Mensagem ao Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética

Luiz Carlos Prestes

Março de 1953


Primeira edição: Março de 1953.
Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 45, Março-Abril de 1953
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, março 2009
Direitos de Reprodução: Autorização. A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Ao Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética.

Ao Camarada G. M. Malênkov.

Foi com a mais profunda emoção que recebemos a infausta notícia do falecimento de IOSIF VISSARIONOVITCH STÁLIN, nosso estremecido camarada, mestre e guia, o maior amigo de nosso povo. Sentimos e avaliamos a extensão da perda irreparável que sofre neste instante toda a humanidade progressista e particularmente a classe operária e compartilhamos comovidos da dor imensa dos povos soviéticos que perderam com Stálin seu pai e chefe genial.

Em nome do Comitê Nacional do Partido Comunista do Brasil e em meu próprio nome, desejo expressar ao glorioso Partido Comunista da União Soviética, ao seu sábio Comitê Central e ao seu eminente líder, camarada Malênkov, o testemunho de nossa solidariedade sem limites e a certeza de que tudo faremos para tornar cada vez mais vivas entre o povo brasileiro as grandes idéias por que viveu e lutou o nosso grande e inolvidável camarada Stálin.

Mais do que nunca, estamos seguros de que o povo brasileiro, que sentiu profundamente a morte do camarada Stálin, jamais se deixará arrastar pelos incendiários de guerra norte-americanos a uma guerra de agressão contra a gloriosa União Soviética, pátria dos trabalhadores e oprimidos do mundo inteiro. À frente da classe operária e de todo o nosso povo, juramos erguer bem alto a gloriosa bandeira que nos indicou Stálin em seu sábio discurso no XIX Congresso, a bandeira das liberdades democráticas e da independência nacional, a bandeira da paz entre os povos e da luta contra os incendiários de guerra. Os ensinamentos que tivemos a ventura de receber do camarada Stálin, constituem para nós um legado precioso que juramos saber honrar, não poupando esforços para construir e consolidar nosso Partido à imagem e semelhança do glorioso Partido de Lênin e Stálin.

Sofremos imensamente com a perda irreparável do camarada Stálin, nosso pai e amigo estremecido, mas sentimo-nos fortes porque sabemos que seu glorioso Partido prossegue à frente de todos os trabalhadores a luta vitoriosa pela paz, pela democracia e pelo comunismo. Aproveitamos o ensejo para assegurar aos queridos camaradas desse provado Comitê Central stalinista, dirigido pelo camarada Malênkov, a certeza da dedicação e da fidelidade sem limites de todos os militantes de nosso Partido.

Com as nossas sentidas condolências, saúda-os fraternalmente.

Luiz Carlos Prestes


logotipo problemas
Inclusão 11/03/2009