A URSS e a Contra-Revolução de Veludo

Ludo Martens


Os primeiros frutos podres da «revolução democrática»
[Janeiro de 1990]

capa

Nestes últimos tempos, a imprensa fez notar, com uma desconcertante insistência, que

«só a Roménia resiste à vaga de liberalização» que se desencadeia a Leste, e entrincheira-se num «stalinismo anacrónico».

Ainda em 12 de Dezembro de 1989, os habitués da Bolsa de Bruxelas suspiravam:

«Apesar da liberalização geral na Europa de Leste, a Roménia de Nicolae Ceausescu continua a defender os valores do “socialismo científico” e do papel dirigente do Partido Comunista na vida política do país».(1)

Depois disso, houve «a revolução», se acreditarmos na senhora Thatcher e no senhor Bush, peritos na matéria. O socialismo significa tirania, miséria e corrupção; o povo fez a sua revolução para obter a liberdade, a igualdade e a fraternidade. «Maravilhoso povo romeno», exclamou a senhora Thatcher, num sobressalto pouco habitual nela. E os belgas puseram-se a juntar chocolate, açúcar, leite em pó, roupa usada, medicamentos, com a firme convicção de que iam contribuir para a nobre causa do combate contra a tirania e a miséria.

No entanto, é mais fácil oferecer um quilo de açúcar do que precisar o verdadeiro sentido da palavra liberdade. Que faces apresentarão a liberdade, a igualdade e a fraternidade na Roménia de amanhã? E se a liberdade significasse apenas privatização, a igualdade simplesmente a possibilidade para todos de comprar empresas — desde que todos possuíssem os meios necessários? E a fraternidade os laços de interesse que unem todos os exploradores do mundo?

Na «revolução» romena aparecem vedetas de um só dia para cantar com ênfase a Liberdade diante do povo. Mas também aparecem, bem longe das multidões delirantes, economistas a falar prosaicamente do essencial. Como tão bem diz um jornal financeiro a propósito das perturbações do Leste:

«Esta deriva do comunismo é acompanhada de reformas econômicas que põem fim ao dogma da “socialização dos meios de produção”. As novas leis adoptadas um pouco por toda a parte, farão de 1990 o ano da privatização das empresas».(2)

Assim LEcho de la Bourse manifesta a esperança de que a revolução (sim, leitor conservador, é preciso seguir o movimento, LEcho de la Bourse é um decidido partidário da Revolução!) conheça uma vitória total. Claro, a revolução poderia ainda ser um tanto travada pela

«existência de uma burocracia que tudo faz para deitar areia nas engrenagens dos que desejam andar em frente».(3)

Mas a revolução vencerá. A Bolsa não tem dúvidas.

O diabo transforma-se em anjo e vice-versa...

Pobres espíritos manipulados, os que acreditam que as nossas multinacionais e os nossos canais de televisão se interessam pela «liberdade», pela «democracia» e pela «luta contra a ditadura» na Roménia. Não foram os nossos políticos que cuspiram o seu mais negro veneno contra o tirano Jaruzelski? Depois do seu golpe de Estado de 13 de Dezembro de 1981 e a tomada do poder por um Conselho Militar de Salvação Nacional, Jaruzelski simbolizava o totalitarismo stalinista. Mas como o indivíduo desenrola hoje o tapete vermelho diante das nossas multinacionais, gaba-se-lhe agora a sabedoria e a sua estatura de homem de Estado. O Figaro Magazine, ponto de convergência de toda a direita anticomunista francesa, faz manchete em 21 de Outubro de 1989: «Exclusivo: Jaruzelski. O golpe da sedução». E sob um retrato favorecido do antigo monstro stalinista, pode ler-se:

«A aprendizagem do consenso. Comunista, militar devotado ao partido, o general Jaruzelski procura hoje inventar um novo personagem: o presidente acima dos partidos, que encarnaria a nação e não uma ideologia».(4)

Não há ainda dez anos, num momento em que era ainda preciso dividir os países socialistas para melhor os poder infiltrar um a um, Ceausescu recebia uma medalha real das próprias mãos da rainha de Inglaterra e foi recebido com grande pompa pelo rei Balduíno. Ainda mesmo em 1982, Willy De Clercq, (ex-chefe do Partido Liberal, homem da Société Général, Comissário Europeu) sustentava sobre a Roménia:

«Nicolae Ceausescu é um pacifista de longa data. (...) Apesar da ideologia socialista do Partido Comunista Romeno, o próprio país desenvolve uma política exprimindo as verdadeiras intenções dessa nação».(5)

Nessa altura, a direita classificava Ceausescu como:

«grande trabalhador», «humanista», «inimigo dos abusos da burocracia» e «homem sóbrio, levando uma vida muito simples».(6)

O mesmo Ceausescu foi hoje transformado, por esses propagandistas da direita, num tirano sanguinário, no «Drácula dos Cárpatos», num «vampiro», no «Rei-Sol da Roménia», pela única razão de que se opôs, bem tarde, à vaga de capitalismo selvagem desencadeada sobre a Europa de Leste.

Num passe de mágica, os nossos especialistas da guerra psicológica podem transformar o tirano Jaruzelski em homem de Estado e o reformador Ceausescu em terrível ditador. Estes meandros da propaganda nada têm a ver com a duplicidade e a hipocrisia. Servem uma finalidade constante, prosseguida com espírito de continuidade: dividir o movimento comunista, apoiar as tendências revisionistas, promover os interesses do mundo capitalista.

Contrário à intervenção soviética na Checoslováquia, em 1968, como à ocupação do Afeganistão, em 1979, Ceausescu contribuía aos olhos do Ocidente para o desenvolvimento do nacionalismo anti-soviético e o esboroamento do campo socialista. Aceitando avidamente os abundantes créditos que o Ocidente lhe oferecia, Ceausescu permitiu o crescimento dos privilégios entre a elite do partido e espalhou a ideia de que o socialismo podia casar-se com o crescente domínio das multinacionais sobre o país. Nada havia de hipócrita na hábil propaganda de Willy De Clercq à glória do revisionismo romeno.

Mas em 1989, personagens que abertamente desfraldavam a bandeira americana chegaram ao poder na Polónia e na Hungria. Quem, no Ocidente, teria ainda necessidade do revisionista Ceausescu como apoio? Tanto mais que este, alarmado há vários anos com a crescente agressividade do capitalismo, se retractou. Não dizia ele em 24 de Outubro de 1989:

«Os meios imperialistas proclamam cada vez mais insistentemente o capitalismo todo-poderoso e predizem de novo o desaparecimento iminente do socialismo. Estes reaccionários desencadearam novamente uma ofensiva ideológica e política visando difamar e minar o socialismo, uma política de ingerência nos assuntos internos e de desestabilização dos países socialistas, usando todos os meios do arsenal da guerra fria, desde a informação desnaturada da opinião pública e o denegrimento do socialismo, a chantagem, a diversão, as sanções econômicas e políticas, até ao financiamento directo de grupos e de forças anti-socialistas e antinacionais ».(7)

Nada nestas palavras é falso. Para que não sejam escutadas, os antigos louvaminheiros de Ceausescu declará-lo-ão «vampiro», «Nero», «fanático de pornografia»...

A fauna multipartidária que invadiu a Hungria

A liberdade política que a direita quer impor na Roménia, a golpes de mentira, de encenações macabras e com profusão de espingardas e de tanques é já uma realidade na Hungria. Impossível fechar os olhos sobre a contra-revolução burguesa que toma conta do país.

Já em Maio de 1989, uma conferência da fracção «reformadora» do Partido Comunista Húngaro adoptou um manifesto de ruptura com todo o passado socialista. Sob a autoridade de três membros do Bureau Político, Imre Pozsgay, Rezso Nyers e Pal Vastagh, a conferência abjurou o comunismo, essa forma de «despotismo asiático», para abraçar o socialismo democrático à ocidental. Reabilitou a contra-revolução anti-socialista de 1956 e o seu chefe, Imre Nagy. E, com toda a lógica, tirava da gaveta o programa de 1956:

«neutralidade garantida pelas duas superpotências», «transição planificada para um sistema multipartidário», «transformação completa da economia».(8)

Esta fracção tornou-se dominante no Congresso de 7 de Outubro de 1989, que enterra o «Partido Socialista Operário Húngaro, uma formação de tipo bolchevique(!)», para formar o novo Partido Socialista Húngaro, cujas palavras de ordem são: «Uma democracia parlamentar pluripartidária», «economia de mercado» e «a liberdade de aquisição de bens».(9) Imre Pozsgay dará o tom:

«O comunismo já não está na ordem do dia. O nosso objectivo é o socialismo democrático. Tenho bons contactos com Bettino Craxi, o número um do partido socialista italiano, com Hans Jochen Vogel, presidente do SPD alemão ocidental. Aprecio a política seguida pelos socialistas franceses».(10)

Em Outubro de 1989, fazendo o balanço de seis meses de trabalho governamental, o primeiro-ministro Miklos Nemeth menciona, entre outras, as mudanças fundamentais introduzidas: instauração de uma

«democracia parlamentar», «início de um programa de liberalização até hoje sem precedentes nos países do Leste europeu» e o «começo de uma vasta reforma da propriedade». «Graças a tudo isso, a economia húngara aproximou-se das economias de mercado modernas».(11)

Enfim, o antigo partido comunista pronuncia-se sem artifícios por um sistema político e económico burguês.

Ora, é necessário recordar que a Hungria conta também com um partido social-democrata, fundido em 1948 com o partido comunista, mas que renasce das cinzas em finais de 1988. Como é que estes socialistas podem perfilar-se perante um partido ex-comunista, completamente social-democratizado? Muito simplesmente, falando com mais franqueza do que os partidos sociais-democratas ocidentais têm por hábito fazer!

«Os sociais-democratas húngaros», esclarecem-nos estes senhores, «entendem estabelecer a ponte entre os empresários, quer dizer os burgueses médios, e a classe operária. Não aceitam a contradição trabalho-capital, já que estimam que o rendimento nacional só crescerá na medida em que o seu motor seja a camada de empresários.»(12)

Que bem formulado!

Eis-nos informados acerca da «esquerda» húngara. (Louis Van Geyt, presidente de um partido,(13) esse também em vias de extinção, escreverá a Rezso Nyers, presidente do novo Partido Socialista Húngaro: «Os nossos melhores votos de sucesso na empresa de renovação democrática do socialismo na Hungria.»(14) É com esta voz que os mortos devem falar.)

Olhemos agora para o resto da fauna multipartida. Em 18 de Setembro de 1989, os dois partidos mencionados assinaram um acordo com cinco partidos da direita, o Fórum Democrático Húngaro, o Partido dos Pequenos Proprietários, o Partido Popular Húngaro, o Partido Democrata Cristão e a Sociedade Endre Bajcsy-Zsilinsky.

Em conjunto proclamam a intenção de inscrever na nova constituição que a nação húngara «aceita os valores da democracia burguesa e do socialismo democrático»!(15) Três partidos da oposição recusaram assinar este acordo porque continha demasiadas concessões aos comunistas.

O socialismo, sociedade revolucionária em que dominam os interesses dos trabalhadores, não pode defender-se e desenvolver-se senão sob a direcção firme de um partido de vanguarda marxista-leninista. O Partido Comunista Húngaro levou 36 anos, de 1953 a 1989, a degenerar-se. O multipartidarismo foi introduzido na Hungria pela «revolução de veludo» de 1989, como um novo regime com múltiplos partidos burgueses.

E que é feito dessa outra conquista da «revolução»: a liberdade de imprensa? Em Outubro de 1989, a Radio Free Europe, financiada em primeiro lugar pela CIA para ser retomada a seguir pelo Congresso americano, pôde abrir escritório em Budapeste e começar a recrutar jornalistas locais. Rupert Murdoch já comprou 50 por cento das acções de dois jornais populares húngaros e Robert Maxwell anuncia que investirá nas televisões e jornais da Hungria. A liberdade de imprensa será a de qualquer país capitalista: a liberdade para o capital de comprar toda a indústria da informação e a liberdade para os serviços policiais de a manipular.(16)

Revoluções que rendem muito às nossas multinacionais!

O sentido real dos acontecimentos na Roménia não pode ser extraído do cocktail de meias verdades, de críticas justificadas, de intoxicações e de ódios anticomunistas que hoje nos é servido pelos media. E no entanto, na feroz luta de classes que se desencadeou a nível internacional, não se torna difícil compreender que forças sociais vão dirigir a Roménia «livre».

Basta-nos examinar objectivamente o curso dos acontecimentos na Polónia e na Hungria para nos darmos conta do que se passa na realidade na Roménia: a queda final de um socialismo minado pelos seus erros e fraquezas, o retorno ao poder de uma direita e de uma extrema-direita ébrias de vingança, o restabelecimento, através de pequenos passos tácticos, da feroz ditadura das multinacionais europeias e americanas.

Hoje, as multinacionais já não discutem o futuro da Europa de Leste: têm a tranquila certeza de que o restabelecimento do seu poder se encontra ali assegurado. As suas discussões incidem agora sobre o modo como fazê-lo, sobre a táctica, sobre os escolhos a evitar. A imprensa americana dá o tom.

«As insurreições populares na Europa de Leste concentraram- se essencialmente sobre o derrube dos partidos comunistas autoritários que governaram durante mais de quarenta anos. A questão fundamental, afirmam unanimemente os peritos, é a de saber até que ponto será necessário desmantelar os sistemas económicos comunistas centralizados e avançar no sentido do capitalismo do mercado livre com a sua propriedade privada e a sua capacidade de criar uma sociedade de ganhadores e de perdedores».(17) «Como as amplas estruturas de planificação e de regularização são suprimidas nos diferentes países, os negócios com a Europa de Leste começarão a assemelhar-se às operações com os outros países em vias de desenvolvimento, dizem os peritos. “Dentro de dois ou três anos, assim será no caso da Polónia, entalada entre a Checoslováquia e a Alemanha de Leste”, afirma o perito David M. Kemme, um economista do Instituto de Estudos Este-Oeste de Nova Iorque. »(18)

Na Roménia, as multidões agitam ainda as bandeiras esburacadas da vitória sobre o socialismo. Mas a propósito da Polónia e da Hungria, os jornais bolsistas, que ainda há um ano faziam soar os tambores da mobilização pela liberdade e a democracia, falam já mais prosaicamente.

«Tal como se sabe demasiado bem na América Latina», escreve LEcho de la Bourse, «as reestruturações a que serão submetidos os polacos e os húngaros correm o risco de causar danos.»(19)

Mas, perguntarei, estes polacos e estes húngaros, não terão acabado de sair do inferno comunista? E propõem-lhes causar-lhes mais danos do que eles sofreram nesse inferno?

Nenhum homem de negócios de Paris ou de Nova Iorque nos contradirá: depois da tirania de Ceausescu que proibia de importar livremente, de investir e de comprar empresas, eis-nos entrados a toque de caixa na grande era da liberdade de pilhar, de explorar, de conquistar.

Em breve, as multinacionais serão livres na Roménia, como já o são na Hungria. O economista Jacques Nagels fala de um capitalismo selvagem na Hungria. Só em parte é verdade: o essencial do capital nacional passará para as mãos das multinacionais, caindo o restante no regaço dos exploradores húngaros que, a justo título, serão chamados de «selvagens». Desde Janeiro de 1989, três leis determinam o novo curso capitalista na Hungria. A primeira permite criar sociedades anónimas, empregando até 500 trabalhadores. A segunda dá luz verde a participações estrangeiras maioritárias e à exportação de lucros em divisas. A terceira regulamenta a privatização das empresas do Estado.(20) Pouco depois, a firma Ganz, importante fabricante de material ferroviário, passa para mãos britânicas e 49,65 por cento das acções da Tungsram AG, fabricante de lâmpadas eléctricas, são adquiridos pela Girozentrale austríaca. Comentário de Kalman Mizsei, economista húngaro:

«Se metade de uma das maiores e mais avançadas empresas pode ser comprada por 110 milhões de dólares, a Alemanha Federal pode comprar todo o país».(21)

O secretário-geral da Câmara de Comércio húngara, Peter Lorincze, estima que 25 por cento da indústria húngara pode passar para mãos estrangeiras, «o que é mais ou menos o ratio de antes da guerra».(22) Em nome da autogestão, 80 por cento das empresas húngaras são dirigidas, desde 1984, e portanto sob Kadar, por conselhos de empresa, cujos membros agem de facto como accionistas privados. Nos primeiros 11 meses de 1989, 40 empresas importantes foram vendidas pelas suas direcções «autogestionárias» a investidores estrangeiros.(23)

Todos os filantropos que enviam o seu quilo de açúcar e o seu pacote de chocolate para a Roménia podem encontrar aqui matéria de reflexão. Como poderá o adorado povo romeno manter a independência se o FMI lhe dita sua a lei? Como poderá desenvolver a sua economia quando a livre concorrência externa lhe levará a devastação? Como poderá conhecer o bem-estar quando as multinacionais começarem a drenar as magras riquezas em direcção a Paris, Bona e Nova Iorque? E é precisamente isto que os banqueiros ocidentais preparam.

«A derrocada da cortina de ferro poderia dar um empurrão suplementar às nossas economias ocidentais. É esta pelo menos a opinião do banco Indosuez, ao prever que, até 1995, os países da OCDE beneficiarão de um crescimento suplementar anual de meio por cento. A República Federal Alemã arrecadando para si um crescimento suplementar acumulado de 4,5 a cinco por cento no decurso dos próximos seis anos».(24)

Assim, o Produto Interno Bruto referente apenas à Alemanha crescerá 35 mil milhões de dólares graças à «liberdade» reencontrada na Europa de Leste. Foi para isto que demos o nosso quilo de açúcar? Quem pagará este «crescimento suplementar» no mundo imperialista senão os trabalhadores polacos, húngaros e romenos? Quem poderá continuar e fingir que as multinacionais ajudaram a derrubar Ceausescu para «arrancar os romenos da miséria»?

A entrada triunfal dos carniceiros do FMI

As multinacionais podem fazer alarde de uma tal confiança no seu futuro na Polónia e na Hungria porque os seus homens já lá estão no poder. Bronislaw Geremek é o presidente do grupo parlamentar do Solidarnosc. De passagem por Bruxelas, declara:

«Sabemos o que queremos: uma economia de mercado que funcione bem. Pode-se pensar também que deveria haver lugar no seio da Comunidade Europeia para países como a Polónia e a Hungria. E se o método que actualmente empregamos para chegar à economia de mercado não é o melhor, então devemos mudá-lo. A CEE pode ajudar a Polónia a diminuir os custos sociais destas transformações».(25)

Isto corresponde às aspirações mais temerárias que a direita europeia podia exprimir nos anos 70: a Polónia deve submeter-se às leis do mercado e integrar-se na Europa imperialista que fará a supervisão dessas transformações. E para as necessidades da reconquista da Europa de Leste, a Comunidade Europeia criou de urgência um «banco de desenvolvimento dos países de Leste»(26) com um capital de 11 mil milhões de ECU.(27) Jacques Attali, braço direito do muito socialista senhor Mitterrand, será o seu presidente.

«A crer no primeiro relatório dos peritos, será possível estabelecer créditos da ordem dos 1,1 a 2,2 mil milhões de dólares, essencialmente para financiar investimentos privados».(28)

Mas para dirigir a mudança na Polónia e na Hungria, a Europa chamará o Fundo Monetário Internacional, melhor perito na matéria, mais rodado na preparação dos «planos de reestruturação» e nos «planos de salvamento» que semeiam a miséria, a mais desumana indigência, a morte na África e na América Latina. E, efectivamente, os carniceiros do FMI foram já colocados no trono pela direita polaca e húngara.

Destruir os sectores socialistas e reintroduzir o reino das multinacionais, eis a tarefa exaltante, decerto, mas completamente nova para os wonderboys(29) americanos do FMI.

«O Fundo Monetário Internacional nunca teve de dirigir a transição de um comunismo de estilo soviético para um capitalismo baseado no mercado. De facto, 90 por cento da indústria polaca são propriedade do Estado. Não é nada claro o modo como privatizações tão amplas poderão ser postas em prática.»(30)

Uma agência do Banco Mundial, a International Financial Corporation, anunciou já um plano de cinco pontos para ajudar a Polónia a privatizar a sua economia e para criar mercados financeiros. Estes desenvolvimentos são considerados pelas multinacionais como condições necessárias para investir na Polónia.(31) A Polónia «livre» deixa-se portanto colonizar complacentemente pelos peritos do FMI e pelos diplomados da Harvard University que pululam nos gabinetes ocultos dos novos ministros. Sacrifícios, austeridade, desencadeamento das forças do mercado livre.

«Segundo Witold Trzeciakowski, presidente do Conselho Económico, o "tratamento de choque” poderia integrar uma fórmula para transformar a indústria do Estado em propriedade privada, a dissolução dos monopólios, o refinamento dos procedimentos de falência, a organização de uma bolsa de acções, a criação de um sector bancário que funciona segundo os princípios capitalistas, a elaboração de uma nova estrutura de taxas, a abertura de agências para desempregados e, é claro, a garantia de ajuda financeira ocidental para toda esta operação.»(32)

No princípio de Dezembro de 1989, o parlamento húngaro rejeitou as condições do programa económico governamental, redigido de acordo com os peritos do FMI.

«Miklos Nemeth, primeiro-ministro húngaro, fez questão de avisar o parlamento, pedindo-lhe para adoptar o programa económico, sob pena de se ver fecharem-se as torneiras dos financiamentos ocidentais e talvez mesmo de se assistir ao afundamento da economia do país».(33)

Ao escutar estas palavras, lembremo-nos de que estes bravos húngaros acabaram há pouco de escapar à tirania comunista. Conquistaram a democracia com o multipartidarismo e um parlamento burguês e toda a companhia. A democracia parlamentar é a expressão da vontade do povo, a incarnação da sua soberania, ninguém deve duvidar. Esta é a retórica. Mas estes húngaros um pouco ingénuos têm ainda de familiarizar-se com a realidade terra a terra. Os parlamentares têm ainda de aprender a exprimir fielmente a vontade do Fundo Monetário Internacional, das multinacionais e da nova raça de tubarões, os empresários húngaros. E Miklos Nemeth — antigo chefe do partido comunista — perante algumas reticências, vê-se obrigado a ladrar: Obedeçam! Senão, as torneiras dos bancos imperialistas fecham-se e a economia húngara afunda-se! Pobres húngaros. Congratularam-se com a morte de um socialismo doente; não vão tardar a sentir o tacão de ferro do capital, a ditadura muito mais terrível de uma classe que acumula os capitais submetendo sem piedade a força do trabalho.

Miséria abominável e miséria salvadora...

Desde há vários anos que o imperialismo sabotou a cooperação económica com a Roménia a fim de sangrar a sua população e alimentar assim o descontentamento popular. Lembramos que apenas há 20 anos, para alargar a influência ocidental à Roménia, os financeiros ocidentais cortejavam assiduamente Ceausescu acenando-lhe com uma cooperação multiforme...

Em Abril de 1989, a CEE rompe as negociações para uma nova cooperação económica com a Roménia. Os Estados Unidos haviam-lhe já retirado o estatuto de nação mais favorecida. Ao mesmo tempo, durante os nove primeiros meses de 1989, regista-se uma queda de 51 por cento no comércio EUA-Roménia.(34) No momento em que alguns anunciam o fim da guerra fria porque se juntaram ao campo do inimigo, o Ocidente conduz a guerra psicológica e económica com uma arrogante franqueza.

«A Comissão Europeia está decidida», poderá dizer o comissário Frans Andriessen, «a encorajar a passagem pacífica a um sistema económico e político pluralista neste país (a Roménia)».(35)

Foi em 20 de Dezembro de 1989. A luta final havia soado. A Europa capitalista lançava-se à reconquista dos territórios perdidos.

Esta guerra económica, apresentada favoravelmente como uma questão de «sanções econômicas por causa de violações dos direitos humanos», visava agudizar os sofrimentos do povo romeno. Somada aos males causados pelos erros do Partido Comunista, tal deveria ser suficiente para suscitar insurreições contra-revolucionárias na Roménia.

Pelo contrário, na Polónia e na Hungria, países em que as nossas multinacionais investem, a cooperação roda à máxima velocidade desde há um ano. Segundo Witold Trzeciakowski, a Polónia recebeu, desde a chegada ao poder do Solidarnosc, somas que «ultrapassam sensivelmente os dez mil milhões de dólares», sob a forma de créditos do FMI (2,1 mil milhões de dólares), do Banco Mundial (2 mil milhões), de reescalonamento de dívidas, de donativos e de créditos públicos, etc.(36)

A propósito da Roménia, descreveram-nos largamente a miséria insustentável do seu povo, como se a restauração do capitalismo fosse feita com a intenção de eliminar a miséria e não de enriquecer os exploradores. Ao ouvir os nossos grandes industriais, que num impulso humanitário se apiedaram profundamente da miséria dos romenos, convém lembrar a situação da Polónia livre. A partir do momento em que esses mesmos filantropos cravaram as garras na Polónia, começaram a louvar as vantagens do desemprego, da baixa dos salários e da miséria como pontes obrigatórias para a prosperidade da sociedade de consumo ocidental! Segundo Jeffry Sachs, um economista da Harvard University, tornado «conselheiro» do Solidarnosc e um dos arquitectos da estratégia económica polaca, o desemprego, hoje inexistente, subirá para cinco por cento da população activa no princípio de 1990. Os despedimentos tornaram-se legais desde que o governo deixou de subsidiar a siderurgia e a construção naval. Trzeciakowski e outros funcionários polacos sugeriram que a reforma poderia deixar sem trabalho até um terço da mão-de-obra.(37) A população activa da Polónia é de 17 milhões.

«Jerzy Osiatynski, chefe do Gabinete Central de Planeamento, declarou que o governo se preparava para pôr em circulação senhas de alimentação para os pobres, estimados em quatro milhões.»(38)

Segundo as estatísticas de Agosto de 1989, a produção da indústria alimentar caiu quase 26 por cento relativamente a Agosto de 1988.(39) O controlo dos preços foi eliminado e a inflação ultrapassa os 50 por cento por mês. Segundo o Die Zeit, o fosso entre ricos e pobres cresce de modo inquietante. As primeiras escolas privadas fizeram a sua aparição: a despesa média por criança representa um quarto do rendimento médio.(40)

Na Roménia, a direita quer conquistar a «liberdade» e o «Estado de direito» que a sua contraparte polaca acaba de obter: a «liberdade de empresa» e a «protecção da propriedade privada» estão já inscritas na nova constituição da Polónia burguesa.(41) E que oferece este capitalismo de última colheita em matéria de erradicação da miséria? Skubizsewski, ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, um íntimo dos nossos dirigentes sociais-cristãos, acaba de declarar:

«As medidas que o governo deve tomar serão muito severas para a população. Falei da possibilidade de ver os rendimentos reais reduzidos de 20 a 30 por cento».(42)

O Echo de la Bourse precisa o sentido que a palavra «revolução» terá para os trabalhadores.

«Para jugular a hiper-inflação (900% em 1989), o governo aposta numa séria redução da procura e do consumo. Oficialmente, o nível de vida dos polacos deve descer 20 por cento, mas numerosos economistas referem em privado 40 por cento.»(43)

Imaginem que o abjecto ditador Ceausescu, o «vampiro dos Cárpatos», ávido da miséria popular, tivesse querido diminuir os rendimentos reais em 40 por cento! Hoje, contribuímos com a nossa tablete de chocolate para suavizar a miséria; amanhã ficaremos a saber que o FMI, consolidada a sua experiência de vanguarda na Polónia, pretenderá reduzir em um quarto o consumo dos romenos. Ontem, quando alguns pilares do enfermiço socialismo estavam ainda de pé na Polónia, o Solidarnosc ameaçava fazer a «revolução» perante aumentos de preços de 50 por cento. Hoje, com a liberdade económica entregue aos empresários, o Solidarnosc faz multiplicar por sete o preço do carvão de uso doméstico, aumenta em 500 por cento o preço do aquecimento central, da água quente, da electricidade e do gás doméstico.(44)

Budapeste: liberdade para os vadios e mendigos...

Aliás, um ano após a «revolução democrática», que devia pôr fim à miséria causada pelo socialismo real, as populações começaram a provar a miséria verdadeira provocada pela liberdade e a democracia. Os reformados húngaros vivem numa indigência que se acentua de dia para dia; Budapeste já tem os seus vadios e mendigos que se arrastam pelas gares. Uma correspondente da AFP telegrafa: «Cada vez mais se vai criando uma diferenciação entre duas camadas da população, estima um diplomata. Uma minoria importante ligada ao Ocidente, e que avança com os seus métodos até ao ultraliberalismo, e o resto da população que vegeta num sistema social votado ao abandono.»(45) Em princípios de 1989, a Hungria reconhece oficialmente 2500 famílias com uma fortuna de oito a dez milhões de florins, sendo o salário médio de 6500 de florins. Dois milhões e 260 mil pessoas vivem com um rendimento inferior ao mínimo vital de 2800 florins.(46) A unidade popular em torno da liberdade e da igualdade não tardou a estilhaçar-se. Numa sociedade dividida em classes sociais, não se escapa nunca à questão: liberdade para que classe? Hoje, na Hungria, amanhã na Roménia, liberdade significa ultraliberalismo para os empresários e os tecnocratas ligados ao Ocidente, mas liberdade significa também miséria, desolação e exploração para aqueles que, pelo seu trabalho, alimentam esta nova classe capitalista. Sabe-se que na Roménia havia pouca coisa nas lojas e que era preciso fazer bicha. A Hungria livre não conhece a penúria. Tudo se pode encontrar, desde perfumes franceses a ultramodernas aparelhagens hi-fi... na condição de se ter divisas estrangeiras que abrem o acesso às numerosas lojas onde o florim húngaro foi banido. As lojas estão cheias, mas para quê fazer bicha se não se têm dinheiro para comprar o que quer que seja?

O imperialismo ama os seus «socialistas»

A ofensiva do imperialismo para reconquistar a Europa de Leste avança abertamente com todas as bandeiras desfraldadas. Quem não se esforce por mascarar as realidades, coloca-se inexoravelmente a questão: para quem trabalham aqui certos indivíduos que se fazem passar por socialistas? Exaltado, Guy Spitaels propõe-se exportar para a Polónia os métodos de gestão da Caterpillar, da GB, da Societé Générale...

«O que se passa na Polónia parece-me o máximo que se pode esperar na hora actual. É preciso ajudar a Polónia de modo estrutural, levando- lhe os nossos métodos de gestão, interessando os polacos pelo futuro das suas empresas(47)

«As suas» empresas que estão a ser vendidas às nossas multinacionais e aos polacos ricos.

Mas o Grande Prémio da Mistificação vai sem dúvida para o trotskista Mandel. Em Março de 1989, no momento em que se tornava evidente que o imperialismo e a direita se impunham na Polónia e na Hungria, Mandel teve de procurar uma justificação para o seu apoio indefectível a todas as forças anticomunistas em luta contra o «stalinismo». É preciso lembrar que, em 1981, Mandel pretendeu que o Solidarnosc praticava, de maneira inconsciente, é verdade, o trotskismo... Mandel disse então:

«O Solidarnosc funciona cada vez mais como um órgão de duplo poder; a revolução política antiburocrática já começou na Polónia».(48)

Sempre fiel a esta ideia, Mandel revela-nos hoje:

«A legislação do Solidarnosc é uma vitória para a classe operária».(49)

Em 1989, a «revolução política» aproxima-se portanto, da sua consagração. E para concluir, em nome do trotskismo, alguns bravos até ao fim do caminho traçado pela CIA, Mandel dá a lição em 6 de Março de 1989.

«Contrariamente ao que uma apreciação superficial poderia fazer crer, a burguesia europeia não vê com bons olhos esta desestabilização. Não tem a esperança de recuperar a Europa de Leste para o capitalismo».(50)

Palavras históricas que não precisam de comentário.


Notas de rodapé:

(1) Echo de la Bourse, 19 de Dezembro de 1989. (retornar ao texto)

(2) Echo de la Bourse, 3 de Janeiro de 1990, p. 1. (retornar ao texto)

(3) Ibidem. (retornar ao texto)

(4) Le Figaro magazine, n° 14.044, 21 de Outubro de 1989, p. 101. (retornar ao texto)

(5) De Launoy Jacques: Nicolae Ceausescu - un combat pour le désarmement et la paix, éd. Paul Legrain, p. 7-8. (retornar ao texto)

(6) Ibidem, p. 17-18. (retornar ao texto)

(7) Ceausescu: Discurso de 24 de Outubro de 1989. (retornar ao texto)

(8) International Herald Tribune, 23 de Maio de 1989, «Hungary Party Radicals». (retornar ao texto)

(9) Bulletin hebdomadaire, 27 de Outubro de 1989, p. 1. (retornar ao texto)

(10) Le Figaro, 11 de Outubro de 1989, «Imre Poszgay: Le communisme...» (retornar ao texto)

(11) Ibidem, p. 4. (retornar ao texto)

(12) Ibidem, p. 7. (retornar ao texto)

(13) Trata-se do Partido Comunista Belga (N.T.) (retornar ao texto)

(14) Le Drapeau Rouge, 25 de Outubro 1989. (retornar ao texto)

(15) Radio Free Europe, Hungarian SR/15, 4 de Outubro de 1989, p. 37. (retornar ao texto)

(16) The Wall Street Journal, 10 de Outubro de 1989: «Radio Free Europe Gets Budapest Office». (retornar ao texto)

(17) International Herald Tribune, 12 de Dezembro de 1989. (retornar ao texto)

(18) International Herald Tribune, 19 de Dezembro de 1989. (retornar ao texto)

(19) Echo de la Bourse, 12 de Dezembro de 1989. (retornar ao texto)

(20) Intermédiaire, 11 de Setembro de 1989, p. 31. (retornar ao texto)

(21) The Wall Street Journal, 28 de Setembro de 1989, «Knocking of Hongrie on Door...». (retornar ao texto)

(22) Ibidem. (retornar ao texto)

(23) Frankfurter Allgemeine Zeitung, 20 de Dezembro de 1989, «In Ungarn Widerstand...». (retornar ao texto)

(24) Echo de la Bourse, 12 de Dezembro de 1989. (retornar ao texto)

(25) La Dernière Heure, 7 de Dezembro de 1989. (retornar ao texto)

(26) Trata-se do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD), criado em 1991 para financiar as privatizações e outras transformações econômicas nos países da antiga União Soviética e do bloco socialista do Centro e Leste europeu. (N. Ed.) (retornar ao texto)

(27) ECU: iniciais inglesas de European Currency Unit (Unidade Monetária Europeia), moeda criada em 1999 pela União Europeia e substituída pelo Euro em 2002, que servia apenas para transacções entre bancos, nunca tendo sido emitidas valores em papel ou metal. (N. Ed.) (retornar ao texto)

(28) Echo de la Bourse, 8 de Dezembro de 1989. (retornar ao texto)

(29) Em inglês no original, wonderboy significa rapaz prodígio (N. Ed.) (retornar ao texto)

(30) Radio Free Europe Research Background report 186, 10 de Outubro de 1989, p. 4-5. (retornar ao texto)

(31) Ibidem, p. 4. (retornar ao texto)

(32) Radio Free Europe, 12 de Outubro de 1989, Polish SR/15, p. 13. (retornar ao texto)

(33) Echo de la Bourse, 12 de Dezembro de 1989. (retornar ao texto)

(34) Radio Free Europe Research, weekly report on E.E. Vol 1 n. ° 1, p. 30, 5 de Janeiro de 1990. (retornar ao texto)

(35) Echo de la Bourse, 21 de Dezembro de 1989. (retornar ao texto)

(36) Echo de la Bourse, 12 de Dezembro de 1989 (retornar ao texto)

(37) Radio Free Europe Research Background report 186, 10 de Outubro de 1989, p. 4-5. (retornar ao texto)

(38) Radio Free Europe, weekly records of events, 5-11 de Outubro de 1989, p. 15. (retornar ao texto)

(39) Ibidem, p. 14 (retornar ao texto)

(40) Die Zeit, 10 de Novembro de 1989. (retornar ao texto)

(41) Echo de la Bourse, 3 de Janeiro de 1990. (retornar ao texto)

(42) La Libre Belgique, 15 de Dezembro de 1989. (retornar ao texto)

(43) Echo de la Bourse, 3 de Janeiro de 1990.(retornar ao texto)

(44) Dépêches AFP de Florence Biedermann, 30 de Dezembro de 1989, n° 3004743-3004745. (retornar ao texto)

(45) Ibidem. (retornar ao texto)

(46) Blätter fur Deutsche und internationale Politik, 6 de Julho de 1989, S.827. (retornar ao texto)

(47) La Wallonie, 4 de Setembro de 1989 (retornar ao texto)

(48) Inprecor, n. ° 105, 6 de Julho de 1981, p. 14. (retornar ao texto)

(49) Inprecor, n.° 283, 6 de Março de 1989, p. 3. (retornar ao texto)

(50) Inprecor, n. ° 105, 6 de Julho de 1981, p. 14. (retornar ao texto)

Inclusão 28/02/2013