A realidade e a ficção

José Carlos Mariátegui

25 de março de 1926


Primeira Edição: Publicado em Perricholi, Lima, 25 de março de 1926

Fonte: Nova Cultura - https://www.novacultura.info/post/2018/04/05/a-realidade-e-a-ficcao

Tradução: F. Fernandes

Transcrição: Igor Dias

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


A fantasia recupera seus privilégios e suas posições na literatura ocidental. Oscar Wilde (1854-1900) é um mestre da estética contemporânea. Seu ensinamento atual não depende de seu trabalho ou de sua vida, mas de sua concepção das coisas e da arte. Nós vivemos em uma era favorável aos seus paradoxos. Wilde alegou que a névoa de Londres fora inventada pela pintura. Não é verdade, disse ele, que a arte copia a natureza. É a natureza que copia a arte. Massimo Bontempelli (1878-1960), em nossos dias, extrema essa tese. De acordo com uma bizarra teoria bontempelliana, derivada de uma meditação de verão em uma aldeia na montanha, a terra em sua primeira idade era quase exclusivamente mineral. Existiam apenas homem e pedra. O homem alimentava-se de substâncias minerais. Mas sua imaginação descobriu os outros dois reinos da natureza. As árvores, os animais foram imaginados pelos artistas. Seres e plantas, depois de terem existido idealmente na arte, realmente começaram a existir na natureza. Constituído assim o planeta, a imaginação do homem criou coisas novas. As máquinas apareceram. A civilização mecânica nasceu. A terra foi eletrificada e mecanizada. Mas, depois que o maquinismo alcançou sua plenitude, o processo se repetiu inversamente. Minerais, vegetais, máquinas, etc. foram reabsorvidos pela natureza. A terra tornou-se petrificada, gradualmente mineralizada até retornar ao seu estado primitivo. Essa evolução foi cumprida muitas vezes. Hoje o mundo está mais uma vez em seu período mecânico e maquinista.

Bontempelli é um dos escritores mais em voga na Itália contemporânea. Há alguns anos, quando o verismo dominava a literatura italiana, seu livro teria um destino diferente.

Bontempelli, que no início era mais ou menos classicista, não os teria escrito. Hoje ele é um pirandelliano; ontem teria sido um d'annunziano.

Um d'annunziano? Mas em Gabriele D'Annunzio (1863-1938) também não encontramos mais ficção do que realismo? A fantasia de D'Annunzio é mais externa que interna em suas obras. D'Annunzio vestiu fantástica e bizantinamente seus romances; mas o esqueleto destes não era muito diferente dos romances naturalistas. D'Annunzio tentou ser aristocrático; mas ele não se atreveu a ser inverossímil. Luigi Pirandello (1867-1936), por outro lado, em um romance desnudo de ornamentos, simples na forma, como O falecido Matias Pascal (1904), apresentou um caso que a crítica imediatamente chamou de extraordinário e inverossímil, mas que, anos depois, a vida representou fielmente.

O realismo afastou a literatura da realidade. A experiência realista serviu apenas para nos mostrar que só podemos encontrar a realidade através dos caminhos da fantasia. E isso produziu o suprarrealismo, que não é apenas uma escola ou um movimento da literatura francesa, mas uma tendência, um caminho da literatura mundial. Supra-realista é o italiano Pirandello. Supra-realista é o americano Waldo Frank, supra-realista é o romeno Panait Istrati. Supra-realista é o russo Boris Pilniak. Não importa que trabalhem fora e longe da manipulação supra-realista que lideram, em Paris, Aragão, Breton, Eluard e Soupault.

Mas a ficção não é livre. Mais do que descobrir o maravilhoso, parece destinada a revelar o real para nós. A fantasia, quando não nos aproxima da realidade, nos serve muito pouco. Os filósofos usam conceitos falsos para chegar à verdade. Os literatos usam a ficção com o mesmo objetivo. A fantasia não tem valor, exceto quando cria algo real. Essa é sua limitação. Este é o seu drama.

A morte do velho realismo não prejudicou absolutamente o conhecimento da realidade. Pelo contrário, o facilitou. Ela nos libertou de dogmas e preconceitos que a mantinham próxima. No inverossímil, às vezes, há mais verdade, mais humanidade do que no plausível. No abismo da alma humana, uma farsa inverossímil de Pirandello é mais profunda do que uma comédia verossímil do senhor Capus. E O Cornudo Magnífico (1919) do grande Fernando Crommelynk (1886-1970) vale certamente mais do que todo o medíocre teatro francês de adultério e divórcio ao qual pertencem O Adversário e Ña Falena.

O prejuízo do verossímil aparece hoje como um dos que mais dificultaram a arte. Artistas de espírito mais moderado revelam-se violentamente contra ele. “A Vida”, escreve Pirandello, “para todos os descarados absurdos, pequenos e grandes, aos quais esta é maravilhosamente plena, tem o inestimável privilégio de poder dispensar a verossimilhança a que a arte é obrigada a obedecer. Os absurdos da vida tem necessidade de parecerem verossímeis, porque são verdadeiros. Ao contrário, os da arte, para parecerem verdadeiros tem a necessidade de ser verossímeis”.

Livres deste obstáculo, os artistas podem embarcar na conquista de novos horizontes. Escreve-se, em nossos dias, obras que, sem essa liberdade, não seriam possíveis. Joana d'Arc (1925) de Joseph Delteíl (1894-1978), por exemplo. Neste romance, Delteíl nos apresenta a donzela de Domremy dialogando, ingenuamente e naturalmente, com duas meninas do campo, com Santa Catalina e Santa Margarita. O milagre é narrado com a mesma simplicidade, com a mesma franqueza das fábulas infantis. A inverossímil neste romance não pretende ser verossímil. E é assim, admitindo o milagre - isso é maravilhoso - que nos aproximamos da verdade sobre a Donzela. O livro de Joseph Delteíl nos oferece uma imagem mais verdadeira e viva de Joana d'Arc do que o livro de Anatole France.

A partir desse novo conceito do real, a literatura moderna extrai uma de suas melhores energias. O que anarquiza não é a fantasia em si. É essa exasperação do indivíduo e do subjetivismo que constitui um dos sintomas da crise da civilização ocidental. A raiz de seu mal não se encontra em seu excesso de ficção, mas na falta de uma grande ficção que possa ser seu mito e sua estrela.


logo Nova Cultura
Inclusão: 18/08/2022