A Revolução Turca e o Islã

José Carlos Mariátegui


Observação: Do Volume I de suas Obras completas

Fonte: Nova Cultura - https://www.novacultura.info/post/2021/08/17/mariategui-a-revolucao-turca-e-o-isla

Tradução: Equipe de Traduções Nova Cultura

Transcrição: Igor Dias

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


A democracia opõe à impaciência revolucionária uma tese evolucionária "a natureza não dá saltos". Mas a pesquisa e a experiência atuais frequentemente contradizem essa tese absoluta. As tendências anti-evolutivas prosperam no estudo da biologia e da história. Ao mesmo tempo, eventos contemporâneos transbordam do canal evolutivo. A guerra mundial obviamente acelerou, entre outras crises, a do evolucionismo pobre (surgido nesta época, o darwinismo teria encontrado pouco crédito. Teria sido dito que era tarde demais).

A Turquia, por exemplo, é palco de uma transformação vertiginosa e inusitada. Em cinco anos, a Turquia mudou radicalmente suas instituições, seus rumos e sua mentalidade. Cinco anos foram suficientes para que todo o poder passasse do Sultão para as Demose, para que na sede de uma velha teocracia uma república demo-liberal e secular seja instalada. A Turquia, deu um salto, uniformizou-se com a Europa, da qual já foi um povo estrangeiro, impermeável e exótico. A vida ganhou um novo pulso na Turquia. Tem as preocupações, emoções e problemas da vida europeia. Fermenta na Turquia, com quase a mesma acidez do Ocidente, a questão social. A onda comunista também é sentida lá. Ao mesmo tempo, o turco abandona a poligamia, torna-se monogâmico; reforma suas ideias jurídicas e aprende o alfabeto europeu. Em suma, está incorporado à civilização ocidental. E, ao fazer isso, não obedece a uma imposição estranha ou externa. Ele é movido por um impulso interno espontâneo.

Estamos na presença de uma das transições mais rápidas da história. A alma turca parecia absolutamente ligada ao Islã, totalmente arraigada em sua doutrina. O Islã, como é bem sabido, não é apenas um sistema religioso e moral, mas também um sistema político social e a lei mosaica, o Alcorão dá a seus fiéis normas de moral, de direito, de governo e de higiene. É um código universal, uma construção cósmica. A vida turca teve fins diferentes daqueles da vida ocidental. As motivações do ocidental são utilitárias e práticas; as dos muçulmanos são religiosas e éticas. Consequentemente, uma inspiração diferente foi reconhecida na lei e nas instituições legais de ambas as civilizações. O Califa do Islamismo, conservava, na Turquia, o poder temporal. Ele era Califa e Sultão. Igreja e Estado constituem a mesma instituição. Algumas ideias europeias estavam começando a florescer em sua superfície; alguns germes ocidentais. A revolução de 1908 foi um esforço para aclimatar o liberalismo, a ciência e a moda europeias na Turquia. Mas o Alcorão continuou a dirigir a sociedade turca. Os representantes da ciência otomana geralmente acreditavam que a nação se desenvolveria dentro do Islã, Fatim Effendi, um professor da Universidade de Istambul, disse que o progresso do Islã "seria realizado não por importações estrangeiras, mas por evolução interna". O Dr. Chehabeddin Bey acrescentou que o povo turco, desprovido de aptidão para especulação, "nunca foi capaz de heresia ou cisma" e que possuía uma imaginação criativa o suficiente, um julgamento crítico o suficiente para sentir a necessidade de retificar suas crenças. Em suma, previsões excessivamente otimistas e confiantes prevaleceram sobre o futuro da teocracia turca. Não se deu muita importância aos vazamentos do pensamento ocidental, aos novos interesses da economia e da produção.

Vamos revisar rapidamente os principais episódios da revolução turca.

Deve ser lembrado, anteriormente, que, antes da Guerra Mundial, a Turquia era tratada pela Europa como um povo inferior, um povo bárbaro. O famoso regime de capitulações concedeu na Turquia, aos europeus, vários privilégios fiscais e jurídicos. O europeu gozava de uma jurisdição especial na nação turca. Estava acima do Alcorão e de seus funcionários. Mais tarde, as guerras dos Bálcãs diminuíram muito o poder e a soberania otomanas. E depois deles veio a Grande Guerra. Seu destino empurrou a Turquia para o lado do bloco austro-alemão. O triunfo do bloco inimigo parecia decidir a ruína turca. A Entente olhou para a Turquia com raiva e rancor inexoráveis. Ela a acusou de ter causado um prolongamento sangrento e perigoso da luta. Ela a ameaçou com um castigo tremendo. O próprio Wilson, tão sensível ao direito de autodeterminação dos povos, não sentiu misericórdia pela Turquia. Toda a ternura de sua universidade e coração presbiteriano foi capturada pelos armênios e judeus. Wilson pensava que o povo turco era estranho à civilização europeia e que deveria ser expulso para sempre da Europa. A Inglaterra, que cobiçava a posse de Constantinopla, dos Dardanelos e do petróleo turco, naturalmente aderiu a essa pregação. Houve uma corrida para levar os turcos para a Ásia. Um ministério dócil à vontade dos vencedores foi estabelecido em Constantinopla. A função deste ministério era sofrer e aceitar mansamente a mutilação do país. A sonolenta ALMA turca escolheu aquele momento dramático e doloroso para reagir. Mustafa Kemal Pasha, chefe do exército daquela região, levantou-se na Anatólia. Nasceu A Sociedade de Trebizonda pela Defesa dos Direitos da Nação. O governo da Assembleia Nacional de Angorá foi formado. Outras facções revolucionárias surgiram sucessivamente: o Exército Verde, o Grupo do Povo e o Partido Comunista. Todos concordaram na resistência ao imperialismo aliado, na desqualificação do governo impotente e domesticado de Constantinopla e na tendência a uma nova organização social e política.

Essa erupção do espírito turco interrompeu, em parte, as intenções da Entente. Os vencedores ofereceram à Turquia na conferência de Sèvres uma paz que isolou dois terços de seu território, mas deixou, mesmo que apenas condicionalmente, Constantinopla e um pedaço de terra europeia. Os turcos não foram inteiramente expulsos da Europa. A residência do Califa foi respeitada. O governo de Constantinopla resignou-se a assinar este tratado de paz. Mustafa Kemal, em nome do governo da Anatólia, repudiou-o categoricamente. O tratado só poderia ser aplicado pela força.

Em tempos menos tempestuosos, a Entente teria mobilizado seu imenso poder militar contra a Turquia. Mas foi a época da grande maré revolucionária. A ordem burguesa foi abalada e minada demais para que a Entente lançasse seus soldados contra Mustafa Kemal. Além disso, os interesses britânicos colidiram com os interesses franceses na Turquia. A Grécia, há muito favorecida pela obra de Sèvres, aceitou a missão de impô-la à vontade rebelde otomana.

A guerra greco-turca teve algumas oscilações. Mas, desde o primeiro dia, a força da revolução turca foi contrastada. A França se apressou em quebrar a frente unida dos aliados, negociar e chegar a um acordo sobre a cooperação russa. A onda de insurreição se espalhou para o Oriente. Esses sucessos animaram e fortaleceram o ânimo da Turquia. Finalmente, Mustafa Kemal derrotou o exército grego e expulsou-o da Ásia Menor. As tropas kemalistas prepararam-se para a libertação de Constantinopla, ocupada por soldados da Entente. O governo britânico queria responder a essa ameaça com uma atitude belicosa. Mas o Trabalhismo se opôs a esse propósito. Um ato de conquista não contava mais, como teria contado em outras épocas, na aquiescência ou passividade das massas trabalhadoras. E a fase da insurreição turca terminou com a assinatura da paz de Lausanne que, ao cancelar o Tratado de Sèvres, sancionou o direito da Turquia de permanecer na Europa e de exercer toda a sua soberania no seu território. Constantinopla foi devolvida ao povo turco.

Tendo adquirido a paz estrangeira, a revolução iniciou definitivamente a organização de uma nova ordem. Uma atmosfera revolucionária foi acentuada em toda a Turquia. A Assembleia Nacional deu à nação uma constituição democrática e republicana. Mustafa Kemal, o líder da insurreição e vitória; foi nomeado presidente. O Califa definitivamente perdeu seu poder temporal. A Igreja foi separada do Estado. A religião e a política turcas deixaram de coincidir e se confundir. Diminuição da autoridade do Alcorão sobre a vida turca, com a adoção de novos métodos e conceitos jurídicos, mas o Califado continuou de pé. Em torno do Califa formou-se um núcleo reacionário. Agentes britânicos manobraram simultaneamente em países muçulmanos em favor da criação de um califado dócil à sua influência. O movimento reacionário começou a penetrar na Assembleia Nacional. A Revolução se sentiu perseguida e resolveu se defender com toda a energia. Ela rapidamente passou da defesa para o ataque. Procedeu-se à abolição do Califado e à secularização de todas as instituições turcas.

Hoje, a Turquia é um país do tipo ocidental. E essa fisionomia vai se afirmando cada vez mais a cada dia. As condições políticas e sociais que emanam da revolução estimularão o desenvolvimento de uma nova economia. O retorno à monarquia teocrática não será materialmente possível. A civilização ocidental e a lei islâmica são irreconciliáveis.

O fenômeno revolucionário criou raízes profundas na alma otomana. A Turquia é apaixonada por homens e coisas novas. Os maiores inimigos da revolução kemalista não são os turcos. Eles pertencem, por exemplo, ao capitalismo inglês. O London Times, senil e lacrimoso, comentou sobre a supressão do Califado, “uma instituição tão ligada à antiga grandeza da Turquia. A burguesia ocidental não quer que o Oriente seja ocidental. Ao contrário, teme a expansão de sua própria ideologia e de suas próprias instituições. Esta poderia ser mais uma prova de que deixou de representar os interesses vitais da Civilização Ocidental”.


logo Nova Cultura
Inclusão: 18/08/2022