O que significa liberdade

Lucy Parsons

8 de outubro de 1905


Primeira Edição: Chicago, The Liberator, 8 de outubro de 1905

Fonte: https://medium.com/@roxoenegro/o-que-significa-liberdade-1fdea2e7e513

Tradução: Roxo e Negro Publicações

HTML: Fernando Araújo.


A mudança do atual método de se ganhar a vida é inevitável porque se tornou uma necessidade. Nós agora vivemos sob o sistema de pagamento no qual se você não pode pagar, você não pode ter. Tudo tem seu preço colocado; terra, ar, luz e água, tudo tem seu preço. E aquele que não tiver trabalhado, deixe-o morrer de fome. Amor, honra, fama, ambição, todas as mais nobres e sagradas aspirações e sentimentos da humanidade são compradas e vendidas. Tudo está no mercado à venda; tudo é mercadoria e comércio. A terra, a necessidade primária da existência é tida por um preço, e os milhões de sem-teto perecem porque não podem pagar por ela. Comida, vestimentas e abrigo existem em super-abundância, mas são negados pelo preço.

As forças produtivas e distributivas da natureza, unidas ao poder e ingenuidade do homem estão reservadas por um preço. E a humanidade perece de doenças, crime e ignorância por causa de sua pobreza forçada e artificial. As qualidades mentais, morais, intelectuais e físicas são diminuídas, atrofiadas e esmagadas para manter o preço.

Isso é escravidão, a escravização do homem por seus próprios poderes: isso pode continuar? A mudança é inevitável porque é necessária. O acesso livre a todas as forças produtivas e distributivas vai por si só libertar as mentes e corpos dos homens. Existem certas coisas que não têm preço. Dentre estas estão a vida, a liberdade e a felicidade, e essas são as coisas que a sociedade do futuro, a sociedade livre, garantirá a todas (os) em troca de poucas horas de trabalho por dia.

Quando o trabalho não estiver mais à venda a sociedade produzirá homens e mulheres livres, que pensarão livremente, agirão livremente e serão livres. O crime e os criminosos fugirão de tal sociedade, porque o incentivo para o crime terá acabado.


Inclusão: 01/12/2021