Ahmed Messali Hadj

Foto do autor
1898-1974
Obras disponíveis

Comunista argelino e fundador do movimento nacionalista argelino moderno.

Apoiador da Revolução Russa, Messali foi eleito em 1927 líder de uma associação de trabalhadores argelinos em Paris. A partir de então, se tornou o ícone da independência e do socialismo da Argélia. Esteve ativo tanto na França como na Argélia na construção de um movimento clandestino para expulsar os colonizadores franceses de sua terra.

O primeiro grupo de Messali, a Étoile Nord-Africaine, que convocava os argelinos a se erguerem contra o colonialismo francês, foi dissolvido pelos franceses em 1929. No meio da década de 1930 ele fundou o Parti Populaire Algérien (PPA - Partido Popular Argelino), mas os franceses suprimiram este partido também.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Ferhat Abbas, um conhecido social-democrata argelino, se tornou comunista e juntou-se a Hadj para formar um partido de trabalhadores militantes - os Amigos do Manifesto e da Liberdade. Em 1946, eles lançaram o Mouvement pour le Triomphe des Libertés Démocratiques.

Em decorrência do fracasso do Comintern em apoiar a independência argelina da França, a influência de Messali Hadj enfraqueceu. Em 1954 ele formou o Mouvement National Algérien (Movimento Nacional Argelino), mas o nacionalista Front de Liberation Nationale ofuscou o grupo de Hadj e se tornou o líder definitivo da luta de independência argelina. Subseqüentemente, Messali Hadj ficou politicamente isolado e viveu o resto de sua vida em Paris.

Obras disponíveis
1928 Lutemos Contra o Imperialismo Francês!
1933 Programa da l'Etoile Nord-Africaine

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 09/08/2007
Última atualização: 27/12/2023