Michel Pêcheux

Foto do autor
1938-1983
Obras disponíveis

Filósofo francês, expoente maior do círculo de intelectuais que fundou a linha conhecida como Análise de Discurso na segunda metade do século passado. Estudou filosofia na École normale supérieure (1959-63), junto do filósofo Louis Althusser que exerceu uma grande influência em seus estudos. Em 1966, começou suas atividades no Département de Psychologie du Centre National de Recherche Scientifique-CNRS, do qual chegou a ser diretor de pesquisas. Precursor da Análise de Discurso (AD) desenvolvida na França entre os anos 60 e 70 do século passado, juntamente com um coletivo de colaboradores, teorizou, sobretudo, acerca da materialidade do discurso.

A grande novidade que as teorias de Althusser e Pêcheux trouxeram foi a de romper com uma concepção de ideologia como simples reflexo da instância econômica e com uma concepção de linguagem como instrumento de comunicação e língua enquanto sistema anquilosado a uma sintaxe suturada. A especificidade e irredutibilidade das formações ideológicas e discursivas permitiram a delimitação de um novo campo de estudos para a linguística de base materialista. Uma vez que a ideologia não é somente um espelho (com seus efeitos de simples inversão e distorção da imagem “real”) da luta de classes de base econômica, mas possui um modo de funcionamento específico, ela demanda um dispositivo de análise adequado a seu estudo. Esse dispositivo se construiu a partir das pesquisas acerca da produção de sentido (semântica materialista) dos discursos – entendidos enquanto a materialidade característica às formações ideológicas.

Fonte: Wikipédia

Obras disponíveis
1971 A Semântica e o Corte Saussuriano: Língua, Linguagem, Discurso
1977 Há uma via para a Linguística fora do logicismo e do sociologismo
  Ousar pensar e ousar se revoltar. Ideologia, marxismo, luta de classes
  Sobre os contextos epistemológicos da análise de discurso

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 29/11/2019
Última atualização: 28/12/2023