MFA e Revolução Socialista

César Oliveira


EXPLICAÇÃO NECESSÁRIA


capa

1. Este volume é constituído, na sua maior parte, por artigos e entrevistas publicados na imprensa nacional. Foram escritos em alguns casos «em cima» dos acontecimentos que se foram produzindo na sociedade portuguesa depois do 25 de Abril. A sua quase totalidade insere-se numa prática de luta política que o autor destas linhas procurou concretizar como militante do M. E. S., movimento a que se encontrava ligado por formas diversas, antes da sua formalização em 1 de Maio do corrente ano.

2. O autor não milita hoje no Movimento da Esquerda Socialista e, na data em que escreve estas linhas, em nenhuma outra organização política. No entanto, estes artigos fazem parte em boa medida da sua própria luta política no interior do M. E. S. e cujo sentido e dimensão não ficou alterada com a sua desvinculação desta organização. Estamos certos que, se num ou noutro caso, numa ou noutra passagem, as posições aqui defendidas apenas dizem respeito a posições individuais, o substancial da matéria deste volume é produto quer de uma dada crítica política que se iniciou em 1961, quer de discussões colectivas e de tomadas de posição que não me dizem apenas respeito. No entanto, os textos publicados mais ninguém responsabilizam.

3. Julga-se que a linha-mestra que confere uma certa unidade a este volume se traduz em três aspectos todos eles participantes de um mesmo esforço: a aplicação do marxismo entendido como análise concreta das situações concretas.

Assim o fundamental e comum destes artigos reside:

  1. No esforço de buscar uma saída revolucionária, no plano da explicação ou da análise, para uma situação revolucionária específica ao processo desencadeado pelo 25 de Abril.
  2. No esforço de tentar construir os fundamentos teóricos de uma resposta alternativa ao reformismo e à burguesia, quer na construção de um projecto revolucionário, quer nos aspectos organizativos.
  3. No esforço de tentar definir qual a fase actual da luta de classes na presença de um determinado desenvolvimento das forças produtivas e do confronto de forças políticas com «peso político» nas soluções políticas a concretizar.

4. A contribuição que este volume pretende trazer à luta política é, por certo, modesta e limitada.

Modesta, porque em muitos casos a profundidade das analises não permite a produção de conclusões fundadas numa busca e em raciocínios rigorosos e exaustivos.

Limitada, porque de facto a luta política é inseparável de organizações políticas capazes de exprimirem e lhe darem dimensão adequada.

É sobretudo uma contribuição para uma discussão urgente e cuja premência é sobremaneira evidente que constitui o principal objectivo deste volume.


Inclusão: 23/05/2020