Uma iniciativa acertada

Lucy Parsons

6 de novembro de 1907


Primeira Edição: Carta ao Editor, The Demonstrator, 6 de novembro de 1907

Fonte: https://medium.com/@roxoenegro/uma-iniciativa-acertada-5396d4888bd0

Tradução: Roxo e Negro Publicações

HTML: Fernando Araújo.


O último Congresso de Anarquistas, realizado em Amsterdam, Holanda, me parece ser uma iniciativa acertada e um passo na direção certa.

À causa anárquica (não houve nenhum movimento nos últimos anos) tem faltado um plano de atuação ou organização. Para ser honesta, de alguma forma houve, aqui e acolá, umas poucas pessoas que se juntaram e que, de um jeito solto, formaram algum tipo de grupo, chamando-se Anarquistas, mas esses grupos foram formados, em sua maioria, por pessoas jovens e inexperientes que tinham tantas concepções sobre os verdadeiros objetivos do Anarquismo quanto membros integrando o grupo; como conseqüência disso o resultado foi, razoavelmente, o que se podia esperar. À causa anárquica tem faltado concentração de esforços e uma força intensificadora para dar energia e direção a um objetivo comum.

O resultado é que a realização do ideal anárquico, por mais grandioso que ele seja, não é nem minimamente encorajadora quando olhamos a retrospectiva dos últimos vinte anos. Na verdade, que evidência temos de um crescimento genuíno do Anarquismo nos últimos vinte anos? Não houve nesse meio tempo um único trabalho produzido por escritores inéditos. Apenas umas poucas cartilhas foram escritas. Todas as publicações semanais e mensais tiveram curtas chances de vida, com existências tortuosas e débeis — quer dizer, em língua inglesa. Freedom,(1) de Londres, é a única exceção.

Eu, pessoalmente, sempre me ative à idéia de organização, junto com uma expectativa de responsabilidade de seus membros, tais como pagar cotas mensais e coletar fundos para propósitos de propaganda. Por sustentar esses pontos de vista, eu fui chamada de Anarquista “velha-guarda”, etc.

Saindo do passado em direção ao futuro, eu espero muito sinceramente que o recente congresso seja o começo de uma nova era para o Anarquismo. Eu confio que esse país e o mundo vão ressoar com as grandiosas verdades do Anarquismo — o direito de todo homem e mulher sobre essa Terra; de quem contribui igualmente com a sua parte, fornecendo os maravilhosos e diversificados produtos e que ser realmente livre é permitir a cada um que viva sua vida de seu próprio jeito desde que cada um permita a todos que façam o mesmo.

O Anarquismo ensina que ninguém se torna melhor pelo cumprimento das leis, mas muitos crimes e atos anti-sociais são puramente o resultado da intromissão oficial para tornar as pessoas “boas” pela lei.

O Anarquismo, como ensinado nos últimos anos, está muito distante do nível mental das massas; por isso elas não tiveram interesse em nós. Nossos inimigos colocaram sua própria interpretação sobre nossas idéias e nós não temos condição de nos defender porque não temos uma imprensa. Eu acredito que essa situação vai mudar em breve e nós teremos um movimento de fato, ao invés de um apenas no nome.

Contigo pela revolução social,
Lucy E. Parsons


Nota da tradução:

(1) Freedom, uma publicação Anarquista fundada em 1886, em Londres, por Piotr Kropotkin e Charlotte Wilson. (retornar ao texto)

Inclusão: 01/12/2021