Jorge Abelardo Ramos

Foto do autor
1921-1994
Obras disponíveis

Jorge Abelardo Ramos foi um político, historiador e escritor argentino, criador da corrente política e ideologia chamada Izquierda Nacional (Esquerda Nacional), de notável influência intelectual na Argentina, Uruguai, Bolívia e Chile.

Ramos nasceu em Buenos Aires, em 1921, e morreu na mesma cidade em 1994. Dono de uma personalidade extraordinária e singular, ficou conhecido como El Colorado (“O Vermelho”). Seu avô e seu pai foram anarquistas. Sua mãe era uma judia filha de socialistas austríacos e que adotou os mesmos ideais. Influenciado pelo ambiente familiar e pela leitura do escritor anarquista espanhol, radicado no Paraguai, Rafael Barrett, ele adotou na adolescência as idéias do pai.

Nos anos 30, participou de uma importante manifestação de estudantes secundários, o que resultou em sua expulsão do colégio. Aos poucos, foi se aproximando de grupos trotskistas que se organizavam em Buenos Aires. Era o que na história argentina se conhece como a Década Infame, um período de fraude eleitoral, predomínio do conservadorismo e submissão econômica ao Reino Unido.

Ramos fundou vários partidos, liderou diversos movimentos (como o da reconquista das Ilhas Malvinas) e deixou um legado intelectual que até hoje influencia o esquerdismo latino-americano. Sua concepção de unidade continental, por exemplo, foi um exemplo para Hugo Chávez.

Fonte: Wikipédia

Obras disponíveis
1928 O Peronismo e a Izquierda Nacional
1985 Contra as Privatizações, o Monetarismo e a Economia de Mercado
Textos em espanhol
Seção em espanhol do MIA

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 08/09/2007
Última atualização: 28/12/2023