Sobre a Guerra Popular na Índia
Oito Documentos Históricos

Charu Mazumdar


Sétimo Documento:
Aproveitar esta Oportunidade


capa

Nos últimos dois anos, as lutas espontâneas dos estudantes e dos jovens pequeno-burgueses criaram uma agitação de uma ponta da Índia para a outra. Ainda que no começo, a reivindicação de comida era a principal reivindicação, mas gradualmente a reivindicação pela destituição do Governo do Congresso se tornou a principal. O Presidente Mao disse: “os estudantes pequeno-burgueses e a juventude são uma parte do povo, e na conclusão inevitável de sua luta, a luta dos operários e camponeses chegará a um ascenso”. Então quando a luta dos estudantes e da juventude terminou, a luta dos camponeses começou em Bihar. Centenas de camponeses estão plantando e colhendo plantações. Eles estão tomando os estoques acumulados dos latifundiários. Essa luta tende a se espalhar nos dias vindouros em Bengala Ocidental e outros Estados. O governo está recorrendo à repressão violenta para reprimir as movimentações camponesas. O presidente Mao disse “onde houver opressão, haverá resistência”. Então estamos testemunhando a resistência espontânea nas lutas dos estudantes e da juventude. Os camponeses de Bihar estão levando adiante a resistência espontaneamente. Os porta-vozes oficiais declaram repetidamente que recorreriam e aprofundariam políticas repressoras para preservar a paz e a ordem.

Então a responsabilidade de construir conscientemente as lutas de resistência surge diante da classe operária revolucionária e seu Partido.

Essa é a era do movimento de resistência ativa. O movimento de resistência ativa irá abrir caminho à origem da geniosidade revolucionária das massas revolucionárias. Irá espalhar a onda da revolução por toda a Índia. Então, nessa etapa, dirigir sindicatos ou associações camponesas legais nunca pode ser a tarefa principal para os quadros revolucionários. Sindicatos ou associações camponesas (Kisan Sabha) não podem ser a força complementar principal na era atual de onda revolucionária. Não seria correto a partir disso tirar a conclusão de que sindicatos ou associações camponesas se tornaram ultrapassados. Porque sindicatos e Kisan Sabhas basicamente são organizações que constroem a unidade entre os quadros marxista-leninistas e a classe operária e as massas camponesas. A unidade só será consolidada quando os quadros marxista-leninistas avançarem no trabalho de construírem o partido revolucionário entre a classe operária e as massas camponesas com a tática do movimento de resistência revolucionária. A classe operária revolucionária e os quadros marxista-leninistas terão que avançar em face das lutas camponesas para dar direção ativa às lutas camponesas através da resistência ou de lutas “partisan”. O governo reacionário da Índia adotou a tática de assassinar as massas; estão as matando pela fome e com balas. O Presidente Mao disse: “esse é seu caráter de classe. Eles lançam ataques contra o povo mesmo no risco de ser derrotadas”. Há alguns dirigentes que deparados com tais assassinatos indiscriminados, ficam com medo e buscam proteção. Presidente Mao comentou: “eles são covardes e inválidos da direção revolucionária”. Há outro grupo que enfrenta a morte com coragem.

Eles tentam revidar cada assassinato - sozinhos são revolucionários e são eles que mostram o caminho às massas.

Aparentemente, o governo pode parecer poderoso, porque tem em suas mãos, comida e armas. O povo não tem comida e está desarmado. Mas é na unidade e no firme espírito dessas massas desarmadas que esmagam toda a arrogância da reação e faz a revolução vitoriosa. Então o Presidente Mao disse que “na verdade, os reacionários são um tigre de papel”.

Na etapa atual, nossa tarefa principal será à base de três palavras de ordem principais. Primeiro, a unidade dos operários e camponeses. Essa unidade não significa que os operários e as massas pequeno-burguesas darão apenas apoio moral ao movimento camponês. Essa palavra de ordem significa a compreensão de que os camponeses são a força principal da revolução em um país semicolonial e semifeudal como a Índia, e a unidade dos camponeses e operários só pode crescer a partir da luta de classes. Então, sobre a questão da tomada do poder do Estado, o Presidente Mao disse “é o território libertado no campo que é a aplicação concreta da unidade operária-camponesa”. Então é responsabilidade dos operários e, particularmente, das massas pequeno-burguesas o desenvolvimento do movimento camponês para construir as áreas libertadas.

Então o Presidente Mao disse sobre os jovens e estudantes pequeno-burgueses: “se são revolucionários, só pode o ser determinado enquanto se tornem participantes desse movimento”. Aqueles que não participarem nesse movimento tem o perigo de se tornarem reacionários.

Em segundo lugar, o movimento de resistência revolucionário, a luta armada. O governo reacionário da Índia declarou guerra a toda luta por demandas democráticas das massas. Dentro da Índia, criou um parque de diversões da exploração imperialista e feudal, e em sua política externa, transformou a Índia em um satélite da reação em colaboração com o imperialismo e revisionistas modernos. O povo da Índia se rebelou contra essa situação intolerável. Nessa situação, o movimento de resistência revolucionária ou a luta armada partisan do Partido revolucionário marxista-leninista contra a reação e o movimento de resistência passiva do partido revisionista, hoje se tornaram o aspecto principal das políticas do partido. Então todo membro do Partido e quadro revolucionário terá que compreender essa tática de luta. Eles devem aprender a aplicá-la na prática e fortalecer o espírito revolucionário das massas através da propaganda entre as massas. O sucesso da luta está dependendo do quanto podemos popularizar as políticas da luta armada através da propaganda dela entre as massas.

Em terceiro lugar, a construção de um partido revolucionário. Nessa situação revolucionária da Índia hoje, nossa organização partidária hoje não é capaz de dar a direção. Sem ser sólido na teoria, claro na política e sem uma base de massas a respeito da organização, é impossível dar direção nessa etapa revolucionária de hoje.

No aspecto teórico, deve ser lembrado que a direção do Partido do primeiro Estado socialista, a URSS, foi tomada por uma claque revisionista. Como resultado disto, a influência revisionista se ampliou nos partidos comunistas de diferentes países do mundo. Em nosso país também enquanto surgia essa influência revisionista, surgia a necessidade de formar um Partido em separado. E como resultado disso, um Partido em separado foi formado no VII Congresso. A formação de um Partido em separado não significa que a luta contra o revisionismo se encerrou. O revisionismo fala da luta contra o imperialismo, feudalismo e as forças reacionárias, mas na prática amplia o caminho da conciliação. O marxismo-leninismo se opõe firmemente à essas forças, revida cada ataque destas, e mobilizando as massas através da luta prolongada destrói tais forças reacionárias. As velhas ideias se manifestam em:

  1. não aceitar a direção do grande Partido chinês contra os revisionistas internacionais;
  2. em não aceitar as novas forças em desenvolvimento;
  3. em não tornar a classe operária consciente da nova compreensão;
  4. em não auxiliar a luta do campesinato, o principal aliado da classe operária.

No político: a Revolução Democrática Popular terá que ser vista como a tarefa desse momento. O Presidente Mao disse que “nenhuma força decadente desiste de seu poder tão fácil; a liberdade vem apenas da ponta do fuzil”. Então, em nossa política, o aspecto principal será a luta armada pela tomada do poder. O povo comum começou essa luta armada espontaneamente. O principal objetivo de nossa política será estabelecer conscientemente essa luta armada sob uma base de massas. Os três pontos básicos são:

  1. a unidade operário-camponesa sob a direção da classe operária;
  2. estabelecer conscientemente sob uma base de massas, e
  3. estabelecer de maneira sólida a direção do Partido Comunista.

É imperativo não deixar de lado nenhuma dessas três tarefas. Essa política terá que ser propagada extensivamente entre as massas.

No sentido organizacional: deve se estender a base de massas do Partido. Nós vimos nos últimos anos, milhares de quadros militantes ingressarem no trabalho da organização em diferentes movimentos e lutas, tentar dar direção à essas lutas, mas no momento que o movimento para, se tornam inativos novamente. Hoje, na era da explosão revolucionária, pessoas de muitas áreas atrasadas estão avançando na via das lutas, e é através dessas lutas que muitos quadros militantes jovens estão ingressando no trabalho da organização. Se nós conseguirmos educar tais quadros em nossa teoria e política revolucionária, o Partido pode obter sua base de massas. Devemos ter que começar a trabalhar ousadamente em recrutar esses quadros e formando grupos clandestinos com eles. Esses grupos de quadros irão realizar a propaganda política e irão agir como unidades de luta armada. O poder ofensivo do Partido depende de quão longe somos capazes de formar esses grupos em números crescentes entre operários e camponeses. Com quem iremos formar os grupos e outros pormenores organizacionais, tais como refúgios, abrigos, etc., certamente deve se manter em segredo. Mas as nossas teorias, políticas e a palavra de ordem da formação do Partido jamais pode se manter clandestinas. Na era da luta armada, toda unidade do Partido deve participar da luta armada e ser dirigente autoconfiante. As eleições gerais estão para chegar. Durante essas eleições, os descontentes desejam e ouvirão a política. Diante das eleições, todo Partido irá tentar propagar sua política entre as massas. Devemos ter que tirar proveito dessas eleições para propagar nossa política. Não vamos nos confundir pela falsa palavra de ordem do governo democrático sem estar relacionado ao congresso. Devemos ter que levar às massas corajosamente a política da nossa Revolução Democrática Popular, ou seja, a política da unidade operário- camponesa sob a direção da classe operária, da luta armada, do estabelecimento da direção do Partido. Se tirarmos proveito plenamente disso, não será possível que qualquer líder de esquerda se oponha a nós. Temos que tirar o máximo de proveito dessa oportunidade.


Inclusão 20/07/2019