MIA - Secção em Português
Erwin Marquit
foto
1926-2015

 

Físico e filósofo marxista americano. Foi o principal fundador da Marxist Education Press e editor da revista de estudos marxistas Nature, Society e Thought (1987–2007), disponibilizando trabalhos de estudiosos marxistas europeus, africanos, chineses, vietnamitas e cubanos.

Estudou engenharia elétrica em Nova York. Em 1950 foi impedido de concluir a dissertação de mestrado em física na Universidade de Nova York, devido à sua afiliação ao Partido Comunista. Emigrou então para a Polônia. Em 1963, após concluir o grau de Doutor em Ciências Matemáticas e Físicas na Universidade de Varsóvia, retornou aos Estados Unidos. Fez uma pesquisa em física de partículas na Universidade de Michigan (1963-1965) e foi professor assistente na Universidade do Colorado (1965-1966); em 1966 foi nomeado professor associado de física na Universidade de Minnesota. Em 1974, foi o candidato do Partido Comunista a governador de Minnesota, ficando em sexto com 3.570 votos. Nesse mesmo ano, mudou seus interesses de pesquisa da física experimental de partículas para a aplicação do materialismo dialético ao estudo dos fundamentos conceituais da física e iniciou um curso intitulado Introdução ao Marxismo, enquanto continuava a ensinar cursos de física.

No Partido Comunista, se opôs fortemente ao que ele considerava tendências antidemocráticas e stalinistas do seu líder Gus Hall. Mais tarde se reconciliou com o partido e, como membro de sua Comissão de Economia, iniciou discussões sobre as economias socialistas de mercado na China e no Vietnã.

Fonte: Wikipédia

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1981 Contradições na Dialética e na Lógica Formal
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Inclusão 04/11/2019