MIA - Seção em Português
George Novack
foto George Novack
1905-1992

O fato mais importante do progresso humano é o domínio do homem sobre as forças de produção. Todo avanço histórico se produz por um crescimento mais rápido ou mais lento das forças produtivas neste ou naquele segmento da sociedade, devido às diferenças nas condições naturais e nas conexões históricas. Essas disparidades dão um caráter de expansão ou compressão a toda uma época histórica e conferem distintas proporções de desenvolvimento aos diferentes povos, aos diferentes ramos da economia, às diferentes classes, instituições sociais e setores da cultura.
George Novack
in "A Lei do Desenvolvimento Desigual e Combinado da Sociedade"

Nasceu em 1905 em Boston, EUA tendo sido educado em Harvard. No início da Grande Depressão, em 1933, ingressou na "Trotskyist Communist League of America", tendo sido membro do Comitê Nacional do "Socialist Workers Party" de 1940 até 1973. No período 1937-1940 Novack foi o Secretário do "American Committee for the Defence of Leon Trotsky".

Autor de inúmeros artigos e livros sobre a Filosofia Marxista, inclusive o "Introduction to the Logic of Marxism."

Actualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1968 A Lei do Desenvolvimento Desigual e Combinado da Sociedade
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo 23/10/2005