Economia Colonial

José Carlos Mariátegui

8 de janeiro de 1926


Primeira Edição: Publicado no Mundial, em Lima, em 8 de janeiro de 1926

Fonte: Nova Cultura - https://www.novacultura.info/post/2021/06/14/mariategui-economia-colonial

Tradução: Equipe de Traduções Nova Cultura

Transcrição: Igor Dias

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


I

O ano econômico de 1925 nos lembrou mais uma vez que toda a economia do litoral e, portanto, do Peru nascido da conquista, assenta em duas bases que, fisicamente, não podem parecer a ninguém muito sólidas: o algodão e o açúcar. Essa observação certamente não tem valor para os homens práticos. Mas a visão dos homens práticos é sempre muito dominada pelas coisas na superfície para ser verdadeiramente profunda. E, em algumas questões, a teoria é mais profunda do que a experiência.

A teoria, além disso, intervém muito mais do que se pensa, em conceitos aparentemente empíricos e objetivos. O mundo, por exemplo, acredita na força da economia britânica não tanto pelo que dizem os números do comércio, mas porque sabe que a base dessa economia é o carvão. E sua confiança no ressurgimento da economia alemã certamente tem motivos semelhantes. A prova é que essa confiança só foi quebrada quando uma das fundações da Alemanha – carvão e ferro – foi ameaçada ou minada.

A metáfora, que é obviamente mais uma necessidade do que um gosto, habituou-nos a representar uma sociedade, um Estado, uma economia, etc., como um edifício. Isso explica a preocupação inevitável da fundação.

Já no discurso de 1925, foi a natureza – e não a teoria – que nos revelou a pouca consistência do açúcar e do algodão como base de uma economia. Basta que chova extraordinariamente para que sofra toda a vida econômica do país. Uma série de coisas, que muitas pessoas se acostumaram a ver como aquisições definitivas do progresso peruano, tornaram-se dependentes do preço do açúcar e do algodão nos mercados de New York e Londres.

II

O Peru é, predominantemente, um país agrícola. Apesar do crescimento da produção mineira, os produtos agrícolas e animais continuam a representar a maior parte das nossas exportações. E, enquanto quase toda a produção mineira se destina à exportação, boa parte da produção agrícola é absorvida pelo próprio país. Levando esses dados em consideração, o valor da produção mineira está bem abaixo do valor da produção agrícola. Mas o solo ainda não produz tudo o que a população precisa para sua subsistência. O capítulo mais alto de nossas importações é o de “alimentos e especiarias”: Lp. 3.620.235 em 1924. Este número, em uma importação total de 18 milhões de libras, denuncia um dos problemas da nossa economia. A supressão de todas as nossas importações de “alimentos e especiarias” não é possível; mas sim de suas linhas mais fortes. O maior de todos é a importação de trigo e farinha, que em 1924 somava mais de 12 milhões de soles.

Um interesse urgente e claro da economia peruana há muito exige que o país produza o trigo necessário para o pão de sua população. Se esse objetivo já tivesse sido alcançado, o Peru não teria que continuar pagando ao exterior 12 ou mais milhões de soles por ano pelo pão de cada dia.

Por que esse problema em nossa economia não foi resolvido? Não é só porque o Estado ainda não se preocupou em fazer uma política de subsistência. Nem porque os cultivos de cana-de-açúcar e algodão são os mais adequados ao solo e ao clima do litoral. Apenas uma das planícies interandinas – que alguns quilômetros de ferrovias e estradas abririam ao tráfego – pode fornecer um suprimento superabundante de trigo, cevada etc., para toda a população do Peru.

O obstáculo, a resistência a uma solução, está na própria estrutura da economia peruana. A economia do Peru é uma economia colonial. Seu movimento, seu desenvolvimento, estão subordinados aos interesses e necessidades dos mercados de Londres e New York. Esses mercados veem no Peru um depósito de matérias-primas e um lugar para suas manufaturas. Por isso, a agricultura peruana obtém crédito e transporte somente dos produtos que pode oferecer com vantagem nos grandes mercados. O financiamento estrangeiro está interessado um dia na borracha, outro dia no algodão, outro dia no açúcar. No dia em que Londres pode receber um produto, a um preço melhor e em quantidade suficiente, da Índia ou do Egito, imediatamente abandona seus fornecedores do Peru à própria sorte. Nossos proprietários de terras, nossos proprietários, quaisquer que sejam suas ilusões sobre sua independência, na realidade agem apenas como intermediários ou agentes do capitalismo estrangeiro.

III

Essa dependência da economia peruana é sentida por toda a vida da nação. Com um saldo favorável em seu comércio exterior, com uma circulação monetária solidamente garantida em ouro, o Peru, por causa dessa dependência, não tem, por exemplo, a moeda que deveria ter. Apesar do superávit no comércio exterior, apesar das garantias da emissão fiduciária, a libra peruana tem um desconto de 23 ou 24%. Por que aí, como em tudo, aparece o caráter colonial da nossa economia? A balança comercial externa, assim que analisada, é fictícia. As nações europeias têm “importações invisíveis” que equilibram sua balança comercial: remessas de imigrantes, lucros de investimentos no exterior, lucros da indústria do turismo e assim por diante. No Peru, como em todos os países de economia colonial, existem, por outro lado, “exportações invisíveis”. Os lucros da mineração, comércio, transporte, etc., não ficam no Peru. Vão, em grande parte, na forma de dividendos, juros, etc., para o exterior. Para recuperá-los, a economia peruana precisa tomá-los como empréstimos.

E assim, em cada um dos momentos decisivos, em cada um dos episódios da experiência histórica que estamos realizando, sempre nos encontramos diante do mesmo problema: o problema de peruanizar, nacionalizar e emancipar nossa economia.


logo Nova Cultura
Inclusão: 18/08/2022