais. Flores Magón, de Los Angeles, injetou no México algumas doses de ideologia socialista. E, acima de tudo, um humor revolucionário azedo fermentado nos campos. Um caudilho, qualquer escaramuça, pode inflamar e incendiar o país: e injetou no México algumas doses de ideologia socialista. E, acima de tudo, um humor revolucionário azedo fermentado nos campos.

Quando se aproximava o final do sétimo período de Porfirio Díaz, apareceu o caudilho: Francisco Madero. Madero, que até então era um fazendeiro sem importância política, publicou um livro anti-reeleicionista. Este livro, que representou um impeachment contra o governo Díaz, teve imenso eco popular. Porfirio Díaz, com aquela vã confiança em seu poder que cega déspotas em declínio, não se importou inicialmente com a agitação que Madero e seu livro despertaram. Ele julgou a personalidade de Madero como uma personalidade secundária e impotente. Madero, aclamado e seguido como apóstolo, gerou uma forte corrente anti-reeleição no México. E a ditadura, alarmada e consternada, finalmente sentiu a necessidade de combatê-la com violência. Madero foi preso. A ofensiva reacionária dispersou o partido anti-reeleicionista; os “cientistas” restabeleceram sua autoridade e domínio; Porfirio Díaz conseguiu sua oitava reeleição; e a celebração do Centenário do México foi uma apoteose fabulosa de sua ditadura. Esses sucessos encheram Diaz e sua equipe de otimismo e confiança. O fim do mandato deste governo estava, no entanto, próximo. Libertado condicionalmente, Madero fugiu para os Estados Unidos, onde se entregou à organização do movimento revolucionário. Orozco montou, pouco depois, o primeiro exército insurrecional. E a rebelião se espalhou rapidamente. Os “cientistas” tentaram atacá-la com armas políticas. Eles se declararam prontos para satisfazer a aspiração revolucionária. Eles aprovaram uma lei que fechava o caminho para outra reeleição. Mas tal manobra não conteve o movimento em andamento. A bandeira anti-reeleição era uma bandeira contingente. Em torno dela estavam concentrados todos os descontentes, todos os explorados, todos os idealistas: A revolução ainda não tinha um programa; mas esse programa estava começando a ser delineado. Sua primeira reivindicação concreta foi a reivindicação da terra usurpada pelos latifundiários.

A plutocracia mexicana, com aquele agudo instinto de preservação de todas as plutocracias, apressou-se em negociar com os revolucionários. E evitou que a revolução derrubasse violentamente a ditadura. Em 1912, Porfirio Díaz deixou o governo para de la Barra, que presidiu as eleições. Madero chegou ao poder por meio de um acordo com os “cientistas”. Consequentemente, ele aceitou sua colaboração. Ele preservou o antigo parlamento. Essas transações, esses pactos, o enfraqueceram e minaram. Os “cientistas” sabotaram o programa revolucionário e isolaram Madero das camadas sociais das quais havia recrutado seu proselitismo e se preparado, ao mesmo tempo, para a reconquista do poder. Esperavam o momento de despejar Madero, invalidado e minado, da Presidência da República. Madero estava perdendo rapidamente sua base popular. Veio a insurreição de Félix Díaz. E depois dela veio a traição de Victoriano Huerta, que, sobre os cadáveres de Madero e Pino Suárez, agrediu o governo: A reação “científica” apareceu vitoriosa. Mas o pronunciamento de um líder militar não conseguiu impedir a marcha da Revolução Mexicana. Todas as raízes desta revolução estavam vivas. O General Venustiano Carranza ergueu a bandeira de Madero. E, após um período de luta, destituiu Victoriano Huerta do poder. As demandas da Revolução foram acentuadas e mais bem definidas. E o México revisou e reformou sua Carta Fundamental, de acordo com essas reivindicações. O artigo 27 da Reforma Constitucional de Querétaro declara que as terras originalmente pertencem à nação e prevê o parcelamento de latifúndios. O artigo 123 incorpora várias aspirações do trabalhador na Constituição mexicana: jornada máxima de trabalho, salário mínimo, invalidez e seguro de aposentadoria, indenização por acidentes de trabalho, participação nos lucros.

Mas Carranza, eleito presidente, carecia de condições para levar a cabo o programa da Revolução. Sua qualidade de proprietário e seus compromissos com a classe latifundiária o impediam de realizar a reforma agrária. A distribuição de terras, prometida pela Revolução e ordenada pela reforma constitucional, não ocorreu. O regime de Carranza tornou-se gradualmente estagnado e burocratizado. Carranza, finalmente, tentou designar seu sucessor. O país, incessantemente agitado pelas facções revolucionárias, levantou-se contra este propósito. Carranza, praticamente deposto, foi morto por uma gangue irregular. E sob a presidência provisória de De la Huerta, foram realizadas as eleições que levaram à presidência do General Obregón.

O governo de Obregón deu um passo decidido para a satisfação de uma das esperanças mais profundas da Revolução: deu terras aos camponeses pobres. À sua sombra, um regime coletivista floresceu no Estado de Yucatán. Sua política prudente e organizadora normalizou a vida no México. E induziu os Estados Unidos ao reconhecimento mexicano.

Mas a atividade mais revolucionária e transcendente do governo de Obregón foi seu trabalho educativo. José Vasconcelos, um dos homens historicamente mais relevantes da América contemporânea, conduziu uma ampla e radical reforma da educação pública. Ele usou os métodos mais originais para reduzir o analfabetismo; abriu as universidades às classes pobres; espalhou-se como o evangelho da época, em todas as escolas e em todas as bibliotecas, os livros de Tolstoi e Romain Rolland; incorporou à Lei de Instrução a obrigação do Estado de sustentar e educar os filhos dos deficientes e órfãos; semeou a imensa e fértil terra mexicana com escolas, livros e ideias.


logo Nova Cultura
Inclusão: 18/08/2022