Números

Francisco Martins Rodrigues

Janeiro/Fevereiro de 2000


Primeira Edição: Política Operária, nº 73, Jan-Fev 2000

Fonte: Francisco Martins Rodrigues Escritos de uma vida

Transcrição: Ana Barradas

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


Decidiu o ministro (socialista!) Fernando Gomes remunerar com 880 contos mensais um seu assessor. Protestaram de imediato os directores-gerais. os secretários de Estado, os oficiais superiores das Forças Armadas, mais uma data de gente ilustre que recebe menos que o feliz assessor. Mas o ministro tinha um argumento de peso: é que a Dra. Maria João Rodrigues, consultora no gabinete do primeiro-ministro, ganha 980 contos/mês. E com pleno direito, segundo garantiu. enfadado, aos jornalistas, o ministro (socialista, ex-comunista!) Pina Moura, pois é uma técnica competentíssima.

Palavra puxa palavra, veio a público o mais sumarento nesta questão: o gestor nomeado pelo Estado para a Galp ganha nove mil contos por mês (ou quinze mil segundo outras fontes): o da Petrogal. sete mil: o da GDP, 3.500: quatro mil o da EDP: três mil o da CGD: e assim por ai fora, até ao Murteira Nabo, da Portugal Telecom, acerca do qual, simplesmente, não se sabe quanto ganha...

Isto quanto às retribuições pagas pelo Estado. Dos vencimentos dos gestores privados ninguém falou porque, obviamente, sendo privados, ninguém tem nada com isso.

Entretanto, é de 60-70 contos ilíquidos a média dos salários nas indústrias têxtil, do vestuário, calçado, cerâmica. madeira, no trabalho indiferenciado da construção, na restauração e em inúmeros serviços (sem falar dos reformados, a receber na maioria 30 contos).

Ainda haverá quem não entenda a “alma” da grande luta “pela legalidade democrática” “contra o populismo e o miserabilismo”, que há um quarto de século mobiliza as elites deste pais?


Inclusão 18/08/2019